Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA FEDERAL

PF deflagra Operação Vem Diesel 2 para fiscalizar estabelecimentos ligados à venda de gás de botijão

Publicados

em

Brasília/DF. A Força-Tarefa para Monitoramento e Fiscalização do Mercado de Combustíveis, composta pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) e pela Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), deflagrou, nesta quinta-feira (9/4), a segunda fase da Operação Vem Diesel, com foco na fiscalização de distribuidores e de revendedores de GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, popularmente conhecido como gás de botijão.

Foram realizadas ações de fiscalização em 24 cidades, localizadas em 15 estados e no Distrito Federal, com equipes compostas por agentes da ANP, do Procons e por policiais federais, alcançando 55 estabelecimentos.

A operação está sendo realizada nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As ações visam identificar práticas irregulares no aumento no preço do gás, na fixação de preços entre empresas concorrentes para controle de mercado e outras eventuais práticas abusivas que possam acarretar prejuízos para o consumidor.

Leia mais:  PF, PRF e PM/CE apreendem carga de cigarros contrabandeados no Ceará

Eventuais irregularidades detectadas pelas equipes de fiscalização, que possam indicar práticas de crimes contra a ordem tributária, econômica, bem como contra a economia popular e as relações de consumo, serão encaminhadas para a Polícia Federal para que sejam tomadas as providências de apuração de possível prática de crimes pelos envolvidos.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF lança Programa S.O.M.A. para fortalecer o combate ao narcotráfico marítimo

Publicados

em

Brasília/DF. Com o objetivo de elevar o patamar de eficiência nas ações de repressão ao tráfico transcontinental, a Polícia Federal realizou, na quarta-feira (15/4), a segunda visita técnica no âmbito do Programa S.O.M.A. (Strategic Ocean Monitoring & Action), no porto de Santos/SP. As primeiras visitas foram realizadas nos dias 11 e 12/3, em Navegantes/SC e Porto Belo/SC. Já a terceira e última visita acontecerá em maio, no porto de Fortaleza/CE.

A iniciativa surge como resposta estratégica à crescente produção de entorpecentes na América do Sul e à sofisticação logística das organizações criminosas que utilizam a costa brasileira como principal zona de transbordo para a América do Norte, Europa e Ásia. O evento contou com a participação de representantes da Alemanha, China, Espanha, França, Reino Unido e Itália, além da Organização das Nações Unidas.

Apesar do alto volume de apreensões recentes, o cenário global indica uma oferta resiliente e redução de preços nos mercados consumidores. Diante desse desafio, o S.O.M.A. estrutura-se para modernizar a atuação da PF em três frentes principais: Fomento à Cooperação Internacional; Inteligência Integrada e Modernização Tecnológica.

Na primeira frente, o objetivo é promover o estreitamento de laços com agências estrangeiras. No eixo de Inteligência Integrada, o programa busca aprimorar continuamente o fluxo de informações entre países parceiros. Por fim, e não menos importante, a modernização tecnológica passa pela implementação de ferramentas de ponta para monitoramento e inspeção.

Leia mais:  PF combate contrabando de alimentos em Santa Catarina

Atuação preventiva

O Delegado de Polícia Federal Luciano Flores, da Diretoria de Cooperação Internacional da PF, idealizador do programa, destaca que o trabalho da instituição nesta seara tem a prevenção como principal força. “A PF desenvolve ações muito efetivas no combate ao narcotráfico. Temos protocolos avançados de análises e escaneamento de contêineres, de modo que todos os que chegam por via marítima são inspecionados. O porto de Santos/SP, que é o maior da América Latina, é um exemplo de aplicação de técnicas de vistoria tanto nas importações quanto nas exportações”, destaca.

Cronograma

O programa está estruturado em três fases que unem a experiência de campo à inovação tecnológica, seguindo a ordem: Visitas Técnicas e Demonstração Prática (em curso); Proposição; Aprimoramento Tecnológico.

Atualmente, a PF recebe adidos, oficiais de ligação e representantes de organismos internacionais para demonstrações práticas do modus operandi criminoso e das táticas de repressão aplicadas pela instituição. As visitas seguem o seguinte calendário:

Navegantes e Porto Belo/SC: 11 e 12/3
Porto de Santos/SP: 15/4
Porto de Fortaleza/CE: 20/5

Leia mais:  PF e MPF investigam homicídios de trabalhadores rurais em Rondônia

A segunda fase, prevista para junho de 2026, envolve a etapa propositiva após o diagnóstico em campo. Serão realizadas reuniões estratégicas em Brasília/DF, com foco no debate sobre as vulnerabilidades identificadas e na proposição de novos protocolos de cooperação e investigação, ajustando falhas logísticas que permitem a saída de cargas ilícitas pelo litoral.

Já a terceira e última fase – Aprimoramento Tecnológico – deve acontecer a partir de junho de 2026 e será marcada pelo investimento em infraestrutura digital. O objetivo é a aquisição e o desenvolvimento de sistemas de análise de dados que permitam a identificação e inspeção remota de embarcações suspeitas, garantindo maior agilidade e precisão nas intervenções.

Deste modo, o Programa S.O.M.A. reforça o papel da PF como protagonista na segurança marítima internacional. Ao integrar tecnologia de ponta com uma rede de inteligência global, a instituição busca não apenas reagir ao tráfico, mas também antecipar movimentações criminosas, protegendo as fronteiras e a soberania nacional.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana