santo antonio de leverger
Incêndio atinge o Morro de Santo Antônio de Leverger
Um incêndio atingiu a vegetação do Morro de Santo Antônio de Leverger, a cerca de 31 quilômetros de Cuiabá, na tarde desta segunda-feira (31.08). As causas do fogo ainda não foram identificadas.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e trabalham no local para combater as chamas. As comunidades de Morrinho e Varginha também foram atingidas pelo incêndio.
Até o momento, não há informações sobre pessoas feridas ou sobre a extensão total da área afetada. As circunstâncias que deram início ao fogo deverão ser apuradas.
O município enfrenta um cenário de incêndios florestais. Na semana passada, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger decretou situação de emergência por 90 dias após queimadas atingirem comunidades rurais, áreas urbanas e unidades de conservação.
A orientação é para que os moradores evitem se aproximar das áreas atingidas e acionem o Corpo de Bombeiros caso identifiquem novos focos de incêndio.
santo antonio de leverger
Circuito Gastronômico Pantanal reúne cerca de 2 mil pessoas em Santo Antônio de Leverger
Cerca de duas mil pessoas visitaram o Circuito Gastronômico Pantanal, em Santo Antônio de Leverger, na quinta e na sexta-feira (20 e 21/08). A programação foi realizada na Orla Municipal, com entrada gratuita.
O evento, que teve como principal objetivo fortalecer a cultura, os sabores e as tradições da comunidade local, reuniu 15 expositores, com opções de comidas típicas, doces diversos e bebidas. Além da gastronomia, o público também aproveitou apresentações de música ao vivo com bandas regionais.
O evento foi realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), com apoio do Grupo Bom Futuro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A programação também contou com a parceria da Prefeitura Municipal. A ação teve como objetivo evidenciar a riqueza cultural da região e, por meio desse incentivo, fortalecer o empreendedorismo local.
Um dos pratos que conquistou a preferência do público foi o Arroz Caldoso Pantaneiro, produzido pelo restaurante Recanto do Jaó. A receita tem como base arroz com caldo e costela desfiada, acompanhados de queijo coalho caramelizado e banana-da-terra chips.
A empreendedora do Recanto do Jaó, Edna Lopes, contou que o prato foi desenvolvido com o auxílio de uma consultoria do Sebrae/MT, realizada por um chef de cozinha.
“Eu já trabalhava tendo a costela como prato principal, mas foi com a ajuda do chef disponibilizado pelo Sebrae durante a consultoria que esse prato foi criado. Foi a primeira vez que o preparei e vendi tudo o que produzi. Do primeiro para o segundo dia da feira, dobrei a receita e, ainda assim, vendi tudo. Ficou a sensação de satisfação, mas também o desejo de ter produzido ainda mais. Saio daqui feliz com o resultado, porque o prato foi um sucesso”, enfatizou.
O analista técnico do Sebrae/MT e gestor da ação, Paulo Henrique Lourenço Silva, explicou que todos os empreendedores e expositores receberam consultoria de nutricionistas e chefs de cozinha para aperfeiçoar e inovar as receitas, com foco no sabor, na inovação dos pratos e nas boas práticas de manipulação dos alimentos.
“O propósito deste Circuito Gastronômico é promover os sabores regionais, oferecer uma programação cultural para a população e fortalecer o empreendedorismo local”, argumentou.
Público presente
Os cuiabanos Augusto Andrade e Eliane Dorileo ficaram sabendo da programação por meio de amigos e elogiaram a iniciativa.
“Eu achei muito interessante. Aqui é um espaço maravilhoso, então precisa ser aproveitado. O evento conseguiu reunir e valorizar os sabores e as tradições locais. Experimentei o arroz pantaneiro e o pacu seco com arroz e achei tudo muito gostoso. Está uma noite agradável”, elogiaram.
Outra visitante, Jéssica da Silva Nascimento, nascida e criada no município, aproveitou a programação acompanhada dos dois filhos e dos pais.
“Achei tudo bem organizado. Os valores estão bem acessíveis, os produtos são saborosos e as opções são bastante diversificadas. Assim, dá para aproveitar com a família toda”, afirmou.
A vice-prefeita Gisele Ribeiro, representante do Executivo municipal, destacou que a programação valoriza as atrações culturais e gastronômicas da região.
“A gente fica bastante feliz com a parceria de todos os envolvidos. Nosso município tem uma cultura e um turismo muito fortes. Estive presente nos dois dias do evento e só tenho ouvido elogios por parte dos empreendedores e dos visitantes. Isso movimenta nossa economia e promove atrações culturais para a população. É uma excelente iniciativa, e nossa cidade precisa disso”, declarou.
As próximas edições do Circuito Gastronômico estão previstas para os próximos meses, nos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Nobres.
-
esportes7 dias atrásAthletico-PR vence o Botafogo por 3 a 2 e se aproxima do Flamengo no Brasileirão
-
Educação6 dias atrásSeduc-MT define critérios da Gratificação por Eficiência e Resultado
-
esportes6 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
esportes6 dias atrásCruzeiro e Atlético-MG empatam no Mineirão e deixam vaga na semifinal em aberto
-
esportes6 dias atrásNeymar é relacionado pelo Santos para clássico contra o Palmeiras pela Copa do Brasil
-
tce mt6 dias atrásSérgio Ricardo propõe isenção de ICMS para baratear cimento e ampliar obras de estradas e habitação em Mato Grosso
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásMBRF amplia receita, bate recorde no 2º trimestre e reforça peso estratégico do Centro-Oeste
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásCMN muda regra para destravar renegociação de dívidas rurais




