Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Audiência pública debate impactos da Lei de Combate ao Crime Organizado no sistema de justiça

Publicados

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), a Polícia Judiciária Civil (PJC) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), realiza a audiência pública “A Lei do Combate ao Crime Organizado no Brasil e os impactos no sistema de justiça criminal: desafios e oportunidades”. O evento ocorrerá na tarde de 12 de junho de 2026 (sexta-feira), no Auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, em Cuiabá, com participação presencial e transmissão on-line.

A iniciativa tem como objetivo promover o debate qualificado sobre os reflexos da legislação de enfrentamento ao crime organizado no sistema de justiça criminal brasileiro, reunindo representantes do Judiciário, Ministério Público, advocacia, forças de segurança e especialistas da área jurídica.

O credenciamento dos participantes terá início às 13h, e a solenidade de abertura está marcada para as 13h30. O evento será realizado em formato híbrido, com transmissão pela plataforma Teams e pelo canal oficial do Poder Judiciário de Mato Grosso no YouTube.

Leia mais:  Polícia Civil prende dois investigados por violência contra a mulher em Várzea Grande

A programação contará com três painéis temáticos, que abordarão aspectos relevantes da legislação, da investigação criminal e da governança corporativa, além dos desafios relacionados às garantias processuais.

As inscrições podem ser feitas por este link: https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/07000000-0aa7-0a58-0616-08deb77d4ca1

Programação

14h – Painel 1

Expansão do conceito de “domínio social estruturado”

Mediadora: Anne Karine Louzich Hugueney, subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do Ministério Público de Mato Grosso;

Expositor: desembargador Wesley Sanchez Lacerda;

Debatedor: delegado Rafael Scatolon;

Debatedor: Giovane Santin, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso.

15h – Painel 2

Lei Antifacção e Governança Corporativa: limites e deveres das pessoas jurídicas

Mediador: Douglas Ibarra, conselheiro estadual da OAB-MT;

Expositor: promotor de Justiça Renee do Ó Souza;

Debatedor: delegado Caio Albuquerque, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa;

Debatedor: juiz Anderson Clayton Dias Batista.

16h – Painel 3

Ampliação de poderes investigativos e flexibilização de garantias processuais

Mediador: promotor de Justiça Elton Oliveira Amaral;

Expositora: juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni;

Leia mais:  PM prende mulher e apreende 45 sacolões com alimentos e produtos de limpeza de facção criminosa

Debatedor: delegado Gustavo Godoy;

Debatedor: advogado Stalyn Paniago.

A audiência pública busca estimular a reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas da política de enfrentamento ao crime organizado, contribuindo para o fortalecimento do diálogo institucional e para o aprimoramento das práticas adotadas pelos órgãos que integram o sistema de justiça criminal.

Confira a programação aqui: Programacao (2).pdf

Serviço

Audiência Pública – A Lei do Combate ao Crime Organizado no Brasil e os impactos no sistema de justiça criminal: desafios e oportunidades

Data: 12 de junho de 2026

Credenciamento: 13h

Abertura: 13h30

Local: Auditório do TJMT – Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite

Formato: Híbrido (presencial e on-line)

Transmissão: Plataforma Teams e canal oficial do TJMT no YouTube

Inscrições: Clique aqui para se inscrever – https://evento.tjmt.jus.br/inscricao-evento/07000000-0aa7-0a58-0616-08deb77d4ca1

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

POLÍCIA

Polícia Civil prende homem foragido da Justiça com dois mandados de prisão

Publicados

em

Um homem com dois mandados de prisão foi preso pela Polícia Civil, na segunda-feira (01.06), na zona rural do município de Rondonópolis, em ação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O foragido, de 41 anos, estava com as ordens judiciais de prisão preventiva, decretadas pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, tortura, roubo e homicídio qualificado.

Durante diligências nas proximidades da BR-364, na zona rural de Rondonópolis, os policiais civis abordaram uma caminhonete.

Na ocasião, o suspeito informou não portava documentos e apresentou identidade falsa, alegando não possuir antecedentes criminais relevantes.

Diante das inconsistências apresentadas, foram realizadas consultas e constatada a verdadeira identidade do homem, o qual possuía dois mandados expedidos pela 7ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá e pela Vara Única da Comarca de Aripuanã.

Em seguida o procurado foi preso e conduzido para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado e colocado à disposição da Justiça.

A prisão demonstra a efetividade do trabalho integrado entre as forças policiais e o comprometimento da Polícia Civil na localização e prisão de foragidos, contribuindo para o enfrentamento à criminalidade organizada e para a garantia da segurança da população.

Leia mais:  Polícia Civil prende homem que descumpriu medidas protetivas e ameaçou vizinha de morte

Histórico Criminal

O foragido foi alvo da Operação Reditus, deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis, como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida em crimes como tráfico de drogas, tortura, roubos e corrupção de menores.

A operação, realizada em 2019, resultou no cumprimento de mandados judiciais, na prisão de diversos integrantes do grupo criminoso, além da apreensão de veículos, valores em dinheiro e elementos utilizados nas investigações.

Integração

A ação é resultado do trabalho integrado entre as equipes da DHPP de Rondonópolis, da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, e da Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER 9 – Piracicaba.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana