municipios
Biblioteca lança campanha para incentivar leitura entre crianças e adultos
A campanha pretende que munícipes façam doações de livros de qualquer gênero literário em bom estado de conservação
Secom Nova Ubiratã
Nova Ubiratã (MT)
Apesar de sua importância o hábito da leitura tem se tornado cada vez mais incomum no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), cerca de 44% dos brasileiros não leem livros. Já outros 30% sequer adquiriram um exemplar.
Com base nos dados, bibliotecas municipais espalhadas por todo território nacional tem se mobilizado para difundir ações que incentivem a prática da leitura entre crianças e adultos.
Na biblioteca de Nova Ubiratã, município com aproximadamente12 mil habitantes, a situação não é diferente.
Para atrair mais leitores a repartição, gerida pela Secretaria Municipal de Educação, lançou a primeira “Campanha Troca Solidária”.
De acordo com a professora Fabiana da Silva Feijó, responsável pelo espaço, o projeto é aberto a toda população, independente da faixa etária, e tem por objetivo a ampliação do acervo de mais de mil exemplares.
“O adepto a leitura gosta de compartilhar suas experiências literárias com outras pessoas sendo por meio de doação ou até mesmo empréstimos dos livros. Nosso interesse é formalizar esse processo tornando acessível a todos os moradores”, explica.
Para participar da “Campanha Troca Solidária” é necessário que o interessado procure a biblioteca municipal, situada na avenida Tancredo Neves, em horário de atendimento e faça a doação de um exemplar de qualquer gênero.
“Nosso pedido é que os moradores tragam livros em bom estado de conservação; os gêneros podem variar entre romance, biografia, filosofia, sociologia, infanto-juvenil dentre outros”, complementa.
De acordo com a professora, não fazem parte do programa dicionários, atlas, almanaques, enciclopédias e livros didáticos (escolares).
Os livros doados serão catalogados e posteriormente colocados á disposição dos moradores que poderão fazer o empréstimo mediante a confecção de um cadastro de controle.
Espaço aconchegante – Em localização privilegiada, a biblioteca de Nova Ubiratã impressiona pela estrutura e organização.
Os livros cuidadosamente separados por faixas etárias, podem ser apreciados no local que ainda conta com salas climatizadas e o auxílio de duas monitoras.
Porém mesmo diante do vasto acervo e comodidade o local ainda é pouco visitado pelos adultos. “Apesar de termos títulos bem variados a maior parte da procura vem dos estudantes do ensino médio, nosso desejo é que os pais tragam seus filhos e incentivem a prática da boa leitura”, comenta a atendente Ana Virgínea Pereira de Souza.
sinop
Sinop abre programação do Festeja 2026 com romaria fluvial e missa no Rio Teles Pires
A Prefeitura de Sinop, em parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, iniciou neste domingo (30) a programação do Festeja Sinop 2026 com a realização da 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires. Cerca de 90 embarcações participaram do trajeto entre a Praia Barra do Rio Verde e a Praia do Cortado, onde aproximadamente mil pessoas acompanharam uma Santa Missa.
A procissão percorreu cerca de 10 quilômetros pelo rio e reuniu famílias e fiéis em um momento de devoção, integração e valorização das belezas naturais de Sinop. A celebração foi realizada em uma supertenda montada na Praia do Cortado e presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus, com a participação dos padres Beto Konzen e Marcos Quaini.
Durante a missa, Dom Canísio ressaltou que a romaria representa uma oportunidade de agradecer a Deus pela natureza e destacar a importância do Rio Teles Pires para o município. Segundo ele, as águas contribuem para a preservação da fauna, da flora e para a manutenção da vida.
O bispo também reforçou a responsabilidade da população na conservação do meio ambiente. Para ele, as pessoas devem atuar como guardiãs da criação, cuidando das águas, das árvores, dos animais e de todos os elementos naturais que fazem parte da história de Sinop.
A moradora do Residencial Nossa Senhora Aparecida, Simone Besold, participou da romaria pela primeira vez ao lado da família. Ela contou que os filhos ajudaram na celebração e avaliou a experiência como grandiosa. Simone também incentivou outras pessoas a participarem das próximas edições, seja acompanhando o percurso pelo rio ou a missa na praia.
O prefeito Roberto Dorner destacou que o evento vem ganhando força desde a primeira edição. De acordo com ele, o aumento da participação popular demonstra a aceitação da romaria, que neste ano ocorreu sem acidentes. O prefeito também afirmou que a gestão pretende continuar trabalhando para fortalecer o turismo e melhorar áreas como educação, saúde e geração de empregos.
Dorner ainda mencionou as ações realizadas para preparar a Praia do Cortado para receber o público, incluindo a regularização das areias. Para o prefeito, o resultado foi possível graças ao trabalho conjunto das equipes envolvidas na organização.
O vice-prefeito Paulinho Abreu afirmou que o Festeja Sinop foi planejado para atender diferentes públicos e contribuir para a movimentação econômica do município. Ele destacou que a programação religiosa, os shows e os demais eventos atraem visitantes de outras cidades, beneficiando setores como comércio, hotelaria, postos de combustíveis e lojas.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, avaliou positivamente a abertura da programação e ressaltou a organização e a segurança da romaria. Segundo ele, a agenda deste domingo ainda inclui a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, no Estádio Municipal Massami Uriú, o Gigante do Norte, às 17h30, e o show gratuito do padre Fábio de Melo, às 20h.
A 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Igreja Católica. O percurso deste ano foi reduzido para aproximadamente 10 quilômetros com o objetivo de facilitar a participação das embarcações e ampliar o número de fiéis.
O Festeja Sinop 2026 será realizado até 14 de setembro em comemoração aos 52 anos de fundação do município. A programação conta com apoio da Câmara Municipal e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta. Os detalhes dos próximos eventos estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura de Sinop.
Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:
30 de agosto (domingo)
8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).
9h – Santa Missa – Praia do Cortado.
17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
4 de setembro (sexta-feira)
20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
5 de setembro (sábado)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.
8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.
6 de setembro (domingo)
7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)
7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.
9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.
17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.
19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
12 de setembro (sábado)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.
15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.
13 de setembro (domingo)
8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.
14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.
21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.
14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)
18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).
-
esportes7 dias atrásCoritiba vence o Corinthians por 2 a 1 e impõe segunda derrota seguida ao Timão
-
esportes6 dias atrásMato-grossense conquista título brasileiro da PBR Brazil em Barretos
-
esportes6 dias atrásAthletico-PR vence o Botafogo por 3 a 2 e se aproxima do Flamengo no Brasileirão
-
esportes7 dias atrásSantos, com um jogador a mais, empata com o Mirassol e segue ameaçado pelo Z4
-
esportes7 dias atrásSão Paulo perde para a Chapecoense e chega a dez jogos sem vencer no Brasileirão
-
Educação5 dias atrásSeduc-MT define critérios da Gratificação por Eficiência e Resultado
-
esportes5 dias atrásPalmeiras fecha preparação para clássico com o Santos pelas quartas da Copa do Brasil
-
esportes7 dias atrásPalmeiras goleia Vasco por 4 a 1 e amplia vantagem na liderança do Brasileirão






