assembleia legislativa
Deputados Constituintes de 1891

Antônio Corrêa da Costa Ribeiro
Antônio da Silva Albuquerque
Antônio Jacinto Mendes Gonçalves
Delfino Augusto de Figueiredo
Flávio Crescêncio de Matos
Francisco Gonzaga Cícero de Sá
Generoso Paes Leme de Souza Ponce
Joaquim Caraciolo Peixoto de Azevedo
João Antônio Nunes da Cunha
João Batista de Oliveira Sobrinho
João Severino de Cerqueira Daltro
João de Moraes e Matos
João Maciel da Costa
João Maria de Souza
João Pedro Gardês
José da Silva Rondon
José Leite Pereira Gomes
José Magno da Silva Pereira
José Maria Metelo
José Marques da Silva Bastos
Luís da Costa Ribeiro
Manoel Alves Ribeiro
Manoel Escolástico Virgíneo
Manoel José Murtinho
Manoel Juvenílio Barbosa
Mariano Ramos
Pedro Celestino Corrêa da Costa
Salomão Alves Ribeiro
Virgílio Alves Corrêa
MESA DIRETORA
Vice-Pres. Generoso Paes Leme de Souza Ponce
1º Secretário José Magno da Silva Pereira
2º Secretário Mariano Ramos

assembleia legislativa
Assembleia apoia projeto de combate à violência contra a mulher
Meta do projeto da ALMT é reunir 10 mil voluntários nos 43 municípios onde ele será implantado inicialmente

ALMT
Projeto pretende combater os casos de violência no estado a partir da formação de um “exército” de voluntários, orientados com base na Lei Maria da Penha
A Assembleia Legislativa firmou parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) para desenvolvimento do projeto “Exército de Marias da Penha”, que visa combater a violência contra a mulher em Mato Grosso. A parceria foi assegurada pelo presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), e será executada pela Sala da Mulher e TV Assembleia.
O projeto pretende combater os casos de violência no estado a partir da formação de um “exército” de voluntários, que serão capacitados e disseminarão em suas comunidades informações acerca dos tipos mais comuns de violência contra a mulher, fatores relacionados às ocorrências e detalhes da Lei n° 11.340, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha.
A meta do projeto é reunir 10 mil voluntários nos 43 municípios onde ele será implantado inicialmente. “Começaremos pelos locais que apresentam maior vulnerabilidade no que se refere à violência contra a mulher, mas queremos alcançar o maior número de pessoas possível, chegando até os 141 municípios mato-grossenses”, frisou a idealizadora do projeto e superintendente de Políticas para as Mulheres de Mato Grosso, Isabel Silveira.
Podem participar como voluntários mulheres e homens com idades acima de 16 anos, sendo que estes serão envolvidos no projeto através do Programa “Eles por Elas”, da Organização das Nações Unidas (ONU). Para se inscrever, basta enviar um email para [email protected] ou ligar no telefone (65) 99987-5303.
Capacitação
A capacitação dos voluntários será realizada em três etapas, por meio de 21 videoaulas, gravadas nos estúdios da TV Assembleia.
A primeira etapa orientará os voluntários a disseminar as informações em escolas e unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A segunda etapa irá prepará-los para abordar mulheres vítimas de violência nas comunidades urbanas e rurais e a terceira etapa, para ministrar palestras para homens em canteiros de obras, postos de gasolina, lavouras, entre outros lugares.
Ministrada pela juíza da 10ª Vara Criminal e da 1ª Vara da Violência Doméstica, Ana Cristina Mendes, a primeira das 21 videoaulas foi gravada nesta terça-feira (12) e abordou as formas de violência contra a mulher, os fatores econômicos que podem influenciar as ocorrências e o ciclo no qual estão incluídas as vítimas.
Segundo Ana Cristina, muitas mulheres acreditam ser culpadas pela agressão que sofreram. “Essas mulheres geralmente apresentam baixa auto-estima e são dependentes financeiramente e emocionalmente de seus parceiros. Elas acreditam que não merecem ser felizes ou que só conseguirão ser felizes ao lado deles”, relatou.
As demais videoaulas serão ministradas por juízes, promotores, defensores públicos, professores, psicólogos e outros profissionais que atuam em favor da causa. Além do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública também participam do projeto.
Realidade de MT
Mato Grosso foi o primeiro estado do país a implantar a Lei Maria da Penha, que completará 10 anos no dia 7 de agosto. Apesar disso, segundo Isabel Silveira, nos últimos 10 anos houve um aumento de 32% de homicídios contra a mulher registrados no estado.
-
turismo7 dias atrás
Quer estudar fora? 5 dicas para planejar um intercâmbio pós pandemia
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Caso Henry: após enterrar filho, namorada de Jairinho foi a salão de beleza
-
Cuiabá7 dias atrás
Vídeo da PM homenageando os 302 anos de Cuiabá, viraliza na internet
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Dr. Jairinho: quem é o médico e vereador preso suspeito de matar o enteado
-
turismo4 dias atrás
Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa
-
artigos6 dias atrás
O novo anormal
-
MULHER6 dias atrás
6 deliciosas receitas com mortadela para fugir dos lanches
-
artigos6 dias atrás
100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho