Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ecossistemas

Impactos sobre o ecossistema Pantanal

Conheça aqui as principais ações que degradam este bioma

Publicados

em


Pecuária Extensiva: Competição com a fauna nativa; desequilíbrios.
Pesca e Caça Predatória: Diminuição dos estoques pesqueiros; desequilíbrios, risco de extinção de algumas espécies de jacarés e outras espécies.
Garimpo de Ouro e Pedras Preciosas: Erosão, assoreamento e contaminação dos cursos d’água nas cabeceiras dos rios que formam a Bacia do Rio Paraguai, com impactos diretos no Pantanal.
Turismo Desordenado e Predatório: Desequilíbrios; estresse e morte de aves devido a fogos usados para provocarem revoadas e a saquinhos – garrafas de plásticos jogados que, se ingeridos por um animal, podem matá-lo.
Aproveitamento dos Cerrados: Manejo agrícola inadequado de lavouras resultando em erosão dos solos, o que aumentou significativamente o sedimento de vários rios que deságuam no Pantanal; contaminação dos rios com biocidas e fertilizantes.
Lixo e Dejetos Urbanos: Esgotos de centros urbanos (especialmente Cuiabá) e hotéis de turismo que se estabelecem às suas margens.
Obs: A grande quantidade de água do Pantanal origina-se de outras fontes e regiões: das chuvas e dos rios que nele deságuam, principalmente da bacia do Alto Paraguai. Daí a necessidade de uma política global de recuperação e preservação dos recursos hídricos que o abastecem.
Fonte:
O Desafio do Desenvolvimento Sustentável.

Propaganda

ecossistemas

Há quase um mês incêndio destrói o Parque Encontro das Águas sem controle

Publicados

em

Um incêndio está destruindo o Parque Encontro das Águas, localizado no Pantanal entre Poconé e Barão de Melgaço, há mais de 20 dias e já consumiu 20,8% da área do parque, o que equivale a 21.825 hectares de vegetação. Nem mesmo a chuva forte da semana passada conseguiu conter as chamas.

De acordo com uma nota emitida no sábado (28.10), cerca de 30 bombeiros estão posicionados ao longo dos rios Canabu, Cuiabá e São Lourenço para combater o incêndio que atinge o Parque. As equipes de bombeiros também contam com a ajuda de aeronaves dos Bombeiros e da Defesa Civil, que lançam água para reduzir a intensidade das chamas e aumentar a umidade na região.

O Parque Estadual Encontro das Águas está situado na confluência dos rios Cuiabá e Piquiri e abrange uma área de 108 mil hectares. A localidade é conhecida por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo, tornando sua preservação uma preocupação importante para as autoridades. A população local está apreensiva com o avanço das chamas na área, temendo impactos na fauna e flora da região.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana