geografia
Altos Planaltos
Grandes Unidades

Os Altos Planaltos formam um conjunto de relevos elevados que se distribuem descontinuamente pelo Estado, localizando-se, todavia, mais contundentemente ao sul, constituindo o divisor com a Bacia do Paraná, caso da Chapada dos Parecis. Essa feição também responde pelos divisores entre as sub-bacias da região, como por exemplo, dos rios Xingu e Araguaia. O relevo toma geralmente a forma tabular, em cristais e em colinas, onde aparecem residualmente formas de pontões.
A altimetria varia geralmente entre 150 e 400 m., com dissecação em forma de crista e colinas de topo aplainado, mas verificam-se também as chapadas e relevos em forma de mesa, com altitudes que vão de 300 a 800 m. Quanto à drenagem, a rede hídrica comporta vales encaixados, gerando até, em algumas circunstâncias, gargantas fluviais dado o seu maior aprofundamento. Nessa feição, os cursos d’água apresentam em geral regime hidráulico torrencial, dada a maior declividade dos terrenos. Eventualmente aparecem escarpas no contato desse relevo com as áreas rebaixadas circundantes.

AGRO & NEGÓCIO
Previsão meteorológica indica semana de chuvas intensas em todo o Brasil

No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas irregulares ao longo da semana, com destaque para o Oeste de Mato Grosso e Sul do Mato Grosso do Sul onde se espera maior acumulação. No Sudeste, a maior parte da região terá uma semana sem grandes volumes de chuva, exceto por pancadas dispersas que atingem todos os estados.
As regiões Sul e Nordeste do Brasil estão sob alerta para altos volumes de precipitação nesta semana, segundo meteorologistas. O aumento significativo nas chuvas pode resultar em alagamentos e inundações, com fenômenos meteorológicos distintos influenciando cada área.
O Nordeste brasileiro enfrentará períodos de chuva forte, especialmente ao longo das zonas costeiras. Estados como Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão são os mais afetados. A atividade intensa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a principal causa do aumento das precipitações, com previsões de chuvas recorrentes e de forte intensidade em cidades como Fortaleza e Salvador, que podem esperar uma semana de instabilidade climática até quinta-feira.
No Sul, a instabilidade é dominada pela combinação de uma área de baixa pressão e uma frente fria que se desloca pela região. Esta condição climática favorece chuvas generalizadas entre segunda e terça-feira, com possibilidade de altos volumes acumulados, aumentando os riscos de inundações, especialmente no Oeste do Rio Grande do Sul e Leste de Santa Catarina.
Ciclone no Sul
Enquanto isso, um ciclone extratropical previsto para se formar na Argentina trará instabilidade significativa para o Cone Sul, afetando não só a Argentina e o Uruguai, mas também o Paraguai e o Sul do Brasil. Os meteorologistas da MetSul alertam para chuvas localmente fortes e temporais intensos nas áreas mencionadas até a metade da semana.
A situação climática ocorre em um momento delicado para a agricultura brasileira. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no país deve sofrer uma redução significativa devido à influência do El Niño, que afetou negativamente as fases de plantio e desenvolvimento das lavouras. A esperança agora se volta para a possível chegada do fenômeno La Niña nos próximos meses, que poderia melhorar as condições de umidade em algumas regiões.
Os especialistas continuam monitorando os padrões climáticos e alertam para a necessidade de preparação para condições extremas de tempo, com possíveis impactos significativos na infraestrutura urbana e rural das regiões afetadas.
Fonte: Pensar Agro
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Faça um teste IPTV e descubra 6 motivos para mudar de vez
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Projeto aprova acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para assistência jurídica mútua
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Israel admite armar milícias criminosas em Gaza: caos aumenta e população denuncia limpeza étnica
-
cultura7 dias atrás
Teatro Zulmira Canavarros sedia o 1º Prêmio Internacional Dança Mato Grosso
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Tensão cresce em Los Angeles: fuzileiros navais chegam para reprimir protestos contra deportações em meio a impasse político
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Brasil fortalece vínculos com Interpol no combate ao crime organizado
-
artigos7 dias atrás
Ouro no lixo: por que empresas ignoram clientes que já compraram?
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Dragon Boat Day em São Paulo celebra amizade entre China e Brasil