Pesquisar
Close this search box.

claudia

Tribunal de Contas emite parecer favorável às contas de Cláudia

Publicados

em

Prefeitura Municipal de Cláudia

Excesso de arrecadação, economia orçamentária, superávit de execução orçamentária e suficiência financeira foram alguns pontos em destaque nas contas anuais de governo da Prefeitura de Cláudia, referentes ao exercício de 2022. Sob relatoria do conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto, o balanço recebeu parecer prévio favorável à aprovação do Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) na sessão ordinária desta terça-feira (12).

Conselheiro do TCE-MT, Gonçalo Domingos de Campos Neto | Foto: Thiago Bergamasco

Na ocasião, o relator apontou que as receitas arrecadadas pelo Município totalizaram R$ 77,62 milhões e as despesas realizadas corresponderam ao montante de R$ 77,01 milhões. “Ao comparar a receita prevista com a arrecadada, bem como as realizadas com as autorizadas, o relatório da 1ª Secretaria de Controle Externo apontou a existência de excesso de arrecadação e economia orçamentária.”

Além disso, constatou-se que houve resultado orçamentário superavitário, considerando o total dos créditos adicionais abertos apurados no exercício anterior, assim como a suficiência financeira para quitar os restos a pagar processados e não processados.

Quanto aos limites e percentuais constitucionais e legais, restou apurado que Cláudia aplicou 27,74% da receita base na manutenção e desenvolvimento do ensino (mínimo 25%), 86,79% na remuneração dos profissionais do magistério (mínimo 70%) e 16,87% nas ações e serviços públicos de saúde (mínimo 15%). Os gastos com pessoal do Poder Executivo corresponderam a 42,74% (limite de 54%) da Receita Corrente Líquida (RCL).

No tocante à previdência, o relatório da equipe técnica expôs que o ente se encontra regular, com certificado de regularidade previdenciária e que não existem contribuições com pendências.

“É possível perceber um cenário satisfatório no desempenho fiscal do ente, tendo em vista que houve excesso de arrecadação, economia orçamentária, superávit de execução orçamentária, considerando os créditos adicionais abertos mediante uso da fonte superávit financeiro apurado no exercício anterior, assim como suficiência financeira para pagar os restos a pagar processados e não processados”, reforçou o conselheiro.

Frente ao exposto, em consonância com o Ministério Público de Contas (MPC), votou pela emissão de parecer prévio favorável à aprovação do balanço. “A par do arrazoado, percebe-se a existência de inúmeros pontos positivos que acobertaram as contas em apreço, sendo oportuno relembrar que as recomendações que serão indicadas ao final buscam colaborar com o aprimoramento da gestão”, concluiu, sendo seguido por unanimidade do Plenário.

Comentários Facebook
Propaganda

claudia

Atualizado: sobe para 4 o número de mortos no acidente; veja vídeos

Publicados

em

Atualizado às 11h30: Subiu para quatro o número de mortos no acidente na BR-163, entre Itaúba e Sinop (500 km de Cuiabá). O acidente aconreceu na tarde deste domingo (16.07). A colisão aconteceu entre duas carretas e uma caminhonete. Das mulheres e uma criança morrarem no local.

As vítimas são Sirlene Ribeiro Fonseca, Gabriele Ribeiro Fonseca, Nicoly Ribeiro. A quarta vítima, uma adolescente que morreu na manhã desta segunda-feira ainda não foi identificada. Elas saíram de Lucas do Rio Verde com destino a Alta Floresta, onde iriam a um velório.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam em uma caminhonete que colidiu frontalmente com 2 carretas. Os veículos seguiam em sentidos contrários no momento da colisão. O motorista da camionete teria forçado uma ultrapassagem, bateu de lado num dos caminhões e de frente com o segundo.

O impacto foi tão forte que a caminhonete ficou completamente destruída, uma das carretas saiu da pista, parando parcialmente sobre o asfalto, com danos na lateral esquerda do para-choque dianteiro.

As mulheres e a crianças provavelmente estavam sem cinto já que fora jogadas pra fora do veículo. O motorista foi socorrido e segue em estado grave .

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana