geografia

Bacia Tocantins-Araguaia

Publicados

em


aneel

Bacia do Tocantins

O Rio Araguaia juntamente com o Tocantins forma uma das maiores bacias hidrográficas do Brasil, com área de 812.694 km2, drenando importantes regiões agrícolas e pastoris. Também é rio de planície, mas devido às características geológicas da área, apresenta um perfil dividido em seções onde alternam trechos suaves interrompidos por rápidos e corredeiras.
O Araguaia tem suas nascentes no extremo sul mato-grossense, na Serra do Caiapó, a cerca de 850 metros de altitude e ao se dirigir ao norte, serve de limite interestadual entre os Estados de Mato Grosso e Goiás.
Possui extensão de mais ou menos 2.115 quilômetros e entre seus principais afluentes destacam-se os rios das Mortes e Garças. Em seu trajeto o Araguaia corre paralelamente ao Tocantins, ao qual vai se juntar na região do município de São João do Araguaia, no extremo norte do Estado de Tocantins.
O curso do Rio Araguaia divide-se em três tópicos, a saber:
Alto Araguaia: seu curso compreende desde sua nascente até Registro do Araguaia, com desnível de aproximadamente 570 m., em 450 km percorridos.
Médio Araguaia: de Registro do Araguaia até a região de Santa Isabel do Araguaia, quando foram percorridos 1.505 km, apresentando desnível de 185 m.
Baixo Araguaia: vai de Santa Isabel do Araguaia até a confluência com o Tocantins, numa extensão de 160 km e com desnível de apenas 11 m.

Comentários Facebook
Propaganda

geografia

Geografia

Um Estado imenso e com características únicas

Publicados

em

Por


 

Marcos Bergamasco

Morro de Santo Antônio

Mato Grosso localiza-se na região Centro-oeste do território brasileiro. O Estado ocupa uma área de 903.357km², sendo o terceiro maior em extensão territorial do país. É o único a possuir características dos três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia.
Mato Grosso possui um clima caracteristicamente continental, com duas estações bem-definidas, uma chuvosa e outra seca. A estação chuvosa ocorre entre os meses de outubro a março, e a estação seca começa em abril e termina somente em setembro.
O ponto culminante fica a 1.118m de altitude e se localiza na Serra de Santa Bárbara., entre os
municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

Nos links abaixo você encontra informações sobre cada aspecto da geografia de Mato Grosso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana