Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ecossistemas

Verde Novo realiza 271 ações e plantio de 70 mil mudas em 2019

O Verde Novo faz um trabalho de conscientização, para mostrar o quanto o replantio irá beneficiar a comunidade

Publicados

em


Da Assessoria

Criança participa de plantio de mudas durante ação do Verde Novo no Parque das Águas

Criança participa de plantio de mudas durante ação do Verde Novo no Parque das Águas

Devolver o título de “Cidade Verde” a Cuiabá é o objetivo do Projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, desenvolvido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) da capital em parceria com o Instituto Ação Verde, Grupo Petrópolis, Energisa e TV Centro América. Para tanto, o projeto realizou 271 ações de conscientização em mais de 80 bairros de Cuiabá, que possibilitaram o plantio de quase 70 mil mudas de árvores nativas e frutíferas em 2019. 

 

Dentre os locais que receberam o plantio de mudas estão o Parque da Família, no bairro Terra Nova –, o bairro Morada do Ouro, a nascente do córrego da Prainha, a Rodovia MT-251, a Lagoa Encantada do bairro CPA III, as praças dos bairros Jardim Cuiabá e Jardim das Américas, além dos canteiros e rotatórias da Avenida Miguel Sutil.

 

Este ano, o foco foi envolver a população nas ações, seja pela iniciativa de pegar as mudas do projeto e plantar em casa, seja na indicação de áreas públicas que precisam de arborização e também na formação de bosques coletivos, onde cada cidadão irá plantar e zelar por uma árvore especialmente sua.

 

Em setembro, o projeto Verde Novo foi ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Joana Mont Serrat Spindola Silva, no bairro CPA III, que havia sido inaugurada recentemente e possuía 206 alunos de zero a 5 anos. A ação construiu um pomar com mudas de ingá, tamarindo, amora, goiaba e pitomba e no pátio frontal plantou ipês. Depois de crescidas, além de produzir alimento para as crianças, as árvores vão gerar sombra no parque que fica bem próximo à plantação. Na ocasião, ainda foram distribuídas 400 mudas para os pais e funcionários do CMEI e também da Escola Estadual Filogônio de Melo, que fica em frente ao centro.

 

A engenheira florestal Bruna Zeni, integrante do projeto, destaca que além do plantio e distribuição de mudas o Verde Novo faz um trabalho de conscientização, para mostrar o quanto o replantio irá beneficiar a comunidade. “É necessário trabalhar a mente das pessoas para mostrar que precisamos da árvore não pela beleza, mas para a melhoria da umidade relativa do ar, diminuição da temperatura e por melhorar o microclima e limpeza do ar”.

 

 

 

Comentários Facebook
Propaganda

ecossistemas

Há quase um mês incêndio destrói o Parque Encontro das Águas sem controle

Publicados

em

Um incêndio está destruindo o Parque Encontro das Águas, localizado no Pantanal entre Poconé e Barão de Melgaço, há mais de 20 dias e já consumiu 20,8% da área do parque, o que equivale a 21.825 hectares de vegetação. Nem mesmo a chuva forte da semana passada conseguiu conter as chamas.

De acordo com uma nota emitida no sábado (28.10), cerca de 30 bombeiros estão posicionados ao longo dos rios Canabu, Cuiabá e São Lourenço para combater o incêndio que atinge o Parque. As equipes de bombeiros também contam com a ajuda de aeronaves dos Bombeiros e da Defesa Civil, que lançam água para reduzir a intensidade das chamas e aumentar a umidade na região.

O Parque Estadual Encontro das Águas está situado na confluência dos rios Cuiabá e Piquiri e abrange uma área de 108 mil hectares. A localidade é conhecida por ter a maior concentração de onças-pintadas do mundo, tornando sua preservação uma preocupação importante para as autoridades. A população local está apreensiva com o avanço das chamas na área, temendo impactos na fauna e flora da região.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana