Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA MT

Senadores de Mato Grosso assinam pedido de CPI para investigar ministros do STF

Publicados

em

Ministros do STF, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes

Os três senadores de Mato Grosso assinaram o requerimento que solicita a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a conduta dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em conexão com o escândalo do Banco Master. O documento, protocolado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), já reuniu 35 assinaturas, superando as 27 necessárias para tramitação.

O senador Jayme Campos (União Brasil) justificou sua adesão ao pedido como uma defesa da transparência e da ética pública. A senadora Margareth Buzetti (PP) utilizou as redes sociais para manifestar apoio à iniciativa, afirmando que “ninguém está acima da lei” e que os brasileiros têm direito de saber o que está acontecendo. O senador Wellington Fagundes (PL) também assinou o documento.

Os focos da investigação

No caso do ministro Dias Toffoli, a CPI pretende investigar a venda de um resort ao empresário Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. Até o início de 2025, o hotel pertencia majoritariamente a uma empresa do ministro e de seus irmãos. Também será alvo de apuração uma viagem de Toffoli ao Peru em 2025 para assistir à final da Libertadores no mesmo jato em que estava um dos advogados de defesa de Vorcaro.

Leia mais:  Sessão solene requerida pelo deputado Eduardo Botelho homenageia lideranças comunitárias, voluntários e empreendedores com moções de aplausos

Em relação ao ministro Alexandre de Moraes, o requerimento busca obter informações sobre a contratação de sua esposa, a advogada Viviane Barci, como representante judicial do Master em 2024, em um contrato de R$ 129 milhões. Mensagens encontradas no celular de Vorcaro que indicariam encontros com o ministro também estão no foco da investigação.

Próximos passos

A decisão sobre a instalação da CPI cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que fará a leitura do pedido. O requerimento contou com apoio expressivo da bancada de oposição, principalmente do PL, mas não recebeu assinaturas de senadores do PT, PDT e MDB, com exceção do próprio autor.

Alessandro Vieira defendeu a iniciativa afirmando que o pedido não configura retaliação política, mas sim a afirmação de que os mais altos cargos da República impõem os mais altos padrões de conduta, e que quando esses padrões são colocados em dúvida por fatos concretos e graves, é dever do Parlamento apurar.

Nota dos senadores

“Não podemos ficar apenas no discurso, temos que ir para a ação! Ninguém, absolutamente niguém está acima da lei. Se não querem pautar impeachment de ministro, que se instaure a CPI! Os brasileiros tem o direito de saber o que está acontecendo”, afirmou a senadora Margareth Buzetti.

Leia mais:  Deputado Avallone destaca apoio da AL à construção e reforma de CAPS em Cuiabá

O senador Jayme Campos comunica que, em defesa da transparência e ética pública, assinou o requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a conduta dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao Banco Master.

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA MT

Mato Grosso 278 anos: Assembleia Legislativa fortalece a voz dos municípios

Publicados

em

Com 142 municípios e realidades distintas entre o Pantanal, Araguaia, Baixada Cuiabana, Nortão, Oeste e polos agrícolas em expansão, Mato Grosso completa 278 anos neste sábado (9), consolidando uma trajetória marcada pela diversidade econômica, cultural e territorial. A data consta na Lei 8.007/2003, que institui o aniversário de Mato Grosso como efeméride estadual de grande importância para o estado.

Nesse cenário, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) exerce papel fundamental como elo entre as demandas da população e o poder público estadual. Por meio da atuação parlamentar, reivindicações de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e da sociedade civil chegam ao debate público e podem ser transformadas em políticas públicas por meio de indicações, requerimentos, audiências públicas, projetos de lei e emendas parlamentares.

O presidente da ALMT, deputado estadual Max Russi (Podemos), destacou que o Parlamento estadual atua diretamente na escuta e encaminhamento das necessidades dos municípios.

“O que a Assembleia mais faz é ouvir, propor e fazer com que as políticas públicas cheguem na ponta. São 278 anos da história de Mato Grosso e 190 anos da Assembleia Legislativa participando de forma intensa do desenvolvimento desse estado gigante e rico que tanto nos orgulha”, afirmou o presidente.

Segundo Russi, os desafios enfrentados pelos municípios são diversos e exigem uma atuação próxima do Legislativo. “As cidades enfrentam problemas de todos os tipos e de todas as formas. A gente precisa ter uma Assembleia sempre presente, próxima, atendendo e encaminhando os problemas da nossa população para que sejam solucionados”, ressaltou.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Máximo, o “Maninho”, ex-prefeito de Colíder, reforçou a importância da parceria entre a Assembleia Legislativa e os municípios na defesa das pautas municipalistas.

“A Assembleia Legislativa é uma parceira do municipalismo. É uma grande caixa de ressonância que recebe as demandas de todas as regiões do estado e ajuda os municípios a buscar soluções. Os prefeitos enfrentam hoje o desafio de fazer mais com menos recursos, principalmente nas áreas de saúde, educação, assistência social, transporte escolar e manutenção das estradas”, destacou.

Leia mais:  Deputado Max Russi propõe audiência pública sobre ameaça de despejo em bairros de Cuiabá

Segundo Maninho, entre as principais reivindicações apresentadas pelos gestores municipais estão o fortalecimento do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), recursos para manutenção das estradas vicinais, atualização dos repasses do transporte escolar e apoio às demandas da saúde pública.

“O município é onde as coisas acontecem no dia a dia. Por isso, essa união entre Assembleia, prefeitos e AMM é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população mato-grossense”, completou.

O primeiro-secretário da ALMT, deputado Dr. João (MDB), afirmou que grande parte das demandas municipais depende do diálogo entre municípios, Estado e Legislativo, principalmente na área da saúde.

“Se houver união entre Estado e municípios, é possível melhorar muito mais a saúde da população. Cuiabá e Várzea Grande precisam caminhar juntas, porque é aqui que está concentrada a alta complexidade que atende todo Mato Grosso”, declarou.

Além da saúde, Dr. João destacou que infraestrutura e agricultura familiar estão entre os principais pedidos apresentados por prefeitos e vereadores ao Parlamento estadual.

“A agricultura familiar deu um salto importante nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito. Mato Grosso tem capacidade para produzir alimentos e garantir desenvolvimento para os municípios”, pontuou.

O parlamentar também deixou uma mensagem aos mato-grossenses pelos 278 anos do estado. “Mato Grosso continua crescendo e recebendo pessoas com carinho, hospitalidade e amor. É um estado pelo qual eu sou apaixonado”, afirmou.

História e diversidade Para o professor e historiador do Instituto Memória da ALMT, Edevamilton de Lima Oliveira, compreender os 278 anos de Mato Grosso passa necessariamente pela relação histórica entre Cuiabá e a formação territorial do estado.

“Primeiro veio Cuiabá. A antiga Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá surgiu antes mesmo da criação da Capitania de Mato Grosso. Esse território chegou a compreender áreas que hoje pertencem aos estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia”, explicou.

Segundo ele, a diversidade regional do estado é resultado dos diferentes processos históricos de ocupação, colonização e exploração econômica.

Leia mais:  Dr. Eugênio fará a entrega de 150 coleções com livros de autores mato-grossenses no Araguaia

“Conseguimos compreender o atual Mato Grosso a partir dos movimentos históricos de colonização, da Marcha para o Oeste, das colonizadoras e também da exploração mineral. Muitos municípios nasceram da mineração do ouro e do diamante e hoje enfrentam novos desafios econômicos”, observou.

O historiador também ressaltou a importância da Assembleia Legislativa na organização administrativa do estado e no atendimento das demandas municipais.

“A Assembleia não está limitada ao espaço físico desta Casa. Os parlamentares têm responsabilidade com todos os 142 municípios, independentemente do tamanho ou da localização”, destacou.

Desafio das distâncias Com dimensões continentais, Mato Grosso enfrenta desafios históricos relacionados às distâncias e à integração regional. Conforme Edevamilton, aproximar os municípios mais distantes da capital e fortalecer a identidade mato-grossense ainda é uma missão permanente dos poderes públicos.

“Sentir a dor de quem mora em Guarantã do Norte, Vila Rica, Santa Terezinha, Luciara, Ponte Branca ou Nova Bandeirantes não é tarefa fácil. A função desta Casa é justamente contribuir para amenizar esses impactos por meio da legislação e das políticas públicas para que todos municípios se desenvolvam”, afirmou.

O historiador lembrou ainda que muitos moradores de regiões de fronteira cultural acabam consumindo serviços e referências de outros estados, o que reforça a importância da atuação institucional no fortalecimento da identidade estadual.

“Mato Grosso talvez seja um dos estados mais diversos culturalmente do Brasil. Temos 46 povos indígenas, além de migrantes de todas as regiões do país. Essa diversidade é uma das maiores riquezas do estado”, concluiu.

LEI – A celebração dos 278 anos de Mato Grosso é oficialmente reconhecida pela Lei nº 8.007, de 26 de novembro de 2003, de autoria do então deputado estadual João Malheiros, sancionada durante o governo de Blairo Maggi. A legislação instituiu o aniversário do estado como efeméride estadual e definiu o dia 9 de maio como data oficial de comemoração da história, da cultura e do desenvolvimento mato-grossense.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana