sorriso
Saúde reforça que imunização é a melhor medida preventiva no combate à meningite
A Secretaria de Saúde de Sorriso realizou ontem, 22, uma reunião para reforçar as medidas de prevenção em relação à meningite. A secretária-adjunta da pasta, Ana Cláudia Ferraz, pontua que o Município segue todo o protocolo prescrito pelo Ministério da Saúde tanto na prevenção quanto na atuação de casos suspeitos.
A principal medida preventiva, destaca Ana Cláudia, é a imunização. “Hoje o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza imunizantes contra a meningite ainda nos primeiros meses de vida do bebê e, realmente, a melhor medida preventiva é a imunização”, salienta.
O Calendário de Vacinação contra meningite do SUS, lembrado por Ana Cláudia, inclui a vacina meningocócica C (conjugada) aplicada em duas doses, aos 3 e 5 meses de idade; a vacina meningocócica ACWY (conjugada) com dose de reforço para os bebês aos 12 meses (substituindo a antiga dose de reforço da Meningo C); a meningocócica ACWY também é aplicada em dose única para adolescentes de 11 a 14 anos. Há ainda a vacina Pneumocócica 10-valente (conjugada) que previne meningite e outras doenças pneumocócicas; a vacina BCG que atua na prevenção de formas graves de meningite tuberculosa.
Além disso, o SUS disponibiliza a vacina penta (DTP/HB/Hib) vacina adsorvida que atua contra difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada) -, é uma composição combinada que previne contra cinco doenças, dentre elas meningite causada pelo Haemophilus influenzae B, aplicada aos 2,4 e 6 meses de vida.
Ana Claudia alerta ainda que pais e responsáveis devem ficar atentos à sintomas como febre alta súbita; dor de cabeça intensa e rigidez no pescoço; vômitos e náuseas; manchas avermelhadas ou roxas na pele; sonolência excessiva, irritabilidade ou confusão mental.
“Ao perceber quaisquer um desses sintomas os pais e ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima e lembrar sempre: vacinar é a melhor forma de prevenir e evitar complicações da doença”, acrescenta.
A adjunta salienta que esse sábado, 25, é uma oportunidade para pais e responsáveis conferir o cartão de imunização e, se necessário imunizar suas crianças. “Os PSFs Mário Raiter, Amazonas e União estarão abertos das 13 às 17 horas ofertando todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização; a recomendação é que as famílias aproveitem esse horário extra, no sábado à tarde, para dar uma passadinhas nos PSFs e verificar se falta alguma dose”, diz.
Vale lembrar que as três unidades foram escolhidas justamente por atender pontos distintos da cidade. Para imunizar, basta levar o cartão de vacina e um documento com CPF ou cartão do SUS. Para quem não tiver cartão de vacinas, o documento é confeccionado na hora.
Vacina na escola
Ana Claudia destaca ainda que os pais devem ficar atentos às agendas escolares dos filhos. “Vamos iniciar a imunização nas escolas e para isso será enviado um termo de autorização que deve ser assinado pelos pais”, adianta. A iniciativa, mais uma vez, visa ofertar praticidade na imunização das crianças.
sorriso
Estudantes participam de atividades em celebração à literatura
Ao longo de duas semanas, a leitura ganhou vida de forma criativa e envolvente nas escolas e Cemeis do Município. Estudantes e educadores participaram de uma programação especial em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, data que também marca o nascimento de Monteiro Lobato, referência da literatura infantil no Brasil, além das ações alusivas ao Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril. As atividades transformaram o ambiente escolar em um verdadeiro espaço de encantamento e faz de conta.
Mais do que celebrar essas datas, as ações tiveram como objetivo despertar, de forma leve e significativa, a criatividade e o interesse das crianças pelo hábito de ler. Para isso, foram realizadas exposições, contações de histórias, encenações teatrais e atividades multidisciplinares.
Professores e estagiários vestiram fantasias e deram vida aos personagens, proporcionando aos alunos uma verdadeira imersão no universo literário de forma lúdica e cheia de magia. O diretor da Escola Papa, Willian Bordin, avalia de forma positiva o engajamento dos estudantes nas atividades propostas, que têm na formação literária a base para o desenvolvimento pleno das competências dos alunos.
“Essas ações reforçam o nosso papel como educadores, que vai muito além da sala de aula. Ao conectar as diferentes áreas do conhecimento, provoca-se nas crianças o encantamento pela literatura, mostrando que elas são verdadeiras portas para novas descobertas. O entusiasmo demonstrado por elas nas atividades é a prova de que estamos contribuindo para a formação de cidadãos mais conectados com a cultura e o saber”, afirmou.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, o contato frequente com os livros contribui para o desenvolvimento da alfabetização, ao mesmo tempo que amplia a capacidade de comunicação e forma alunos mais reflexivos e participativos.
“O estímulo à leitura desde a infância é uma das experiências mais ricas na formação de uma pessoa. O mais legal de tudo é ver o protagonismo das próprias crianças. Durante as histórias, elas não ficam apenas ouvindo, mas também são convidadas a participar, recontar o que entenderam e até inventar novas versões inspiradas nas ilustrações e narrativas. É esse tipo de interação que faz a imaginação voar, melhora a comunicação e torna essa vivência algo que realmente faz sentido para elas”, enfatizou a secretária.
-
tce mt7 dias atrásTribunal de Contas lança PCe: plataforma agiliza processos e amplia acesso remoto sob liderança de Sérgio Ricardo
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásPaciente ganha na Justiça e Plano de Saúde terá que custear home care
-
tce mt6 dias atrásEmenda constitucional que reconhece Tribunais de Contas como essenciais ao controle externo é vitória da democracia, diz Antonio Joaquim
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi aciona TJ para suspender despejo de centenas de famílias em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTJMT suspende desocupação em condomínios após pedido da ALMT
-
Mato Grosso5 dias atrásEx-governador e deputado se tornam réus por corrupção em concessão de rodovia
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrásComissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais; texto pode ir ao Senado
-
esportes4 dias atrásCuiabano Leonardo Storck brilha no saibro e vai à final do Roland Garros Junior Series






