jaciara
Prefeitura de Jaciara demonstra equilíbrio financeiro e TCE-MT emite parecer favorável à aprovação
| Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Conselheiro-relator, Guilherme Antonio Maluf. |
As contas anuais de governo da Prefeitura de Jaciara receberam parecer prévio favorável do Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) durante a sessão ordinária desta terça-feira (1). O processo diz respeito ao exercício de 2021 e apontou a existência de equilíbrio financeiro no município.
Foi o que explicou o relator, conselheiro Guilherme Antonio Maluf. “Houve excesso de arrecadação de R$ 28 milhões. Voltando-se à execução orçamentária, o superávit foi de R$ 30 milhões, quanto à situação financeira, os quocientes revelam superávit, bem como existência de disponibilidade para pagamento de dívidas de curto prazo.”
Além disso, a relação entre as despesas e receitas correntes observou o limite máximo de 95%, o resultado primário superou a meta estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o limite de endividamento público imposto por resolução do Senado Federal foi respeitado.
“No tocante ao Regime Próprio de Previdência (RPPS), o município encontra-se regular e adimplente com as contribuições previdenciárias patronais e com os acordos de parcelamento”, destacou o conselheiro.
Sobre os limites constitucionais e legais, a gestão cumpriu com a aplicação na área da saúde. Com relação às despesas com pessoal do Poder Executivo, vale destacar que o relator acolheu a manifestação da defesa para excluir os cálculos dos valores despendidos com a terceirização da mão de obra.
“Restou demonstrado que as atividades são acessórias e não são inerentes a categorias ou carreiras funcionais abrangidas pelo quadro de pessoal do órgão e não há relação de vínculo empregatício direto com a administração pública contratante, nos termos da resolução de consulta 29/2013″, pontuou.
Deste modo, o total de despesas com pessoal correspondeu a 51,6% da receita corrente líquida, dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Já na manutenção e desenvolvimento do ensino, foi aplicado 18,50%, valor inferior ao previsto em Lei. Todavia, foi considerada a anistia concedida pela Emenda Constitucional n° 119/2022.
O mesmo ocorreu em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do qual a prefeitura aplicou 64,6% na remuneração dos profissionais de magistério, valor inferior ao limite de 70% estabelecido pela Legislação.
“Em atenção a resolução de consulta 18/2021 e a situação excepcional da pandemia de Covid 19, entendo que tal fato não é suficiente para conduzir a emissão de parecer prévio contrário. Ademais, a gestora trouxe informações de que o montante não aplicado em 2021 já foi compensado”, ponderou.
Frente ao exposto, acolheu parcialmente o posicionamento do Ministério Público de Contas (MPC) ao emitir seu voto, que foi acompanhado por unanimidade pelo restante do Plenário.
“Entendo que as irregularidades remanescentes não têm condão de macular as contas a ponto de justificar a emissão de parecer prévio contrário, notadamente por não possuir natureza gravíssima. Posto isso, acolho parte do parecer ministerial e voto no sentido de emitir parecer prévio favorável com ressalvas e recomendações”, concluiu.
jaciara
Tragédia: Recém-casado morre em acidente a caminho da lua de mel
Um trágico acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira (28.01) na BR-364, próximo a Jaciara (a 144 km de Cuiabá), ceifou a vida de Rômulo Guilherme Franco de Freitas, de 22 anos. A fatalidade chocou a região, pois Rômulo havia se casado na manhã do mesmo dia em Rondonópolis e estava a caminho de Chapada dos Guimarães para a lua de mel com sua esposa, de 18 anos, que ficou ferida.
A colisão, registrada por volta das 14h20, envolveu um total de quatro veículos: o VW Polo prata onde estava o casal, uma GM Montana branca com placa de Tangará da Serra, uma carreta Mercedes-Benz 2651 azul e outra carreta Mercedes-Benz Actros branca.
De acordo com as primeiras apurações da Polícia Civil, e conforme relatos de testemunhas e um dos condutores de carreta, uma das carretas teria apresentado falha no sistema de freios enquanto trafegava pela rodovia, o que teria desencadeado a sequência de eventos que culminou na tragédia.
O impacto foi devastador para o VW Polo, que foi arremessado para fora da pista. Rômulo Guilherme Franco de Freitas não resistiu aos graves ferimentos e faleceu no local do acidente. Sua esposa, de 18 anos, foi prontamente socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal de Jaciara, onde recebeu atendimento e permanece em observação médica.
A Polícia Civil de Jaciara já iniciou as investigações para determinar a dinâmica exata do acidente e apurar todas as responsabilidades.
-
Educação6 dias atrásSeduc-MT define critérios da Gratificação por Eficiência e Resultado
-
esportes6 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
esportes6 dias atrásCruzeiro e Atlético-MG empatam no Mineirão e deixam vaga na semifinal em aberto
-
esportes6 dias atrásNeymar é relacionado pelo Santos para clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
-
tce mt6 dias atrásSérgio Ricardo propõe isenção de ICMS para baratear cimento e ampliar obras de estradas e habitação em Mato Grosso
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásMBRF amplia receita, bate recorde no 2º trimestre e reforça peso estratégico do Centro-Oeste
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásCMN muda regra para destravar renegociação de dívidas rurais
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásProdutor tem até 30 de setembro para entregar a DITR





