barao de melgaco
Escola será construída com dinheiro recuperado
Obra no valor de R$ 5,6 milhões foi lançada neste sábado pelo governador Pedro Taques
Christiano Antonucci
Escola em Barão de Melgaço será construída com dinheiro recuperado
O novo prédio da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, será construído com R$ 5,6 milhões, recuperados pelo Governo do Estado em ações de combate à corrupção. A obra foi lançada no sábado (18-03) em Barão de Melgaço e atenderá mais de 600 crianças que moram na área urbana e também em comunidades ribeirinhas. Atualmente, os alunos estão em dois prédios, sendo que um deles tem mais de 40 anos e carências estruturais, principalmente elétricas.
Luziane Cristina Rosa de Oliveira, 17, é moradora da comunidade Praia dos Bois e todos os dias pega o transporte escolar fluvial para estudar. Ele fica uma hora dentro do barco e diz que não se importa com o trajeto porque gosta da escola e sonha ser advogada.
Christiano Antonucci
Escola em Barão de Melgaço será construída com dinheiro recuperado
Na opinião da jovem, o ensino é bom, porém algumas coisas podiam melhorar. Ele lembra que sempre há problema no transformador e na rede elétrica e como consequência, os aparelhos de ar condicionado queimam ou deixam de funcionar a contento. Outra questão é a falta de uma quadra poliesportiva.
A estudante tem outros três irmãos, dos quais dois concluíram seus estudos na mesma escola e um, com 11 anos está no 6º ano e matriculado na unidade. “Eu não vou usufruir muito tempo da nova escola. Mas, estou feliz porque meu irmão e outras crianças terão a oportunidade. Sempre lutamos por isto”.
Conforme o projeto, a nova escola terá 16 salas de aula e uma estrutura com quadra, refeitório e biblioteca. O terreno foi doado pela Prefeitura de Barão de Melgaço e o dinheiro proveniente do ressarcimento aos cofres públicos dos valores obtidos em ações de combate à corrupção.
Para a assessora pedagógica da escola, Enilza Albuquerque de Arruda Silva, a construção da escola é realização de um sonho e há muito tempo a comunidade se reúne em audiências e reunião com este objetivo. Ela argumenta que apenas na atual gestão estadual, conseguiu espaço e teve a reivindicação atendida. Agora, assim que for entregue a obra, no final deste ano, Enilza que dar início ao Programa Escola Plena, que garante atividades para os alunos no contraturno.
Christiano Antonucci
Escola em Barão de Melgaço será construída com dinheiro recuperado
O governador Pedro Taques diz que a construção da nova escola foi possível com apoio dos vereadores e da prefeitura, que doaram o terreno. Ele argumentou que a escola incentivará as crianças e é uma das ações que visa melhorar a colocação da cidade no ranking do Índice de Desenvolvimento Econômico (IDH). Atualmente, Barão de Melgaço tem o 4º pior índice de Mato Grosso. “E não é só isto, estamos investindo em vários setores. Fizemos a lama asfáltica da área urbana e ainda encaminhamos uma equipe para manutenção da estrada que liga Santo Antônio de Leverger a Barão de Melgaço. Haverá ainda a implantação da sinalização turística, melhoria na orla e as obras na Estação de Tratamento de Água”.
Taques ressaltou que o dinheiro usado para a construção foi recuperado da corrupção. “Antes, os contratos irregulares antigos eram deixados para trás, agora, com a formação do Cira (Comissão Interinstitucional de Recuperação de Ativos) e apoio do Ministério Público, o acusado precisa ressarcir o governo e o recurso se transforma em obras nos setores de educação, saúde e segurança”.
Recursos recuperados
Além da escola, os valores recuperados foram encaminhados para a construção de uma Companhia do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial, na reforma do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac) e agora, na construção da escola Totó Paes, em Barão de Melgaço.
Durante a visita a Barão de Melgaço, o governador participou de uma solenidade na Câmara dos Vereadores, visitou o prédio onde funciona atualmente a escola Totó Paes e ainda inaugurou o hipódromo da cidade.
Durante a cerimônia de lançamento da obra, Taques assinou o licenciamento ambiental para o início das obras da ETA da cidade e ainda elencou as ações feitas na região com o objetivo do desenvolvimento turístico.
Estavam presentes no evento os secretários Controlador-Geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves; de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone; de Educação, Marco Marrafon e das Cidades, Wilson Santos.
barao de melgaco
Natasha ouve pescadores sem seguro-defeso e defende turismo em Barão de Melgaço
Médica já fez atendimento de barco a ribeirinhos e conhece de perto a região
A agenda integrou uma caravana liderada pelo senador Carlos Fávaro, que percorre municípios da região para ouvir lideranças e discutir os principais desafios enfrentados pelas comunidades locais.
Em Barão de Melgaço, Natasha conversou com Domingos Antônio de Oliveira, o Capim. que há 25 anos está à frente da Colônia Z-5, entidade responsável por representar aproximadamente 800 pescadores artesanais da região. Segundo ele, pescadores de todo o estado estão sem receber o seguro-defeso, benefício essencial para garantir a subsistência das famílias durante o período em que a pesca é suspensa para preservação das espécies.
“É inadmissível que milhares de pescadores artesanais de Mato Grosso estejam sem receber um benefício fundamental para o sustento de suas famílias. Estamos falando de trabalhadores que vivem da pesca, preservam uma tradição histórica e movimentam a economia de inúmeras comunidades. É preciso tratar essa questão com responsabilidade e respeito”, afirmou.
Além da pesca artesanal, a pré-candidata ouviu relatos sobre a carência de investimentos em infraestrutura turística. Moradores destacaram que Barão de Melgaço possui enorme potencial para o turismo de natureza e para a pesca esportiva, mas ainda enfrenta limitações que dificultam a geração de emprego e renda.
Durante a visita, Natasha relembrou sua ligação com o município. Médica pediatra e servidora da Universidade Federal de Mato Grosso, ela atuou no projeto Ribeirinho Cidadão que levava atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas da região, percorrendo de barco localidades de difícil acesso levando atendimento às crianças e adolescentes.
“Tenho uma relação muito especial com Barão de Melgaço e conheço de perto a realidade da população. Sei das dificuldades, mas também do enorme potencial desta cidade, que merece mais investimentos e oportunidades”, destacou.
Natasha ressaltou que, com planejamento e infraestrutura adequada, Barão de Melgaço pode consolidar-se como um dos principais destinos de turismo sustentável de Mato Grosso, gerando desenvolvimento econômico e melhor qualidade de vida para a população local.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrásJustiça condena homem a 16 anos por tentativa de homicídio brutal
-
esportes4 dias atrásCuiabá vence o Vila Nova e encosta no pelotão de cima da Série B
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrásSenado aprova uso do Fundo Social do Pré-Sal para renegociar dívidas do agro
-
AGRO & NEGÓCIO3 dias atrásPesquisadores alertam: EL Niño vem turbinado e vai afetar calendário agrícola no Brasil
-
esportes7 dias atrásMéxico vence África do Sul no Estádio Azteca em abertura marcada por cartões vermelhos
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrásEl Niño ameaça safra de grãos e trava a logística nacional
-
AGRO & NEGÓCIO3 dias atrásFerramenta da Unicamp estima potencial econômico de resíduos do agroindústria
-
esportes7 dias atrásAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular




