cultura
Cineasta Luiz Marchetti abre exposição em Cuiabá para celebrar 40 anos de carreira
Evento gratuito ocorre nesta sexta-feira (11), no centro da cidade, na Galeria Calm
																								
												
												
											Um dos mais importantes realizadores do cinema mato-grossense, Luiz Marchetti comemora 40 anos de carreira revisitando momentos célebres e pelo conjunto da obra, reforça sua missão e colaboração com a cultura de nosso estado. Ao longo da jornada, também ultrapassou a fronteira do audiovisual, conduzindo projetos no campo da comunicação, artes visuais e cênicas.
Para celebrar a efervescência produtiva que marca sua história, abre a Galeria Calm, em Cuiabá, no dia 11 de julho, das 19h às 22h, para a exposição “Cinema & Videoarte: 40 anos da carreira de Luiz Marchetti”. A entrada é gratuita.
O ciclo comemorativo teve início com circulação por escolas de artes e cinema da capital, caso da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – com apoio dos professores Ben-Hur Bernard, Diego Baraldi e Moacir Francisco Barros – e aulas de artes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com a colaboração de Ana Cecília dos Santos e Cláudio Dias Filho.
“O circuito de visitações incluiu exposição de itens utilizados em produções de minha autoria, por exemplo. Então, numa perspectiva de showcase contava um pouco sobre minha trajetória e na sequência, realizava um papo com os alunos”, conta.
“Levei para sala de aula a referência de um artista cuiabano que pretende trabalhar cinema e audiovisual não somente com narrativa, mas com videoarte, vídeo autoral e que participou de diversos momentos com teatro no Rio de Janeiro, cinema expandido. Já trabalhei com dramaturgia, com fotonovela em Barcelona (Espanha) e depois, com diversos formatos de audiovisual como filme-instalação, instalação sonora e tive ainda a honra de, por oito anos, ser patrocinado pela Kodak na Inglaterra. Minha vida é marcada também por parcerias. Seja com músicos e artistas plásticos, seja na fronteira com o cinema e outras áreas”.
Segundo Marchetti, nesta sexta-feira (11), é dessa forma que os convidados farão uma “viagem no tempo”. “A partir de recortes da minha carreira, vão de encontro ao Luiz Marchetti cineasta, que é diretor de cinema, de teatro e televisão. Que atuou em processos de artes visuais e galerias e que também articulou uma comunicação com o segmento artístico enquanto jornalista, curador, como promotor de residências artísticas, enfim, no artevismo”.
Para realizar esse projeto que coroa quatro décadas de produção artística, Marchetti conta com recursos do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, realizado pela Prefeitura de Cuiabá. A PNAB é iniciativa do Governo Federal via Ministério da Cultura.
“Esse projeto tem como foco aqueles que têm interesse pelo audiovisual, pelo cinema. E que buscam não somente a narrativa, o cinemão, como também, a pesquisa, práticas das mais diferentes variações do cinema com palco, com a performance via vídeo-dança e principalmente, o cinema galeria, o videoarte”.
E assim, o momento é bastante propício também, para lançar trabalho novo. Durante o evento, Luiz Marchetti lança ainda o videoarte “Carne.Oficina”, inspirado na poesia Carne, da escritora Dani Paula. Apostando sempre nas parcerias ao longo de sua jornada, Luiz Marchetti conta ainda com a colaboração dos artistas da música, Estela Ceregatti e Jhon Stuart e da coreógrafa Elka Victorino.
“Convido a todos que fizeram parte dessa história, a embarcarem comigo nessa viagem. Vou expor trabalhos que de alguma maneira mostram um pouco da minha pesquisa e prática, além da delicadeza que me cobro, de sempre me comunicar com outros artistas”. Marchetti relembra que atuou por muitos anos em parceria com a grande amiga Marília Beatriz em jornal mato-grossense e seus cartazes de filmes sempre tiveram assinatura de artistas visuais mato-grossenses, como Adir Sodré e Ruth Albernaz.
“Sempre promovi um cinema que de alguma maneira tivesse uma visibilidade extremamente popular nas ruas, instalações, praças públicas e ao mesmo tempo, de pesquisa em galerias de arte, aqui no Brasil e no mundo. Também me dedico à pesquisa de vanguarda, inclusive, trabalhando como curador em exposições de vários outros artistas aqui em Cuiabá, além do recente Salão Jovem Arte e residências artísticas de diferentes grupos de teatro, circo, música e dança que promovi aqui no Calm”.
Por fim, Marchetti reforça que “está em paz” consigo. “Essa exposição é uma comemoração. Mas ao mesmo tempo, vale ressaltar, estamos inaugurando de fato nossa galeria Calm, sigo morando no centro, com muitos amigos”. E vale ressaltar, como nova produção a caminho: o cineasta acaba de anunciar a seleção de elenco para uma minissérie de época a ser filmada em breve.
Serviço
Exposição Cinema & Videoarte – 40 anos da carreira de Luiz Marchetti
11 de julho, 19h-22h
GALERIA CALM – Centro Audiovisual Luiz Marchetti
Rua Zulmira Canavarros, 285, Centro
																	
																															cultura
Projeto Piano Gente encanta escolas rurais de Cuiabá com arte e memórias afetivas
														Expandindo sua missão de levar cultura às comunidades, o Projeto Piano Gente desembarca, já na primeira semana de novembro, em unidades escolares da zona rural de Cuiabá com espetáculos vibrantes de música e dança. A iniciativa ganha um toque especial de emoção para seu idealizador, Dario Scherner, profundamente conectado às regiões contempladas.
Uma das comunidades que receberá a arte do Piano Gente é a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Dr. Estevão Alves Correa, localizada a 22 km de Cuiabá, na região do Rio dos Peixes. Conhecida por ser um polo turístico com balneários, restaurantes e bares, e passagem obrigatória para quem se dirige a Chapada dos Guimarães, a área também sedia o tradicional Festival da Pamonha.
Outra unidade escolar a ser palco do projeto é a EMEBC Nossa Senhora da Penha e França, situada no histórico Distrito do Coxipó do Ouro. Para Dario Scherner, levar o projeto a esses locais é um privilégio carregado de significado pessoal e memórias de infância.
“Rio dos Peixes representa muito para mim, pois meus tios possuem até hoje chácaras na região que marcaram a minha infância. Já o Coxipó do Ouro foi como o nosso quintal de casa durante os anos 80, quando meus pais tinham uma propriedade de veraneio às margens do Rio Coxipó do Ouro”, relembra Scherner. Ele conta que, ao lado dos irmãos, aprendeu a pescar, caçar, plantar, colher e cozinhar em uma época de maior isolamento da capital.
Scherner faz questão de mencionar marcos históricos da região, como a instalação do primeiro orelhão em frente ao bar do Kinka, as festas da vila e a escola de telhado antigo, liderada por décadas pelo professor Antônio. Ele destaca ainda que todo esse contexto inspirou a tese de doutorado em educação rural de sua mãe, a Prof. Carmen Lucia César Scherner, da UFMT. O Coxipó do Ouro também é um local de grande importância histórica, tendo sediado a primeira missa em Cuiabá, em 21 de fevereiro de 1721. “Portanto, são regiões de muitas histórias, memórias e significados, e estou muito feliz, após décadas de tudo o que vivi por ali, em levar o Piano Gente com todo o nosso coração”, concluiu Dario.
A iniciativa do Projeto Piano Gente não apenas democratiza o acesso à cultura, mas também ressalta a riqueza histórica e afetiva das comunidades rurais de Cuiabá, proporcionando momentos únicos de arte e conexão.
Para mais informações sobre o projeto, acompanhe @pianogente
- 
																	
										
																			TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásProva oral da magistratura de MT começa com transparência e expectativa entre candidatos
 - 
																	
										
																			TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrás1ª fase da Expedição Araguaia-Xingu contabiliza 12,9 mil atendimentos
 - 
																	
										
																			cultura7 dias atrás“Lute como Uma Gorda”: Documentário inédito aborda gordofobia em mostra em Cuiabá
 - 
																	
										
																			esportes6 dias atrásAtlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
 - 
																	
										
																			Educação4 dias atrásEscolas recebem kits de laboratório para aproximar teoria e prática e tornar as aulas mais dinâmicas
 - 
																	
										
																			esportes5 dias atrásFluminense vence Ceará e entra no G-6 do Brasileirão
 - 
																	
										
																			esportes6 dias atrásSeleção Brasileira Feminina vence Itália e garante 100% de aproveitamento na data Fifa
 - 
																	
										
																			esportes6 dias atrásFlamengo finaliza preparação e embarca para decisão da Libertadores na Argentina
 



													
								
