POLÍCIA FEDERAL
PF cumpre mandado de busca e apreensão em investigação sobre contrabando de cigarros
Campo Grande/MS. A Polícia Federal em Naviraí/MS realizou, nesta última sexta-feira (11/4), um mandado de busca e apreensão em imóvel localizado no município de Sete Quedas/MS, no âmbito de investigação que apura o crime de contrabando de cigarros estrangeiros.
A investigação iniciou-se após a apreensão, em julho de 2025, de aproximadamente 400 mil maços de cigarros de origem estrangeira transportados em conjunto veicular na rodovia MS-141, município de Naviraí/MS. A mercadoria estava oculta sob carga de resíduos recicláveis.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos e outros materiais que serão submetidos à análise forense para elucidação da participação de terceiros na empreitada criminosa.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3303-5626/5627
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF lança Programa S.O.M.A. para fortalecer o combate ao narcotráfico marítimo
Brasília/DF. Com o objetivo de elevar o patamar de eficiência nas ações de repressão ao tráfico transcontinental, a Polícia Federal realizou, na quarta-feira (15/4), a segunda visita técnica no âmbito do Programa S.O.M.A. (Strategic Ocean Monitoring & Action), no porto de Santos/SP. As primeiras visitas foram realizadas nos dias 11 e 12/3, em Navegantes/SC e Porto Belo/SC. Já a terceira e última visita acontecerá em maio, no porto de Fortaleza/CE.
A iniciativa surge como resposta estratégica à crescente produção de entorpecentes na América do Sul e à sofisticação logística das organizações criminosas que utilizam a costa brasileira como principal zona de transbordo para a América do Norte, Europa e Ásia. O evento contou com a participação de representantes da Alemanha, China, Espanha, França, Reino Unido e Itália, além da Organização das Nações Unidas.
Apesar do alto volume de apreensões recentes, o cenário global indica uma oferta resiliente e redução de preços nos mercados consumidores. Diante desse desafio, o S.O.M.A. estrutura-se para modernizar a atuação da PF em três frentes principais: Fomento à Cooperação Internacional; Inteligência Integrada e Modernização Tecnológica.
Na primeira frente, o objetivo é promover o estreitamento de laços com agências estrangeiras. No eixo de Inteligência Integrada, o programa busca aprimorar continuamente o fluxo de informações entre países parceiros. Por fim, e não menos importante, a modernização tecnológica passa pela implementação de ferramentas de ponta para monitoramento e inspeção.
Atuação preventiva
O Delegado de Polícia Federal Luciano Flores, da Diretoria de Cooperação Internacional da PF, idealizador do programa, destaca que o trabalho da instituição nesta seara tem a prevenção como principal força. “A PF desenvolve ações muito efetivas no combate ao narcotráfico. Temos protocolos avançados de análises e escaneamento de contêineres, de modo que todos os que chegam por via marítima são inspecionados. O porto de Santos/SP, que é o maior da América Latina, é um exemplo de aplicação de técnicas de vistoria tanto nas importações quanto nas exportações”, destaca.
Cronograma
O programa está estruturado em três fases que unem a experiência de campo à inovação tecnológica, seguindo a ordem: Visitas Técnicas e Demonstração Prática (em curso); Proposição; Aprimoramento Tecnológico.
Atualmente, a PF recebe adidos, oficiais de ligação e representantes de organismos internacionais para demonstrações práticas do modus operandi criminoso e das táticas de repressão aplicadas pela instituição. As visitas seguem o seguinte calendário:
Navegantes e Porto Belo/SC: 11 e 12/3
Porto de Santos/SP: 15/4
Porto de Fortaleza/CE: 20/5
A segunda fase, prevista para junho de 2026, envolve a etapa propositiva após o diagnóstico em campo. Serão realizadas reuniões estratégicas em Brasília/DF, com foco no debate sobre as vulnerabilidades identificadas e na proposição de novos protocolos de cooperação e investigação, ajustando falhas logísticas que permitem a saída de cargas ilícitas pelo litoral.
Já a terceira e última fase – Aprimoramento Tecnológico – deve acontecer a partir de junho de 2026 e será marcada pelo investimento em infraestrutura digital. O objetivo é a aquisição e o desenvolvimento de sistemas de análise de dados que permitam a identificação e inspeção remota de embarcações suspeitas, garantindo maior agilidade e precisão nas intervenções.
Deste modo, o Programa S.O.M.A. reforça o papel da PF como protagonista na segurança marítima internacional. Ao integrar tecnologia de ponta com uma rede de inteligência global, a instituição busca não apenas reagir ao tráfico, mas também antecipar movimentações criminosas, protegendo as fronteiras e a soberania nacional.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
artigos6 dias atrásFidelizando clientes e construindo relações duradouras
-
artigos6 dias atrásA Geração Z não é o problema. O trabalho é que não acompanhou o mundo
-
artigos6 dias atrásNa dúvida, faça engenharia
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásPecuária de Mato Grosso projeta R$ 42,1 bilhões em 2026
-
artigos6 dias atrásCuiabá 307 anos — A alma que canta a sua fé
-
confresa7 dias atrásPolícia Civil cumpre 97 ordens judiciais contra envolvidos em mega-assalto de Confresa
-
cultura4 dias atrásGrupo de Lambadão leva história ao palco em Cuiabá
-
Cuiabá5 dias atrásCinco pessoas são presas por estelionato em Cuiabá






