Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

comodoro

Mulher é presa por tentativa de homicídio contra namorado

Publicados

em

(imagem meramente ilustrativa)

Uma mulher de 32 anos foi presa em flagrante na manhã deste domingo (29.12) suspeita de tentar matar o namorado, de 35 anos, a facadas. O crime ocorreu por volta das 5h30, em uma quitinete localizada no bairro Cidade Alta, após uma discussão entre o casal.

A Polícia Militar foi acionada por uma equipe médica do Hospital das Clínicas, para onde a vítima foi encaminhada após ser esfaqueada no peito. Segundo o homem, a agressora foi sua namorada, que utilizou uma faca de cabo branco para desferir o golpe.

Após o ataque, a suspeita fugiu do local sem prestar socorro. Com base nas informações e características fornecidas pela vítima, os policiais militares da 2ª Companhia Independente de Comodoro intensificaram as buscas na região. A mulher foi localizada ainda no bairro Cidade Alta e detida.

A suspeita foi encaminhada à delegacia da cidade, onde foi lavrado o boletim de ocorrência por tentativa de homicídio. As autoridades policiais irão conduzir as investigações para apurar as circunstâncias do crime. A vítima segue recebendo atendimento médico no Hospital das Clínicas.

Leia mais:  Experiência em Comodoro inspira debate sobre educação prisional
Propaganda

comodoro

Experiência em Comodoro inspira debate sobre educação prisional

Publicados

em

A experiência desenvolvida na Cadeia Pública de Comodoro, apresentada durante a III Capacitação – Práticas de Leitura no Sistema Prisional e Remição de Pena, promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Secretarias de Estado de Educação e Justiça , despertou reflexões sobre a importância de ampliar o compartilhamento de iniciativas exitosas entre as unidades prisionais do estado.

Com o tema “Letras que Libertam: Educação e Leitura no Sistema Prisional”, a professora e facilitadora Luana Pâmela Cordeiro de Sousa Belmont apresentou na tarde desta quarta-feira (3) os resultados do trabalho de alfabetização e incentivo à leitura realizado junto às pessoas privadas de liberdade da unidade de Comodoro, evidenciando o potencial transformador da educação no processo de ressocialização.

Durante sua exposição, a educadora relatou que decidiu atuar de forma mais intensiva na alfabetização após constatar que alguns custodiados não sabiam sequer assinar o próprio nome.

“Fiquei incomodada com o fato de algumas pessoas não saberem nem assinar o nome. Muitas vezes existe a ideia de que o sistema prisional não é um espaço para adquirir conhecimento, mas encontrei pessoas com muita vontade de aprender. Elas queriam escrever o próprio nome, os nomes dos filhos e participar dos projetos de remição pela leitura”, contou.

Leia mais:  Experiência em Comodoro inspira debate sobre educação prisional

Atualmente, cerca de 120 pessoas privadas de liberdade participam das atividades de remição pela leitura na unidade prisional. Paralelamente, dez estudantes integram as turmas de alfabetização, organizadas de acordo com os diferentes níveis de aprendizagem.

Segundo a professora, o trabalho é desenvolvido com metodologias adaptadas à realidade dos alunos e busca fortalecer não apenas a alfabetização, mas também a autonomia e a autoestima dos participantes.

“Eu sempre digo que é impossível alguém passar pelas aulas sem aprender pelo menos o básico. Quero que saiam dali com condições de buscar uma oportunidade de trabalho, conversar com os filhos e ter mais independência. Trabalhamos a partir da realidade deles, do próprio nome, das experiências que carregam”, explicou.

A apresentação evidenciou o impacto positivo das ações educacionais desenvolvidas dentro do sistema prisional e suscitou discussões entre os participantes sobre a possibilidade de reunir experiências exitosas em um banco de boas práticas. A iniciativa permitiria registrar, compartilhar e difundir projetos que vêm apresentando resultados positivos em diferentes unidades prisionais de Mato Grosso, fortalecendo as políticas de educação e ressocialização.

Leia mais:  Experiência em Comodoro inspira debate sobre educação prisional

Para Luana, independentemente do contexto em que esteja inserida, a educação continua sendo uma das mais importantes ferramentas de transformação social.

“A educação é um instrumento poderoso. Ela cria oportunidades, amplia horizontes e permite que as pessoas construam novas perspectivas para suas vidas”, afirmou.

A III Capacitação – Práticas de Leitura no Sistema Prisional e Remição de Pena é realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJMT, em parceria com a Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Coeja) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Núcleo de Educação no Sistema Penitenciário (NESP) da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT). O evento é coordenado pelo juiz auxiliar do GMF/TJMT, Pierro de Faria Mendes, responsável pelo Eixo Práticas Educativas.

 

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana