geografia

Bacia Amazônica

Publicados

em


aneel

Bacia Amazônica

Os rios mato-grossenses que integram a Bacia Amazônica drenam a porção norte do Estado. O escoamento desses rios se faz com rapidez à medida que se dirigem para a Planície Amazônica. São rios cortados frequentemente por blocos de rochas sedimentares à erosão, esses rios ao distenderem-se suavemente sobre as superfícies pouco inclinadas do Planalto dos Parecis e das Depressões da Amazônia Meridional, apresentam seus cursos sulcados por grande número de cachoeiras e corredeiras.
Encontra-se no Rio Xingu a Cachoeira Von Martius, assim como as corredeiras das Pedras e Paz. A drenagem dessa bacia, como a das outras da vertente amazônica, obedece a um padrão geral dentrítico.
O Rio Teles Pires nasce na Serra Azul, deslocando-se para o norte. Em seu curso destacam-se as cachoeiras denominadas: 5 de Maio e 13 de Maio. As nascentes do Rio Juruena estão na Chapada dos Parecis, também se dirigem paralelamente ao Teles Pires, indo à região norte. Juntos, o Juruena e Teles Pires cunham um delta, formando um dos mais importantes rios do Brasil, o Tapajós, em uma das mais profícuas regiões auríferas do Continente.

Comentários Facebook
Propaganda

geografia

Geografia

Um Estado imenso e com características únicas

Publicados

em

Por


 

Marcos Bergamasco

Morro de Santo Antônio

Mato Grosso localiza-se na região Centro-oeste do território brasileiro. O Estado ocupa uma área de 903.357km², sendo o terceiro maior em extensão territorial do país. É o único a possuir características dos três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia.
Mato Grosso possui um clima caracteristicamente continental, com duas estações bem-definidas, uma chuvosa e outra seca. A estação chuvosa ocorre entre os meses de outubro a março, e a estação seca começa em abril e termina somente em setembro.
O ponto culminante fica a 1.118m de altitude e se localiza na Serra de Santa Bárbara., entre os
municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

Nos links abaixo você encontra informações sobre cada aspecto da geografia de Mato Grosso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana