municipios
Governador discute projetos para segurança urbana
Pedro Taques ressaltou que o aumento de profissionais da Politec é uma prioridade e tratado com urgência dentro do governo
Meneguini
A principal demanda foi a necessidade da construção de uma nova cadeia pública
A segurança pública de Nova Mutum foi tema de reunião entre o governador Pedro Taques, lideranças municipais e o Promotor de Justiça do município Henrique Pugliese, na tarde desta terça-feira (06). O encontro contou também com a presença dos secretários de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo e de Segurança Pública, Rogers Jarbas. A principal demanda apresentada foi a necessidade da construção de uma nova cadeia pública em Nova Mutum. Na última semana ocorreu uma tentativa de fuga de detentos da unidade.
Os representantes do município explicaram que a cadeia pública em funcionamento é uma estrutura antiga e não apropriada, que não comporta o número de detentos, o que facilita tentativas de fugas como a ocorrida na última semana, que foi contida graças a ação rápida das forças de segurança policiais e penitenciárias, que em questões de horas capturaram os quatro fugitivos, evitaram a fuga de outros recuperandos que estavam dentro do presídio e apreenderam o armamento que eles haviam retirado de dentro da unidade.
Outra demanda apresentada foi a instalação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no município. O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, reafirmou a necessidade da ampliação do quadro de recursos humanos da Politec e destacou que o projeto de aumento do lotacionograma do órgão já está em andamento na secretaria de Gestão. O governador Pedro Taques ressaltou que o aumento de profissionais da Politec é uma prioridade e tratado com urgência dentro do governo.
O Promotor Henrique Pugliese destacou o grande crescimento da população do município, o que acarreta em problemas de segurança. “Mesmo com um bom número de efetivo policial e viaturas necessitamos de um número maior especialmente pelo nosso crescimento, de 12% ao ano. Como em outros municípios nós estamos em uma luta muito grande em prol da segurança pública e o governador se mostrou disposto a auxiliar Nova Mutum”, afirmou.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, destacou que vários projetos de reforma e construção de unidades prisionais no estado estão em estágio avançado. Ele citou a unidade de Várzea Grande, que está sendo construída em parceria com o Governo Federal, por meio de um convênio com Departamento Penitenciário Nacional. A capacidade da unidade será de 1.008 vagas, podendo ser ampliada para 1.500 vagas. Também estão em andamento as unidades de Peixoto de Azevedo, com capacidade de 256 vagas e a de Porto alegre do Norte, que está na fase de terraplanagem com previsão de entrega o ano que vem e capacidade de aproximadamente 280 vagas. Já a de Sapezal está com licitação concluída.
Para Nova Mutum é proposta uma parceria entre Governo de Estado, prefeitura, sociedade civil e classe empresarial. A ideia é permutar uma área no centro do município para uma área mais adequada, que permita adotar um modelo construtivo adequado às normas da lei de execução penal, cumprindo as regras de segurança e ressocialização.
“Com as parcerias as unidades podem se tornar mais produtivas, somando renda para os internos de forma que seja revertida para manutenção do aparelho público e a melhoria da própria unidade. Nós conseguimos inserir nossos recuperandos em uma situação de inclusão sócio produtiva permitindo o aproveitamento e qualificação de mão de obra. O estado consegue numa atividade criativa otimizar os seus recursos. A prefeitura e a sociedade também se unem porque ganham um aparelho público que levará segurança e estabilidade para todos e os servidores públicos ganham um estabelecimento adequado de trabalho. É vantajoso para todos”, disse o secretário da Sejudh.
caceres
Ex-sargento do Exército é sepultado com honras militares em Cáceres
Por João Arruda | Cáceres
O segundo sargento do Exército Brasileiro José Roberto de Araújo, de 54 anos, foi sepultado na tarde desta sexta-feira, 15 de maio, em Cáceres (a 210 km de Cuiabá). Ele recebeu honras militares durante a cerimônia de despedida, com toque de silêncio e entrega da Bandeira Nacional à família.
José Roberto prestou serviços ao 2º Batalhão de Fronteira, em Cáceres, e era bastante conhecido entre os companheiros de farda e também nas escolas cívico-militares da região. Segundo as informações repassadas, ele passou mal enquanto descansava em sua residência, no município de Campos de Júlio. Depois disso, foi levado ao Hospital Regional de Cáceres, onde apresentou complicações relacionadas à pressão arterial e diabetes. Mesmo internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e após uma semana de atendimento médico, não resistiu.
Natural de Coxim, no Mato Grosso do Sul, José Roberto foi designado pelo Comando Militar do Oeste (CMO) para servir em Cáceres em 1994. Ao longo da carreira, atuou na região de fronteira, inclusive no Destacamento de Santa Rita, na divisa com a Bolívia. No entanto, passou a maior parte da vida militar no quartel instalado em Cáceres.
Depois, também passou a atuar na área da educação. Ele se inscreveu em processo seletivo da Secretaria de Estado de Educação, foi aprovado e designado para trabalhar em Campos de Júlio, na Escola Estadual Cívico-Militar Angelina Mazzuti, na função de monitor de alunos. Na unidade, desempenhava as atividades ao lado do sargento Wenceslaw Barbosa, gestor militar da escola.
O comandante do Exército em Cáceres, Atanásio Jacob, que estava em viagem, informou à reportagem que determinou a realização das honras militares em reconhecimento aos serviços prestados pelo sargento.
A despedida reuniu dezenas de militares, profissionais ligados às escolas cívico-militares, amigos e familiares. José Roberto foi sepultado no jazigo da família da ex-companheira, Mara Angélica Cardoso, com quem teve dois filhos.
Entre os colegas, a morte causou surpresa e comoção. A direção da escola onde ele atuava suspendeu as aulas em sinal de luto e destacou a dedicação, a prontidão e o comprometimento do monitor no exercício da função.
Durante a cerimônia, o sargento da reserva Geraldo Lenine Fernandes dos Santos, que também atua como monitor na Escola da Fronteira 12 de Outubro, foi o responsável pelo discurso de despedida. Emocionado, ele ressaltou as qualidades de José Roberto como militar, chefe de família e companheiro respeitado dentro e fora da caserna.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásHomen que tentou matar ex diante das filhas é condenado a 23 anos
-
Saúde6 dias atrásCuiabá inicia atendimentos ambulatoriais para cirurgia bariátrica
-
caceres6 dias atrásEmoção marca despedida do suboficial Clímaco da Agência Fluvial de Cáceres
-
caceres7 dias atrásQueda brusca de temperatura em Cáceres; outono traz frio incomum
-
Mato Grosso7 dias atrásFim de semana será de frio e chance de chuva em Cuiabá e Chapada
-
Mato Grosso3 dias atrásPivetta cobra e construtoras firmam pacto para concluir trecho do BRT entre Cuiabá e Várzea Grande
-
POLÍCIA6 dias atrásAdolescente morre após confronto com a Rotam durante operação
-
tce mt3 dias atrásTribunal de Contas entrega mais 453 certificados e se aproxima de 800 alunos formados no MBA em Gestão de Cidades



