POLÍTICA NACIONAL
Senado vai comemorar 69 anos da Abrajet – associação de jornalistas de turismo
Os senadores aprovaram nesta terça-feira (30) requerimento para realização de sessão especial no Plenário para homenagear os 69 anos de existência da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet). A sessão será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM).
O RQS 407/2026 foi apresentado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), com apoio dos senadores Humberto Costa (PT-PE), Professora Dorinha Seabra (União-TO), Esperidião Amin (PP-SC), Paulo Paim (PT-RS) e Fabiano Contarato (PT-ES).
De acordo com Eduardo Gomes, a Abrajet tem história marcada pelo compromisso com a informação de qualidade, com a valorização do turismo nacional e com a defesa do jornalismo especializado “como instrumento de desenvolvimento econômico, cultural e social do Brasil”.
“A Abrajet desempenha um papel essencial na construção da imagem positiva do turismo nacional, fortalecendo o setor por meio da comunicação responsável, ética e comprometida com a verdade. A atuação da associação vai além da divulgação turística. Sua história é marcada pela contribuição ao fortalecimento das políticas públicas voltadas ao turismo, pela integração entre jornalistas, gestores públicos, empresários e lideranças do setor, além do incentivo permanente ao turismo sustentável e à valorização das identidades regionais”, afirma Eduardo Gomes no requerimento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova projeto que permite a prefeituras vender ônibus escolar adquirido com recursos federais
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que autoriza estados, municípios e o Distrito Federal a dar novos usos no serviço público ou vender veículos de transporte escolar adquiridos com recursos federais. A medida valerá para os veículos com pelo menos dez anos de uso como transporte de estudantes no âmbito do programa federal Caminho da Escola.
Se o veículo for vendido, o dinheiro arrecadado será aplicado obrigatoriamente em educação pública. A prioridade para o uso desses recursos deverá ser a compra de novos veículos de transporte escolar.
O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Nely Aquino (Pode-MG), ao Projeto de Lei 4721/24, do deputado Gilson Daniel (Pode-ES). A deputada uniu ao projeto principal o PL 17/25, que tramita em conjunto e trata de assunto semelhante.
O substitutivo altera a Lei 12.816/13, que trata do apoio da União às redes públicas de educação na aquisição de veículos.
Próximos passos
O projeto de lei ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásJúri condena motorista por homicídios culposos em acidente de trânsito na Capital
-
esportes6 dias atrásVinicius júnior dá show e Brasil vence a Escócia
-
esportes6 dias atrásSuíça vence e garante liderança enquanto Canadá faz história com classificação inédita
-
esportes6 dias atrásBrasil vence Escócia e marca retorno de Neymar
-
esportes5 dias atrásJapão empata com a Suécia e confirma duelo contra o Brasil nas oitavas
-
esportes5 dias atrásTurquia surpreende e vence Estados Unidos em jogo de cinco gols
-
esportes5 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásReino Unido anuncia bloqueio a produtos agrícolas ligados a desmatamento



