Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

poxoreu

Documentário sobre mestre da cultura em Poxoréu estreia online com acessibilidade completa

Publicados

em

O documentário “O Menino e a Sanfona”, que resgata a trajetória do nordestino que marcou a formação cultural de Poxoréu (a 263 km de Cuiabá), poderá ser assistido gratuitamente a partir deste sábado (20.12), às 19h, pelo Youtube (link aqui). Contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Documentário Temático – edição Lei Paulo Gustavo, o filme conta com acessibilidade em Libras, legendas e audiodescrição.

A produção audiovisual recria com sensibilidade diversos momentos marcantes da vida de Natalino Alves de Sousa (in memoriam), desde sua infância na Bahia, o processo de enraizamento em Mato Grosso, e a influência de sua música na história cultural de Poxoréu.

Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou a Poxoréu em 1955 a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que se tornou seu mais precioso elo com as origens, um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.

Entre as imagens do filme, que utilizou locações autênticas dentro do próprio município, estão cenas tocantes, como a que Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”, no centro histórico da cidade.

Para o diretor do filme, Éden Costa, “O Menino e a Sanfona” se consolida como um registro histórico da contribuição nordestina na construção da identidade local e também chama atenção para a necessidade de valorização e preservação dessas raízes culturais.

“Ao contar a trajetória de Natalino, revisitamos a história de tantas famílias que ajudaram a moldar nossos modos de viver, celebrar e produzir cultura. É um documentário que nasce da nossa realidade, honra nossa memória e reafirma a necessidade de preservar aquilo que nos forma”, expõe.

Éden Costa destaca ainda que o filme se tornou a última contribuição direta do homenageado à cultura de Poxoréu. “As gravações do documentário ocorreram em abril de 2025. Natalino faleceu em 5 de julho de 2025, após ter participado ativamente das captações, eternizando sua história, sua voz e sua sanfona”.

“O Menino e a Sanfona” teve sua estreia presencial no dia 13 de dezembro, durante a Mostra CineLab, atividade que marcou a conclusão do curso de produção audiovisual contemplado em outro edital da Secel, o Cinemotion de Formação.

Serviço:
Lançamento “O Menino e a Sanfona”
Quando: sábado (20.12), às 19h
Onde: https://www.youtube.com/@edencostabrmtpox
Acessibilidade: Libras, Legendas e Audiodescrição

 

Propaganda

poxoreu

Idoso investigado por tentativa de homicídio é preso pela Polícia Civil

Publicados

em

Um idoso investigado por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (16.4), durante ação de cumprimento de mandado judicial.

As ordens de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar em desfavor do suspeito, de 71 anos, foram decretados pela Justiça, embasados nas investigações da Delegacia de Poxoréu para apurar os crimes.

Durante a ação para cumprimento dos mandados em uma chácara na zona rural do município, a equipe apreendeu uma arma de fogo e diversas munições.

Além de preso por força da prisão preventiva, o idoso foi autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.


O crime

Na manhã do dia 27 de fevereiro de 2026, na zona rural do município de Poxoréu, o idoso foi até as proximidades da residência das duas vítimas e passou a provocar desentendimento em razão de conflito prévio de vizinhança.

As vítimas relataram que o suspeito vinha fazendo ameaças reiteradas contra os moradores da chácara, especialmente em razão de divergências relacionadas à utilização de estrada rural e instalação de lombadas para contenção de enxurradas, circunstâncias de natureza eminentemente trivial.

No dia dos fatos, após discussão verbal o idoso armado efetuou um disparo em direção das vítimas. Na sequência ele realizou outros disparos que atingiram a estrutura da casa e o telhado do imóvel, fugindo em seguida.

Com base nos indícios colhidos quanto ao direcionamento do primeiro disparo contra as vítimas, à curta distância entre autor e ofendidos, à existência de ameaças anteriores, à reiteração dos disparos, à fuga do investigado após o fato, a Polícia Civil representou pelos mandados judiciais.

Diante das ordens de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar deferidos pela Comarca de Poxoréu, os policiais civis foram até o endereço do investigado.


Conforme o delegado Rodolpho Bandeira, durante o trabalho operacional foram apreendidos diversos projéteis de cartuchos calibre 20 intactos e deflagrados, uma espingarda Boíto do mesmo calibre, além de capsulas e uma munição intacta de 9 milímetros.

Ato contínuo o idoso foi encaminhado à Delegacia de Poxoréu como todo material apreendido. Ele foi preso em cumprimento do mandado de prisão e autuado em flagrante delito. Após a confecção dos autos, o suspeito foi colocado à disposição da Justiça.

 

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana