Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA FEDERAL

PF investiga esquema de garimpo ilegal e lavagem de dinheiro no Amapá

Publicados

em

Macapá/AP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18/6), as operações Trato Sujo II e Trono de Ferro II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de atuar na extração ilegal de cassiterita em um dos maiores garimpos clandestinos do estado do Amapá, além de promover a lavagem de capitais decorrente da atividade ilícita.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Amapá, expedidos pela Justiça Federal amapaense.

As investigações apontam que o grupo criminoso seria responsável pela exploração ilegal de minério em larga escala, utilizando um esquema de ocultação e dissimulação da origem dos recursos obtidos. Segundo apurado, os investigados promoviam o chamado “esquentamento” do minério extraído clandestinamente, totalizando mais de 670 toneladas de cassiterita, mediante o uso de documentação fraudulenta para inserir a produção ilegal no mercado formal.

De acordo com os elementos reunidos durante a investigação, a organização criminosa teria movimentado valores superiores a R$ 200 milhões, causando expressivos prejuízos à ordem econômica e danos ambientais de grande magnitude.

Leia mais:  FICCO/Ilhéus faz apreensão de drogas em Itabuna/BA

A ação de hoje é um desdobramento da primeira fase da operação Trono de Ferro, deflagrada em 19/2/2026, quando 36 mandados foram cumpridos, resultando na prisão de seis pessoas e o bloqueio de cerca de R$ 405 milhões em bens e valores.

As medidas cautelares cumpridas na atual fase da investigação visam interromper as atividades criminosas, aprofundar a coleta de provas e identificar outros envolvidos no esquema. Houve também o bloqueio de bens no valor de aproximadamente 250 milhões de reais, totalizando mais de 650 milhões de reais em bloqueios na investigação.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, usurpação de bens da União, extração ilegal de recursos minerais, lavagem de dinheiro, falsidade documental e demais delitos correlatos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá
(96) 3213-7500

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em operação contra o tráfico de drogas

Publicados

em

Dourados/MS. A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (18/6), em Dourados e Rio Brilhante, mandados de prisão temporária e busca e apreensão no âmbito da Operação Bonanza. As investigações estão relacionadas a apreensão de cocaína na região de Presidente Prudente/SP em abril de 2025.

Investigação conjunta identificou organização criminosa radicada no estado, com ramificações em São Paulo e Paraná, responsável por envio de drogas a diversos pontos do país.

As medidas, que têm como escopo o encontro de elementos de prova que possam corroborar ou refutar as hipóteses criminais, foram autorizadas pela Justiça Federal de Presidente Prudente. Ao todo, foram expedidos quatro mandados de prisão temporária e sete mandados de buscas e apreensão.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3303-5626/5627
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia mais:  FICCO/Campinas apreende pasta base de cocaína e prende dois suspeitos em Americana/SP
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana