POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra 2ª fase da Operação Máscara de Janos para combater fraudes em licitações e corrupção de agentes públicos em Rondônia
Porto Velho/RO. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 28/1, a segunda fase da Operação Máscara de Janos, com o objetivo de aprofundar a apuração e desarticular associação criminosa supostamente estruturada para a prática de fraudes em procedimentos licitatórios, para superfaturamento de contratos administrativos e para violação de sigilo funcional, no âmbito do Estado de Rondônia e do município de Porto Velho.
A investigação teve início a partir de ação conjunta entre a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, no contexto de atividades de fiscalização e controle externo, a partir das quais foram identificados indícios de irregularidades em procedimentos licitatórios e em contratos administrativos no Estado de Rondônia.
As apurações revelaram que empresas formalmente distintas, porém pertencentes a um mesmo núcleo econômico, teriam atuado de forma coordenada em certames licitatórios, com o propósito de simular competitividade e de direcionar o resultado das contratações públicas.
Com o avanço das investigações, esta nova fase da operação concentrou-se na identificação da possível participação de servidores públicos e de um advogado no esquema criminoso. Os elementos informativos colhidos até o momento indicam a existência de conluio entre empresários, profissional da advocacia e servidores públicos lotados em órgãos responsáveis pela fiscalização e controle dos contratos.
Foi constatado, ainda, que o grupo investigado teria obtido acesso a informações privilegiadas e sigilosas no interior de órgãos dotados de poder decisório, incluindo minutas de pareceres técnicos e decisões administrativas antes mesmo de suas assinaturas ou publicações oficiais, em aparente afronta aos deveres funcionais e aos princípios constitucionais de legalidade, de impessoalidade, de moralidade e de publicidade.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Tel. (69) 99972-8890/ (69) 3216-6208
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF apreende 31 kg de drogas e realiza prisão em Três Lagoas/MS
Três Lagoas/MS – A Polícia Federal apreendeu, nessa segunda-feira (3/2), aproximadamente 31 kg de drogas, sendo 30,1 kg de maconha e 1,1 kg de cocaína, após a abordagem de um veículo suspeito. A ação resultou na prisão em flagrante do condutor do veículo.
Durante a abordagem, os policiais localizaram a substância entorpecente, composta por maconha e cloridrato de cocaína, no porta-malas do veículo fiscalizado.
O motorista foi conduzido à unidade da Polícia Federal, juntamente com o veículo e com o material apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis. Ele poderá responder pelo crime de tráfico de drogas.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
Contato: (67) 3303-5626/5627
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
cultura6 dias atrásItalo Rocha: A voz que canta a alma sertaneja do oeste mato-grossense
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrásHomem que matou mulher e arrastou corpo é condenado a 19 anos
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásÍndia afirma ter contido surto de vírus Nipah, enquanto Países vizinhos intensificam vigilância
-
cultura7 dias atrásSesp-MT recebe exposição fotográfica “Retrato Escravo”
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásAnvisa aprova novas regras e amplia uso de terapias à base de cannabis no Brasil
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT premia jornalismo de Mato Grosso com Troféu Parlamento
-
artigos6 dias atrásO impacto dos problemas auditivos no bem-estar emocional
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásCopom mantém Selic em 15% pela quinta vez, mas sinaliza corte em março







