POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra operação no ES para combater abuso sexual infantojuvenil
Macaé/RJ – Na manhã desta quinta-feira (23/4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjo Mal, com o objetivo de combater a aquisição, o armazenamento, o compartilhamento de arquivos com cenas de abuso sexual infantojuvenil e o aliciamento sexual de crianças pelas redes sociais.
Na investigação, promovida pela Delegacia de Polícia Federal em Macaé/RJ, policiais federais da Delegacia de Polícia Federal em São Matheus/ES cumpriram um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão em endereço ligado ao investigado, no município de Conceição da Barra/ES.
De acordo com as apurações, o investigado adquiria e compartilhava pela internet fotos e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. Este mesmo indivíduo já era investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro pela prática de estupro de vulnerável.
No decorrer das buscas, foram apreendidos dois celulares e um pen drive, que serão submetidos à perícia técnica criminal a fim de verificar o armazenamento de tais arquivos. No local, ainda havia vestes infantis, que ajudam a corroborar as suspeitas.
O preso foi encaminhado à Delegacia da PF em São Matheus/ES para os procedimentos de praxe, e posteriormente será direcionado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da justiça.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF ministra palestra sobre crimes cibernéticos a profissionais da rede pública de ensino do DF
Brasília/DF. A Polícia Federal, por meio da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCIBER/PF) ministrou, nesta quinta-feira (23/4) palestra educativa voltada à prevenção de crimes cibernéticos relacionados à violência sexual contra crianças e adolescentes. A atividade foi promovida pela Assessoria Especial de Cultura de Paz (AECP), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), e direcionada a profissionais da rede pública de ensino.
A palestra foi conduzida pelo delegado Thiago de Figueredo Rodrigues, no Auditório Neusa França, localizado no Shopping Venâncio, em Brasília/DF, e integra o projeto Guardiões da Infância.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar os participantes sobre riscos no ambiente digital, abordando temas como segurança nas redes sociais, cyberbullying, aliciamento virtual, exposição indevida de imagens e responsabilidades legais no uso da internet, reforçando a cultura de prevenção e proteção no ambiente escolar.
Durante a apresentação, foram destacadas medidas de prevenção que envolvem família, escola e rede de proteção, com ênfase no papel dos educadores. Também foram apresentados sinais de alerta relacionados a possíveis situações de abuso e comportamentos que podem ser observados em vítimas.
Foi ressaltada, ainda, a necessidade de atenção ao uso excessivo de redes sociais por crianças e adolescentes, especialmente em contextos de baixa supervisão.
A ação está alinhada ao Memorando de Entendimento firmado entre a Polícia Federal e a SEEDF em 2025, que estabelece cooperação contínua para o desenvolvimento de ações preventivas no ambiente escolar. A parceria prevê a realização de capacitações periódicas para profissionais da educação, produção e disseminação de materiais educativos, apoio técnico na identificação de situações de risco, além da promoção de eventos e campanhas no âmbito do projeto Guardiões da Infância e de outras iniciativas institucionais voltadas à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
Coordenação–Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
tce mt6 dias atrásEmenda constitucional que reconhece Tribunais de Contas como essenciais ao controle externo é vitória da democracia, diz Antonio Joaquim
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi aciona TJ para suspender despejo de centenas de famílias em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
Mato Grosso5 dias atrásEx-governador e deputado se tornam réus por corrupção em concessão de rodovia
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
esportes4 dias atrásCuiabano Leonardo Storck brilha no saibro e vai à final do Roland Garros Junior Series
-
POLÍTICA MT6 dias atrásSemana na ALMT tem debate sobre demissões no SAMU e homenagens oficiais
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásGirão defende reação do Senado contra atos do STF






