Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

a

AGRIMENSOR SANTIAGO (Rio)

Publicados

em


Arquivo Pessoal

Rio Agrimensor Santiago

Rio Agrimensor Santiago

AGRIMENSOR SANTIAGO (Rio). Afluente pela margem direita do Rio Ronuro, tributário do Rio Xingu, Parque Nacional do Xingu, município de Paranatinga. 

Arquivo Pessoal

Rio Agrimensor Santiago

Rio Agrimensor Santiago 

Antônio Carneiro Santiago Sobrinho Estudava Engenharia Civil na politécnica Paulista quando foi convidado pelo então Coronel Candido Rondon para trabalhar como Agrimensor  na Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas (CLTEMTA), lá trabalhou vários anos na determinação de coordenadas e no levantamento do traçado das linhas telegráfica, também trabalhou nas expedições ao rio Ronuro, e Xingu tendo chefiado a expedição que mapeou pela primeira vez em 1924 o Rio Jatobá maior afluente do Rio Ronuro,  teve 9 filhos para 8deles deu nomes indígenas de povos e lugares por onde passou  como: Arikemês, Arity, Urumy, Anary, Emery, Jamary e Juruena. 

Arquivo Pessoal

Rio Agrimensor Santiago

Rio Agrimensor Santiago 

Um  fato Curioso sobre a Expedição ao Rio Jatobá chefiada por Santiago é que ela ocorreu em 1924 exatamente um ano antes da expedição em que o famoso coronel inglês Fawccet desapareceu,  Antônio Carneiro Santiago Sobrinho, Mais conhecido como Agrimensor Santiago seguiu a mesma rota saindo de São Paulo até Corumbá / Cuiabá e posto indígena Bakairi São Simeão, deste ponto os caminhos são diferentes Fawccet indo para o Acampamento do Cavalo Morto de onde nunca mais se teve notícias e Santiago para cabeceira do Rio Jatobá de onde desceu rio abaixo mais de 500km mapeando o Rio Jatobá em Seguida o Rio Ronuro depois o Rio o Xingu ao termino da expedição retornando vivo e sem nenhum ferimento ou doença; pelos seus relevantes trabalhos prestados a Comissão teve o nome dado a um rio Afluente pela margem direita do Rio Ronuro batizado de Rio Agrimensor Santiago,que  deu origem e nome do Distrito de Paranatinga em pleno desenvolvimento denominado Santiago do Norte que está situado na região do Rio Agrimensor Santiago.

Arquivo Pessoal

Rio Agrimensor Santiago

Rio Agrimensor Santiago

 

Propaganda

a

AYRES (Raimundo Maranhão)

Publicados

em

Por


AYRES (Raimundo Maranhão). Jornalista, empreendedor e poeta (Carolina/MA – 03/10/1914 – Guiratinga/MT, 1972). Por sua significativa produção literária ocupou a Cadeira nº 23, da Academia Mato-Grossense de Letras, entre seus escritos estão os seguintes livros: O poeta da flor de neve, Poesia da Fraternidade e Ronald de Carvalho. Em dezembro de 1945, Raimundo Maranhão fundou em Guiratinga – Mato Grosso, o jornal Novo Mundo, órgão de Intercâmbio Cultural em todas as Américas, e, posteriormente, órgão de Intercâmbio Cultural em todas as Américas e Europa, em conjunto com o órgão oficial da Associação de Intercâmbio Cultural. O jornal desapareceu possivelmente em 1954, enfrentando dificuldades materiais para se manter. Dados de sua redação informam que ele chegou a atingir mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África. Por sua impetuosidade e dinamismo, Maranhão foi um dos mais importantes nomes de Mato Grosso na produção de intercâmbio cultural, por sua visão de mundo a ser atingido a partir de uma cidade relativamente pequena, na época, mas de intensa movimentação sócio-econômica em função de lides garimpeiras da década de 1940.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana