POLÍCIA
Tecnologia fortalece ações da Polícia Militar e amplia resultados do programa Tolerância Zero
O uso estratégico da tecnologia tem se consolidado como um dos principais aliados da Polícia Militar de Mato Grosso, durante às ações de fiscalização no patrulhamento tático e ostensivo, nos 142 municípios. O Governo do Estado investiu mais de R$ 11 milhões na parte digital à instituição, desde 2022.
Atualmente, a Polícia Militar conta com 100% dos seus rádios em transmissão digital, impossibilitando que as frequências sejam copiadas por terceiros e integrantes de facções criminosas. Também foram adquiridos aparatos tecnológicos para autuações, checagens e confecção dos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).
Os recursos também foram aplicados em desenvolvimento de software, como Sistema Auto de Infração de Trânsito, Sistema Certidão de Acidente de Trânsito e o PMobile, aplicativo de consulta policial que proporcionam mais agilidade ao trabalho policial e demais serviços de Tecnologia da Informação (TI).
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, essas ferramentas, aliadas ao treinamento operacional, têm potencializado abordagens, ampliado a capacidade de resposta das equipes e contribuído de forma direta para o enfrentamento à criminalidade.
Conforme o comandante, o emprego de sistemas informatizados, radiocomunicação digital, bancos de dados em tempo real e recursos de videomonitoramento, como o Vigia Mais MT, permite que os policiais realizem fiscalizações mais precisas e seguras, tanto em áreas urbanas, quanto nas áreas rurais.
A tecnologia tem possibilitado, por exemplo, a rápida checagem de veículos e pessoas, o monitoramento de áreas estratégicas e o acompanhamento de deslocamentos suspeitos, tornando o policiamento mais eficiente e preventivo.
“Esses avanços fazem parte dos investimentos do Governo do Estado, por meio do programa Tolerância Zero. A Polícia Militar vive hoje uma realidade completamente diferente, com investimentos históricos, nos seus 190 anos de criação. Nossos policiais contam com tecnologia de ponta, sistemas integrados e equipamentos modernos, que permitem uma atuação mais rápida, segura e eficiente, no patrulhamento tático e ostensivo, refletindo diretamente na redução da criminalidade em Mato Grosso”, ressaltou o coronel Fernando.
Fonte: PM MT – MT
POLÍCIA
Polícia Militar prende homem por feminicídio em Nova Maringá
Policiais militares do 14° Comando Regional prenderam um homem, de 29 anos, suspeito por feminicídio, na manhã deste domingo (11.1), em Nova Maringá. O homem é apontado de matar a própria cunhada com 15 golpes de faca.
A equipe do núcleo policial recebeu uma denúncia de um homicídio em uma residência. De acordo com as informações, o suspeito teria atingido a vítima com 15 golpes de faca.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima com diversos ferimentos pelo corpo, já em óbito. Em seguida, os militares iniciaram as buscas pelo suspeito e o localizaram nas proximidades do local do crime.
Diante do flagrante, o homem foi encaminhado para a delegacia, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do telefone 190 ou do número 0800 065 3939.
Fonte: PM MT – MT
-
Mato Grosso7 dias atrásLicenciamento 2026: Fique atento aos prazos para placas 1, 2 e 3
-
artigos7 dias atrásO semeador
-
nossa senhora do livramento7 dias atrásPrefeito denuncia própria mãe por golpe milionário
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil deflagra operação para reprimir o tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia
-
Educação5 dias atrásSeciteci abre processo seletivo para professores bolsistas em nove municípios
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásExportações Brasileiras batem recorde em 2025; agronegócio atingiu R$ 1,88 trilhões
-
caceres7 dias atrásTrês faccionados são presos por tentativa de homicídio
-
Mato Grosso5 dias atrásMauro antecipa cronograma e projeta conclusão da duplicação da BR-163







