Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

caceres

Atletas da Unemat levam Mato Grosso ao Pan-Americano de Parabadminton

Publicados

em

Os atletas Vitor Hugo Silva Dutra e Gabriely da Silva Campos, do Centro de Referência Paralímpico da Universidade do Estado de Mato Grosso (CRPB-Unemat), são convocados pela Confederação Brasileira de Badminton para o Campeonato Pan-Americano de Parabadminton. O Pan-Americano acontece entre os dias 22 e 26 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

A primeira participação internacional de atletas do Centro de Referência da Unemat, também é a primeira de Mato Grosso na modalidade parabadminton. Naturais do município de Cáceres (MT), Vitor Hugo e Gabriely iniciaram a trajetória esportiva no CRPB-Unemat em 2023, seguem treinando em casa e, desde então, acumulam conquistas em competições estaduais e nacionais.

“A convocação é considerada um marco para o esporte paralímpico em Mato Grosso, consolidando o centro como referência na formação de novos talentos. É a prova de que, com oportunidades e apoio, nossos atletas podem sonhar e chegar longe”, avalia Emanuel Carvalho, supervisor do centro.

Para Riller Reverdito, coordenador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Esporte e Exercício Físico (Cipeef/Unemat), o resultado expressa o impacto da iniciativa. “A presença de Vitor Hugo e Gabriely no Pan-Americano de Parabadminton fortalece a projeção de Mato Grosso no cenário esportivo internacional e simboliza o avanço das políticas de inclusão no esporte”, disse o coordenador.

Leia mais:  Cáceres adota plataforma federal gratuita para Ouvidoria e reduz custos com sistema digital

O CRPB-Unemat é fruto da parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Unemat. Criado em 2022, o CRPB foi o primeiro do gênero implantado no estado e tem garantido acesso ao esporte, inclusão social e estrutura de treinamento. O Centro de Referência também conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e a Prefeitura Municipal de Cáceres.

 

Propaganda

caceres

Prefeitura de Cáceres orienta pais sobre vacinação contra a dengue em adolescentes

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a orientação aos pais e responsáveis sobre a importância da continuidade da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público contemplado pela estratégia do Sistema Único de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, esclarece que a vacina contra a dengue atualmente disponibilizada pelo SUS para esse público é a Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda. O imunizante é diferente da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, cuja estratégia de vacinação foi temporariamente suspensa pelo Ministério da Saúde, de forma preventiva, para investigação de eventos raros.

De acordo com o Ministério da Saúde, a suspensão temporária se refere à estratégia com a vacina do Butantan e não interrompe a vacinação com a Qdenga, que segue disponível conforme as orientações do Programa Nacional de Imunizações. A Qdenga possui esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre a primeira e a segunda aplicação.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a informação correta é fundamental para evitar insegurança e garantir a proteção dos adolescentes. Por isso, os pais e responsáveis devem manter o cartão vacinal atualizado e, no caso daqueles que já receberam a primeira dose, é essencial retornar à unidade de saúde no prazo indicado para completar o esquema vacinal.

Leia mais:  Espólio de Marco Antônio Corbelino contesta leilão de imóvel e cita desvio de gado em Cáceres

“A dengue é uma doença que pode evoluir para formas graves, com risco de internação e óbito. Além da vacinação, seguem indispensáveis os cuidados diários de combate ao mosquito Aedes aegypti, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter quintais limpos, tampar caixas d’água e reforçar a atenção dentro e fora de casa”, observa Donatoni.

A coordenadora de Atenção Básica, Leiliane Muniz, orienta que em  caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacina e documento de identificação do adolescente.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres reafirma seu compromisso com a segurança, a orientação correta e a proteção da população” conclui Leiliane.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana