a
ARRUDA (Manoel José de Arruda)
ARRUDA (Manoel José de Arruda). Dentista, servidor público, político e presidente do TCE (Cuiabá/MT, 27/03/1910). Descende de tradicional família cuiabana, sendo filho de Gabriel Narciso e Ana Antônia Pedroso de Arruda. Casou-se com Zuleica Nunes Cunha e tiveram cinco filhos: Zulma, Neide, Márcio, Gustavo e Zuleica. Estudou no Colégio São Gonçalo e na Escola Modelo Barão de Melgaço antes de diplomar-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1935. De 1939 até 1944, atuou como dentista da Saúde Pública. Político nato, foi prefeito de Cuiabá de 1951 até 1955. Posteriormente se elegeu deputado estadual por três mandatos consecutivos. Ainda atuou no governo estadual como Secretário de Estado de Negócios do Interior, Justiça e Finanças. Em 1964, era Ministro do Tribunal de Contas do Estado, tendo sido vice-presidente e presidente daquela Corte de Contas.
a
AGUIAR (Newton Alfredo de)
AGUIAR (Newton Alfredo de). Taquígrafo, servidor público, radialista, teatrólogo, poeta e trovador (Cuiabá-MT, 18/06/1923 – idem 08/04/1987). Foi redator de debates na Câmara Municipal de Cuiabá, de onde obteve o diploma da “Ordem do Mérito Legislativo”. Pertenceu a diversas entidades culturais internacionais e nacionais, tendo recebido o Diploma do Instituto da Cultura Americana da República da Argentina. Seu trabalho e suas obras foram reconhecidos em Mato Grosso, tanto assim que foi ocupante da Cadeira 35, da Academia Mato-Grossense de Letras. Foi pioneiro na radionovela em Mato Grosso, tendo produzido em 1947 a peça teatral Sonata ao Luar. Dentre suas publicações, destacamos Rua do Tempo, publicada em 1977. Aguiar se tornou pioneiro e referência em artes.
-
Saúde6 dias atrásPesquisa aponta baixa prevalência de HTLV entre doadores de sangue em Mato Grosso
-
Mato Grosso7 dias atrásGoverno investe em asfalto na fronteira e Pivetta vistoria obras que ligam Porto Esperidião a Vila Bela
-
esportes5 dias atrásBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
artigos7 dias atrásEnergia, geopolítica e soberania nacional
-
artigos7 dias atrásO legado da ingratidão
-
Educação5 dias atrásSeduc libera acesso do curso preparatório do Pré-Enem Digit@l MT
-
artigos6 dias atrásAnabolizantes, insulina e o perigo invisível por trás da alta performance
-
tce mt3 dias atrásAntonio Joaquim determina tomada de contas especial para apurar suspeita em contrato de transporte escolar de Várzea Grande



