POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra operação contra superfaturamento de contratos administrativos da UFMS
Três Lagoas/MS. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9/4), a segunda fase da Operação Lucro Espúrio, que visa combater crimes de fraude em licitações e contratos administrativos e apropriação indevida de recursos públicos em contratos administrativos da Universidade Federal do Estado do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Os contratos têm como objeto o fornecimento de refeições subsidiadas pelo governo aos alunos que demonstram necessidade, como forma de estimular o estudo universitário.
Nesta fase da investigação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além das medidas cautelares de sequestro, arresto e bloqueio de cerca de R$ 6 milhões em bens móveis e imóveis dos indiciados e suas empresas. Também foram aplicadas medidas cautelares pessoais alternativas à prisão. As medidas cautelares foram deferidas pelo Juízo Federal da 3ª Vara de Campo Grande/MS.
Foram, ainda, deferidas as medidas cautelares de proibição de contratar com o Poder Público e de suspensão dos contratos administrativos vigentes.
Nos materiais apreendidos na primeira fase, encontrou-se arquivos de carteirinhas de cerca de 150 alunos, que eram utilizadas diariamente para simular uma falsa aquisição de refeição subsidiada pelo governo.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3303-5626/5627
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF lança Programa S.O.M.A. para fortalecer o combate ao narcotráfico marítimo
Brasília/DF. Com o objetivo de elevar o patamar de eficiência nas ações de repressão ao tráfico transcontinental, a Polícia Federal realizou, na quarta-feira (15/4), a segunda visita técnica no âmbito do Programa S.O.M.A. (Strategic Ocean Monitoring & Action), no porto de Santos/SP. As primeiras visitas foram realizadas nos dias 11 e 12/3, em Navegantes/SC e Porto Belo/SC. Já a terceira e última visita acontecerá em maio, no porto de Fortaleza/CE.
A iniciativa surge como resposta estratégica à crescente produção de entorpecentes na América do Sul e à sofisticação logística das organizações criminosas que utilizam a costa brasileira como principal zona de transbordo para a América do Norte, Europa e Ásia. O evento contou com a participação de representantes da Alemanha, China, Espanha, França, Reino Unido e Itália, além da Organização das Nações Unidas.
Apesar do alto volume de apreensões recentes, o cenário global indica uma oferta resiliente e redução de preços nos mercados consumidores. Diante desse desafio, o S.O.M.A. estrutura-se para modernizar a atuação da PF em três frentes principais: Fomento à Cooperação Internacional; Inteligência Integrada e Modernização Tecnológica.
Na primeira frente, o objetivo é promover o estreitamento de laços com agências estrangeiras. No eixo de Inteligência Integrada, o programa busca aprimorar continuamente o fluxo de informações entre países parceiros. Por fim, e não menos importante, a modernização tecnológica passa pela implementação de ferramentas de ponta para monitoramento e inspeção.
Atuação preventiva
O Delegado de Polícia Federal Luciano Flores, da Diretoria de Cooperação Internacional da PF, idealizador do programa, destaca que o trabalho da instituição nesta seara tem a prevenção como principal força. “A PF desenvolve ações muito efetivas no combate ao narcotráfico. Temos protocolos avançados de análises e escaneamento de contêineres, de modo que todos os que chegam por via marítima são inspecionados. O porto de Santos/SP, que é o maior da América Latina, é um exemplo de aplicação de técnicas de vistoria tanto nas importações quanto nas exportações”, destaca.
Cronograma
O programa está estruturado em três fases que unem a experiência de campo à inovação tecnológica, seguindo a ordem: Visitas Técnicas e Demonstração Prática (em curso); Proposição; Aprimoramento Tecnológico.
Atualmente, a PF recebe adidos, oficiais de ligação e representantes de organismos internacionais para demonstrações práticas do modus operandi criminoso e das táticas de repressão aplicadas pela instituição. As visitas seguem o seguinte calendário:
Navegantes e Porto Belo/SC: 11 e 12/3
Porto de Santos/SP: 15/4
Porto de Fortaleza/CE: 20/5
A segunda fase, prevista para junho de 2026, envolve a etapa propositiva após o diagnóstico em campo. Serão realizadas reuniões estratégicas em Brasília/DF, com foco no debate sobre as vulnerabilidades identificadas e na proposição de novos protocolos de cooperação e investigação, ajustando falhas logísticas que permitem a saída de cargas ilícitas pelo litoral.
Já a terceira e última fase – Aprimoramento Tecnológico – deve acontecer a partir de junho de 2026 e será marcada pelo investimento em infraestrutura digital. O objetivo é a aquisição e o desenvolvimento de sistemas de análise de dados que permitam a identificação e inspeção remota de embarcações suspeitas, garantindo maior agilidade e precisão nas intervenções.
Deste modo, o Programa S.O.M.A. reforça o papel da PF como protagonista na segurança marítima internacional. Ao integrar tecnologia de ponta com uma rede de inteligência global, a instituição busca não apenas reagir ao tráfico, mas também antecipar movimentações criminosas, protegendo as fronteiras e a soberania nacional.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
artigos7 dias atrásFidelizando clientes e construindo relações duradouras
-
artigos7 dias atrásA Geração Z não é o problema. O trabalho é que não acompanhou o mundo
-
artigos6 dias atrásNa dúvida, faça engenharia
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásPecuária de Mato Grosso projeta R$ 42,1 bilhões em 2026
-
artigos6 dias atrásCuiabá 307 anos — A alma que canta a sua fé
-
confresa7 dias atrásPolícia Civil cumpre 97 ordens judiciais contra envolvidos em mega-assalto de Confresa
-
cultura4 dias atrásGrupo de Lambadão leva história ao palco em Cuiabá
-
Cuiabá5 dias atrásCinco pessoas são presas por estelionato em Cuiabá






