Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

barao de melgaco

Representantes da ALMT participam de evento sobre turismo rural

Durante toda a sexta-feira, convidados e a comunidade vão conhecer as alternativas para atrair turistas e fomentar a economia local

Publicados

em


Demóstenes Milhomem ALMT

Barão de Melgaço

Tramita na ALMT o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) para definir as atividades turísticas que especifica o “Turismo Rural na Agricultura Familiar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participa nesta sexta-feira (23) do evento “Turismo Rural: Barão Sustentável”, realizado no município de Barão de Melgaço (113 km da capital) para capacitar, divulgar e fortalecer o turismo na região. Uma extensa programação será realizada ao longo de todo o dia, incluindo caminhadas, cavalgada, capacitação de agentes locais, degustação da culinária local e o encerramento na praça central.

 

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá foi convidada pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) a participar e conhecer o projeto de fomento ao turismo rural na região.  Esta não será a primeira a vez que Barão de Melgaço realiza o evento de divulgação de seus potenciais turísticos e de capacitação da comunidade local.

 

Nesta edição, o treinamento será realizado por meio de uma palestra sobre crédito rural, alimentação saudável e produção agroecológica e da interpretação da geografia local sob orientação de um guia turístico profissional.  Ainda haverá almoço típico pantaneiro, caminhada e cavalgada à beira do Rio Cuiabá e festividades culturais.

 

O deputado estadual Eduardo Botelho, que preside a Frente Parlamentar, explica que a ALMT vai participar da iniciativa para conhecer in loco as demandas da região para implementar, de fato, o turismo rural em Barão de Melgaço. “Vamos participar para ver como a Assembleia pode contribuir com este projeto econômico, social e ambiental”.

GcomMT

Barão de Melgaço

Barão de Melgaço está a 113 quilômetros da capital por via asfaltada

 

O supervisor local da Empaer, Hudson Paes, explica que foram escolhidos pontos turísticos com paisagens de belas baías, corixos, trilhas e veredas usadas pelos vaqueiros e pescadores da região. De acordo com o supervisor, o turismo rural permite aos turistas um contato direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, com hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar. “A maior proposta do turismo rural é a geração de emprego e renda, possibilitando aos produtores comercializarem seus produtos e apresentarem as belezas do campo pantaneiro”, enfatiza.

 

Atualmente, tramita na ALMT o Projeto de Lei (PL) n° 310/2016, de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) para definir as atividades turísticas que especifica o “Turismo Rural na Agricultura Familiar”.  Por meio deste projeto, o deputado estima adequar as atividades e possibilitar criação de linhas de crédito, qualificação e assim fomentar a agricultura familiar e o turismo regional.

 

“O turismo rural além de possibilitar melhorar a renda familiar, ainda pode fomentar a agricultura familiar com a venda e divulgação dos produtos”, explica o deputado Eduardo Botelho.

 

O PL 310/2016 foi lido em plenário no dia 7 de julho deste ano, já passou pelo Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico e agora está na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo para apreciação. Conheça aqui a proposta.

Propaganda

barao de melgaco

Natasha ouve pescadores sem seguro-defeso e defende turismo em Barão de Melgaço

Médica já fez atendimento de barco a ribeirinhos e conhece de perto a região

Publicados

em

A suspensão do pagamento do seguro-defeso, que afeta milhares de pescadores artesanais e a falta de mais investimentos em infraestrutura turística foram as principais demandas apresentadas à pré-candidata a governadora de Mato Grosso, Natasha Slhessarenko, durante visita nesta quinta (14.05) a Barão de Melgaço, município localizado a cerca de 109 quilômetros de Cuiabá, no coração do Pantanal mato-grossense.

A agenda integrou uma caravana liderada pelo senador Carlos Fávaro, que percorre municípios da região para ouvir lideranças e discutir os principais desafios enfrentados pelas comunidades locais.

Em Barão de Melgaço, Natasha conversou com Domingos Antônio de Oliveira, o Capim. que há 25 anos está à frente da Colônia Z-5, entidade responsável por representar aproximadamente 800 pescadores artesanais da região. Segundo ele, pescadores de todo o estado estão sem receber o seguro-defeso, benefício essencial para garantir a subsistência das famílias durante o período em que a pesca é suspensa para preservação das espécies.

“É inadmissível que milhares de pescadores artesanais de Mato Grosso estejam sem receber um benefício fundamental para o sustento de suas famílias. Estamos falando de trabalhadores que vivem da pesca, preservam uma tradição histórica e movimentam a economia de inúmeras comunidades. É preciso tratar essa questão com responsabilidade e respeito”, afirmou.

Além da pesca artesanal, a pré-candidata ouviu relatos sobre a carência de investimentos em infraestrutura turística. Moradores destacaram que Barão de Melgaço possui enorme potencial para o turismo de natureza e para a pesca esportiva, mas ainda enfrenta limitações que dificultam a geração de emprego e renda.

Durante a visita, Natasha relembrou sua ligação com o município. Médica pediatra e servidora da Universidade Federal de Mato Grosso, ela atuou no projeto Ribeirinho Cidadão que levava atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas da região, percorrendo de barco localidades de difícil acesso levando atendimento às crianças e adolescentes.

“Tenho uma relação muito especial com Barão de Melgaço e conheço de perto a realidade da população. Sei das dificuldades, mas também do enorme potencial desta cidade, que merece mais investimentos e oportunidades”, destacou.

Natasha ressaltou que, com planejamento e infraestrutura adequada, Barão de Melgaço pode consolidar-se como um dos principais destinos de turismo sustentável de Mato Grosso, gerando desenvolvimento econômico e melhor qualidade de vida para a população local.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana