Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

aripuana

“Nova Serra Pelada” já tem 2 mil pessoas; Ministério Público quer fiscalização

A informação é de que maquinários e pessoas estão no local promovendo a extração dos minérios, dezenas de populares estão deixando suas funções e empregos em busca do ouro. Estima-se que mais de 2 mil pessoas estejam atuando na mineração.

Publicados

em


Reprodução

ouro garimpo

‘Nova Serra Pelada’ já tem mais de 2 mil pessoal; Ministério Público quer fiscalização

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Aripuanã (1.200 km de Cuiabá) oficiará o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos competentes, para realizarem a fiscalização e a repressão da extração ilegal de minério que está sendo feita por populares na Fazenda Dardanellos (MT-208), na zona rural de Aripuanã.

 

Assim que foi informado da situação, o promotor de Justiça Carlos Frederico instaurou Notícia de Fato promovendo as primeiras diligências. Por se tratar de irregularidades decorrentes da atividade de mineração, bem da União, o MPE declinou da atribuição ao Ministério Público Federal (MPF).

Reprodução

garimpo em aripuana

“Nova ?Serra Pelada” em Mato Grosso atrai milhares de garimpeiros

A informação é de que maquinários e pessoas estão no local promovendo a extração dos minérios, inclusive, dezenas de populares estão deixando suas funções e empregos em busca do ouro, em tese, existente nas terras da Fazenda Dardanellos. Estima-se que mais de 2 mil pessoas estejam atuando na mineração.

 

Nas redes sociais (facebook e whatsapp) estão circulando fotos e vídeos de pessoas mostrando pedras douradas, supostamente retiradas do garimpo irregular, o que tem aumentado a cada dia o número de pessoas no local.

 

Há cerca de uma semana as informações começaram a ser divulgadas, promovendo uma verdadeira corrida em busca do ouro. Pelas imagens divulgadas é possível verificar que enormes valas e buracos já foram escavadas nos paredões. O trabalho está sendo realizado de forma artesanal e até mesmo com a ajuda de algumas máquinas. Acampamentos improvisados também já foram montados para abrigar os garimpeiros que chegam todos os dias à fazenda.

Propaganda

aripuana

Teto de igreja desaba e mata um trabalhador de 38 anos

Publicados

em

Um acidente de trabalho terminou em morte na tarde da última sexta-feira (26.06) no município de Aripuanã, a 976 quilômetros de Cuiabá. Renato Silveira Santos, de 38 anos, morreu após ser atingido pelo desabamento do forro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

De acordo com informações da Polícia Civil, o desabamento ocorreu por volta das 17h, momento em que o trabalhador estava no interior do templo. A estrutura do teto cedeu inesperadamente e atingiu a vítima em cheio. Equipes de socorro foram acionadas, mas o impacto foi fatal e o homem não resistiu, vindo a óbito ainda no local.

A área foi isolada para os trabalhos de perícia técnica. A Polícia Civil registrou o caso inicialmente como morte acidental, mas a investigação prossegue para esclarecer as circunstâncias do colapso da estrutura — como possíveis falhas de manutenção ou condições da edificação — que levaram à queda do material sobre o trabalhador.

Os órgãos competentes foram mobilizados para realizar o levantamento pericial que deverá compor o inquérito policial. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias específicas em que o trabalhador exercia suas funções no momento do acidente.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana