Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

tce mt

Tribunal de Contas lança programação do Setembro Amarelo com foco na valorização da vida

Publicados

em

Conselheiro Waldir Teis | Foto: Tony Ribeiro

Com foco na valorização da vida e na saúde mental dos servidores, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta terça-feira (2), a campanha Setembro Amarelo. A programação, conduzida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), reúne, ao longo do mês, atividades de arte, cultura e bem-estar.

Durante a abertura da campanha, na recepção do Edifício Marechal Rondon, houve apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar e café da manhã de confraternização. Na ocasião, o conselheiro Waldir Teis ressaltou que a proposta reflete o compromisso do Tribunal e do presidente, conselheiro Sérgio Ricardo, com a construção de um ambiente saudável e solidário.

“Quando você pensa no servidor, você está pensando justamente na sua matéria-prima de produção e o Tribunal de Contas proporciona ao servidor condições para que ele se sinta bem trabalhando aqui. Essa atenção é fundamental, porque não há nada pior do que estar em um lugar onde você não se sinta bem, e não há nada melhor do que ter qualidade de vida e respeito dentro do ambiente de trabalho”, afirmou.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, lembrou que a iniciativa terá reflexos diretos na entrega de serviços à sociedade. “Precisamos ter nossos servidores felizes e saudáveis para que produzam mais por Mato Grosso. Aqui no Tribunal de Contas esse trabalho é feito de forma excepcional pelo Núcleo de Qualidade de Vida e pela Secretaria de Gestão de Pessoas.”

Leia mais:  TCE-MT abre 1.000 vagas para segunda edição do MBA em Gestão de Cidades
Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
O secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas, salientou que o Setembro Amarelo é um momento de reforço de um cuidado que ocorre o ano inteiro.

Nesse sentido, o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas, salientou que o Setembro Amarelo é um momento de reforço de um cuidado que ocorre o ano inteiro. “Só aqui no Tribunal são milhares de atendimentos psicológicos a servidores e seus dependentes. O servidor do TCE não está sozinho. Além de ter onde buscar essa ajuda, nós também vamos até ele”, ressaltou.

Como parte da iniciativa, será desenvolvido ao longo do mês o projeto “Você Importa – Vozes que Transformam”, com o objetivo de promover a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. A programação inclui atividades de arte, música, oficinas, palestras, exposições e práticas de bem-estar, fortalecendo a escuta ativa, o acolhimento e o cuidado com a saúde mental dos servidores.

“São ações específicas de autocuidado, reflexão, autoconhecimento e bem-estar. O objetivo é mostrar que, mesmo em circunstâncias desfavoráveis, o servidor é capaz de florescer. Para isso, oferecemos ações de autocuidado, arte, práticas integrativas e sessões terapêuticas, valorizando a saúde mental e estimulando reflexão e bem-estar ao longo do mês”, disse a coordenadora do NQVT, Nathália Sato.

Leia mais:  Aprosoja destaca atuação do TCE-MT no debate da Moratória da Soja

Programação

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
A abertura da campanha contou com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar.

A programação será dividida em três semanas temáticas. A primeira contempla, além da abertura oficial da campanha, a instalação do painel interativo “Árvore da Vida” e a exposição do artista plástico Amaury Santos, intitulada de “Escuridão Iluminada”, que foi organizada pelo Instituto Memória.

Na segunda semana, as ações serão voltadas para a informação e acolhimento dos servidores por meio de exposições no saguão do TCE-MT sobre o Método Supera, livros de autoajuda, autoconhecimento e filosofia e parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). Serão ofertados também atendimentos com a técnica Barra de Access na sala de psicologia do NQVT e oficina de caricatura no Auditório Liu Arruda.

Já a terceira semana do projeto, será dedicada às vivências como oficinas de meditação na Escola Superior de Contas e Práticas Integrativas e Complementares (PICs) como reflexologia podal, auriculoterapia e aromaterapia no NQVT. Os participantes também receberão uma lembrança temática.

Para consolidar a ação, as mensagens do painel “Árvore da Vida” serão reunidas em um e-book garantindo a continuidade do impacto da campanha.

 

Comentários Facebook
Propaganda

tce mt

Aprosoja destaca atuação do TCE-MT no debate da Moratória da Soja

Publicados

em

Presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, recebeu reconhecimento do presidente da Aprosoja, Lucas Beber | Foto: Thiago Bergamasco

A atuação do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, no debate sobre a Moratória da Soja foi reconhecida pelo presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber, em pronunciamento sobre a saída de grandes tradings do acordo e a retomada da vigência da Lei Estadual nº 12.709.

Em vídeo publicado nesta segunda-feira (5), Beber ressaltou a contribuição do TCE-MT para a consolidação da norma, que entrou em vigor no dia 1ª de janeiro. O texto veda a concessão de benefícios fiscais a empresas que participem de acordos privados que restrinjam a atividade agrícola além das exigências do Código Florestal.

”Quero agradecer o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, principalmente o presidente Sérgio Ricardo e o conselheiro Antonio Joaquim”, disse Lucas Beber ao citar os diversos agentes que fizeram parte do processo.

Diante disso, Sérgio Ricardo destacou o papel do TCE-MT no acompanhamento de políticas públicas de desenvolvimento. “Quando se discute incentivos fiscais, o que está em jogo é se esses instrumentos estão contribuindo para o desenvolvimento do estado e para a redução das desigualdades regionais, que é o nosso foco.”

Leia mais:  Aprosoja destaca atuação do TCE-MT no debate da Moratória da Soja

Construção do debate

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Seminário realizado em maio de 2024 reuniu gestores públicos, produtores e entidades representativas.

Diante de questionamentos de produtores e municípios sobre os impactos econômicos e sociais da Moratória da Soja em Mato Grosso, o TCE-MT e a Aprosoja promoveram, em 2024, o Seminário sobre os impactos da Moratória da Soja e da Carne, que reuniu gestores públicos, produtores e entidades representativas. O encontro resultou na Carta de Maio, documento em defesa de políticas baseadas na legislação nacional. O debate integrou o processo que levou à aprovação da Lei Estadual nº 12.709, que posteriormente teve sua constitucionalidade parcialmente reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Paralelamente, o TCE-MT instaurou auditoria sobre os incentivos fiscais concedidos no estado, com foco na avaliação de seus efeitos sobre desenvolvimento regional e redução das desigualdades.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana