POLÍCIA FEDERAL
PF apura possíveis crimes contra etnias indígenas vulneráveis no Acre
Cruzeiro do Sul/AC. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (20/5), a Operação Tutela Originária, com o objetivo de aprofundar a apuração de crimes praticados em detrimento de indígenas em situação de vulnerabilidade social que vivem em comunidades localizadas no município de Feijó e na região do Alto Rio Envira.
As investigações apontam que um servidor indígena vinculado à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) teria se utilizado da posição funcional e da relação de confiança estabelecida com integrantes de povos originários para reter cartões bancários e documentos pessoais sob o argumento de prestar auxílio administrativo e de intermediar o acesso a benefícios assistenciais.
Segundo os elementos de prova colhidos, os valores não seriam integralmente repassados aos beneficiários, havendo indícios de supressão de parte significativa das quantias sacadas, causando severos prejuízos financeiros a indígenas em condição de extrema vulnerabilidade.
Foram cumpridos, na cidade de Feijó, por determinação da Justiça Federal, três mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, incluindo monitoração eletrônica, restrição de acesso a unidades da Funai no município e proibição de ingresso em terras indígenas.
O investigado e eventuais outros envolvidos poderão responder judicialmente pela prática dos crimes de estelionato, de retenção de documento, de furto qualificado mediante abuso de confiança e de apropriação de proventos, pensão ou qualquer outro rendimento de pessoa idosa.
Comunicação Social da Polícia Federal no Acre
E-mail: [email protected]
Fone: (68) 99912-8812
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF apreende droga em contêiner no Porto de Paranaguá/PR
Paranaguá/PR. Nesta quarta-feira (20/5), a Polícia Federal apreendeu 23,75 kg de substância análoga à cocaína, após trabalho de inteligência que identificou um contêiner suspeito localizado no Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR).
O entorpecente foi encontrado oculto no compartimento do motor de um contêiner refrigerado. A substância foi submetida a teste preliminar, com resultado positivo para cocaína.
Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásJúri condena policial civil por morte de PM e desclassifica crime para homicídio culposo
-
cultura5 dias atrásXVIII Mostra de Dança de Mato Grosso encerra edição com grande participação do público
-
Saúde6 dias atrásGiovani Mendes chama atenção para sequelas neurológicas de acidentes
-
esportes6 dias atrásFlamengo é eliminado pelo Vitória na Copa do Brasil
-
caceres5 dias atrásEx-sargento do Exército é sepultado com honras militares em Cáceres
-
Cuiabá7 dias atrásSérgio Ricardo fiscaliza creche insalubre que apresenta risco a bebês
-
Mato Grosso6 dias atrásBancos de Leite Humano atendem 396 bebês e têm aumento de doadoras
-
agua boa4 dias atrásHomem e adolescente são detidos por tentativa de homicídio



