tce mt
Radar Previdência do Tribunal de Contas passa a integrar portal nacional
Com o objetivo de ampliar o acesso às informações e à fiscalização dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), o Módulo Previdência do Radar de Controle Público do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) também está disponível no portal da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O acordo de cooperação técnica para a divulgação da ferramenta foi firmado entre as instituições em maio deste ano. Clique aqui para acessar a plataforma.
Gerido pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas) do TCE-MT, o Módulo Previdência do Radar de Controle Público foi lançado em fevereiro de 2025 pelo presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. Na ocasião, ele destacou que a plataforma foi desenvolvida para fornecer uma visão estratégica e simplificada da previdência municipal. “Ela facilita a identificação de problemas e permite a adoção de medidas corretivas de forma mais eficiente”, declarou.
A ferramenta traz informações atualizadas e detalhadas, que contribuem para o monitoramento da situação financeira e atuarial dos regimes previdenciários municipais e estaduais de todo o Brasil. “Dar visibilidade aos dados permite que agentes comprometidos com a efetivação dos interesses previdenciários, como tribunais de contas, gestores, segurados, beneficiários e a sociedade em geral, acompanhem a real situação dos regimes”, destacou Maluf.
Leitura dos indicadores
O Radar Previdência permite consultar e interpretar informações sobre a situação dos RPPS a partir de dados oficiais. O usuário pode acompanhar indicadores financeiros e atuariais e verificar, por exemplo, se as contribuições estão sendo repassadas regularmente, se os recursos disponíveis são suficientes para garantir o pagamento dos benefícios e como está a evolução do déficit atuarial.
A ferramenta também facilita a compreensão dos dados ao apresentar explicações para termos técnicos, como equilíbrio financeiro e atuarial, provisões e reservas matemáticas, índice de cobertura e plano de amortização. Com essas informações, gestores e órgãos de controle podem identificar situações que exigem atenção e avaliar se as medidas adotadas para garantir a sustentabilidade do regime estão sendo cumpridas.
O módulo é alimentado por bases de dados oficiais, como o Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic), os Demonstrativos de Resultados Atuariais (DRAA), Demonstrativos das Aplicações Financeiras e Investimentos dos Recursos (DAIR), os Demonstrativos de Informações Previdenciárias e Repasses (DIPR), os Demonstrativos das Políticas de Investimento (DPIN) e o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Referência Nacional
O Radar Previdência já se consolidou como referência nacional em boas práticas, com apresentações realizadas pela secretária do Núcleo de Políticas Públicas (NPP), Karisia Goda Cardoso, em eventos como o Encontro Técnico dos Tribunais de Contas – Boas Práticas de Auditoria de RPPS, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o 11º Congresso Estadual da Associação dos Institutos Municipais e Estadual de Previdência de Mato Grosso do Sul (ADIMP-MS) e no encontro Previdência em Foco Desafios e Oportunidades na Gestão dos RPPS, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pela Escola Paulista de Contas Públicas (EPCP).
“Nossa ideia é apresentar a Previdência de forma fácil e intuitiva, sem abrir mão da complexidade que o tema exige. Sempre que possível, vamos levar essa ferramenta Brasil afora para fortalecer a cultura previdenciária e incentivar uma gestão baseada em dados validados”, destacou Karisia.
tce mt
Tribunal de Contas analisa contas de cinco municípios e da Metamat nesta terça-feira (18)
As contas anuais de governo referentes ao exercício de 2025 de cinco municípios mato-grossense estão na pauta da sessão ordinária do Plenário Presencial do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), desta terça-feira (18). Realizada a partir de 14h30, a sessão é transmitida ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube. Confira a pauta completa aqui.
Está prevista a análise dos balanços de Indiavaí, Aripuanã, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos e Campos de Júlio. Devem ser julgadas ainda as contas anuais de gestão estadual da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), referentes ao exercício de 2024. A pauta inclui também a apreciação da homologação de tutelas provisórios de urgência concedidas em processos envolvendo certames da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), da Prefeitura de Aripuanã e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal-MT.
A pauta foi publicada no Diário Oficial de Contas (DOC) do último dia 12.
-
esportes7 dias atrásCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
esportes7 dias atrásFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
esportes7 dias atrásSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
tce mt6 dias atrásTribunal de Contas esclarece critérios para doação de materiais de segurança pública por municípios ao Estado
-
esportes6 dias atrásPalmeiras cede empate ao Cerro Porteño no fim e deixa decisão das quartas da Libertadores em aberto
-
tce mt6 dias atrásEm palestra, conselheiro Alisson Alencar diz a estudantes: “Não existe atalho para uma carreira sólida”
-
esportes5 dias atrásSantos vence Macará de virada e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
-
esportes6 dias atrásAtlético-MG vence o Bragantino fora de casa e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana




