AGRO & NEGÓCIO
Vassoura-de-bruxa avança e ameaça a mandioca em dez municípios do Amapá

O Ministério da Agricultura e Pecuária está coordenando uma força-tarefa integrada com órgãos estaduais e federais, destinando mais de R$ 2,2 milhões em recursos emergenciais para conter a vassoura-de-bruxa da mandioca, uma doença causada pelo fungo Ceratobasidium theobromae, se espalhou rapidamente e já afeta ao menos dez municípios no estado do Amapá.
Nas cidades de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Tartarugalzinho, a situação de emergência foi reconhecida oficialmente pelo governo federal, abrindo caminho para a liberação de recursos e apoio direto aos produtores atingidos.
A mandioca é base da alimentação e fonte de renda de milhares de famílias, incluindo comunidades indígenas. A praga compromete a produtividade das lavouras e altera a qualidade do produto, impactando diretamente a segurança alimentar e o abastecimento local. O aspecto das plantas contaminadas — folhas amareladas, brotação atípica, raízes apodrecidas — é sinal de perdas que em algumas roças já são totais.
A defesa sanitária está distribuição de mudas sadias e dando apoio à comercialização, para garantir renda e abastecimento, além disso foram flexibilizadas regras sobre a venda e processamento da mandioca e da farinha, permitindo que pequenos produtores comercializem diretamente e realizem o beneficiamento nas comunidades rurais.
A Embrapa trabalha no desenvolvimento de variedades tolerantes à doença. Enquanto não há solução definitiva, cartilhas educativas orientam sobre prevenção da disseminação, incluindo cuidados com as ferramentas e protocolos de higiene rural. Iniciativas como o treinamento de agentes ambientais indígenas ajudam a levar as práticas de combate do fungo às aldeias mais isoladas, onde o acesso à assistência técnica é limitado.
O cenário é de atenção e mobilização, já que não há, até o momento, variedade resistente ou tratamento curativo disponível. Para muitos agricultores, perder a mandioca é perder sua principal fonte de sustento, afetando não só a produção, mas toda a estrutura social e alimentar da região. O sucesso da resposta depende da continuidade dos investimentos, ações conjuntas e da chegada rápida de alternativas seguras às áreas mais isoladas, fundamentais para garantir alimento e renda às famílias do Amapá.
Fonte: Pensar Agro

AGRO & NEGÓCIO
São Paulo recebe o 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

São Paulo vai sediar, nos próximos dias 23 e 24, a 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). O evento promete reunir produtoras, empresárias, pesquisadoras e lideranças femininas do agro de todo o Brasil, além de centenas de profissionais do setor, para discutir ideias que seguem contribuindo para transformar o campo e valorizar ainda mais a participação da mulher no agronegócio brasileiro.
Entre os destaques da programação, estão os debates sobre inovação na produção agropecuária, rastreabilidade de produtos, gestão sustentável e impacto das mudanças climáticas, além de painéis sobre o protagonismo feminino nas cadeias da soja, proteína animal, óleo de palma e práticas de bem-estar na pecuária. O encontro ainda abre espaço para a troca de experiências em mecanização agrícola, adoção de novas tecnologias de pesagem e valorização dos projetos de formação, como a tradicional “Universidade do Agro”, voltada para qualificação profissional.
O CNMA, reconhecido como foro de liderança e negócios femininos do campo, chega à décima edição assumindo o compromisso de impulsionar o protagonismo e ampliar o debate sobre diversidade, sustentabilidade e competitividade, temas fundamentais diante do cenário internacional cada vez mais exigente, sobretudo às vésperas da COP30.
Serviço
- Data: 23 e 24 de outubro de 2025
- Local: Transamerica Expo Center, São Paulo (SP)
- Programação completa: [email protected]
Fonte: Pensar Agro
-
cultura5 dias atrás
Vem aí o Expresso Pantaneiro
-
esportes6 dias atrás
Cuiabá vence o líder Coritiba e encosta no G4 da Série B do Brasileirão
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrás
Projeto do Judiciário “Diálogos com as Juventudes” chega à Escola Militar de Rondonópolis
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrás
Justiça impede cobrança extra em tratamento de criança com paralisia cerebral
-
cultura5 dias atrás
5º Festival Mato-grossense de Choro com grandes nomes nacionais e regionais, apresentações gratuitas
-
Educação5 dias atrás
Seduc reúne diretores de escolas militares e cívico-militares para alinhar ações e orientar sobre o Saeb 2025
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrás
7ª Corrida do Judiciário: confira os percursos das provas de 5 km e 10 km
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Lula encontra Papa Leão XIV no Vaticano