tce mt
TCU convida TCE-MT a integrar projeto nacional de auditoria em hospitais do SUS

O Tribunal de Contas da União (TCU) convidou o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para integrar o Projeto Auditoria em Contratualização de Hospitais no SUS, que pretende formar uma rede de fiscalização integrada nacional. O convite foi feito pelo representante do TCU em Mato Grosso, René Oliveira Neuenschwander Júnior, em reunião com o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, nesta terça-feira (09).
De acordo com Maluf, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, a proposta é reunir tribunais de contas e controladorias estaduais e municipais para desenvolver ações de auditoria de forma autônoma, mas dentro de parâmetros técnicos previamente definidos pelo TCU.
“Esse projeto busca aperfeiçoar a gestão hospitalar, fortalecer a transparência e contribuir para a sustentabilidade financeira do SUS, tendo como referência estudos que apontam desperdícios de até R$ 13 bilhões na atenção de média e alta complexidade devido à ineficiência da gestão hospitalar. E essa cooperação entre os órgãos de controle é muito importante”, declarou o conselheiro.
Na ocasião, a secretária-geral de Controle Externo, Patrícia Lozich, destacou a relevância da iniciativa considerando a concentração de recursos públicos em hospitais administrados pelo Estado, como o Hospital do Câncer (HCan) e o Hospital Geral de Cuiabá. “O Controle Externo do TCE-MT analisará os parâmetros do TCU e, após discussão interna, definirá o escopo e a capacidade da equipe para o desenvolvimento deste primeiro trabalho”, pontuou.
Também presente na reunião, o auditor público Externo, Denisvaldo Mendes Ramos, avaliou o convite como uma excelente iniciativa. “Quando se tem parâmetros definidos e uma rede de apoio como a equipe do TCU, torna-se mais fácil disseminar o conhecimento às equipes que irão realizar o trabalho.”

tce mt
Encontro no TCE-MT discute estratégias de prevenção ao suicídio na infância e adolescência

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sediará, a partir das 8h do próximo dia 17 de setembro, o VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Com o tema “Promoção da Vida e da Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em parceria com a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT e diversas instituições e tem como objetivo fortalecer a rede de atenção à saúde mental, reduzindo estigmas e fatores de risco.
“Estamos diante de um fenômeno complexo, influenciado por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, que causa impactos profundos tanto no indivíduo quanto na coletividade. Esse cenário reforça a importância do trabalho intersetorial e da mobilização social para enfrentar o problema, que ainda é cercado por estigmas e tabus”, destacou o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
Na ocasião, a Comissão de Saúde do TCE-MT participará de uma mesa de debate sobre “O cuidado em saúde mental infantojuvenil em Mato Grosso: cenário, desafios e propostas”. A programação inclui ainda palestras como “Desmedicalizar as infâncias e adolescências: cuidado integral para a vida” e “Epidemiologia e vigilância das violências autoprovocadas em crianças e adolescentes”, entre outros temas.
“Esse evento é uma oportunidade de sensibilização da sociedade, mas também de aprendizado, trocas de experiências, análise do cenário de Mato Grosso, construção de ações conjuntas e resolutivas, além de reconhecimento das ações de sucesso”, reforçou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos por suicídio, que já é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Em Mato Grosso, a SES registrou 2.791 notificações por violência autoprovocada entre janeiro de 2024 e junho de 2025, que resultaram em 451 óbitos no período. Desse total, 37 casos foram de adolescentes com idades entre 10 e 19 anos.
O encontro faz parte das ações da campanha Setembro Amarelo e chega à sua oitava edição com foco na construção de estratégias conjuntas. Para tanto, reunirá gestores municipais, profissionais de saúde e educação, estudantes e a comunidade em geral. A carga horária é de oito horas, com certificado de participação mediante ao preenchimento do formulário de presença, que será disponibilizado na data.
Também estão envolvidos no encontro a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o Ministério da Saúde, o Tribunal de Justiça (TJMT), o Ministério Público (MPMT), a Defensoria Pública do Estado (DPE-MT), a Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Clique aqui para se inscrever
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT7 dias atrás
Corrida por vaga no TJMT: OAB-MT encerra inscrições para novo desembargador
-
cultura6 dias atrás
Cine Teatro Cuiabá recebe evento de Dança com mais de 150 bailarinos de várias regiões do Estado
-
esportes6 dias atrás
Brasil vence Chile por 3 a 0; Estêvão faz 1º gol na Seleção
-
Saúde5 dias atrás
Mato Grosso enfrenta aumento de ISTs; especialista alerta para queda na testagem e reforça prevenção
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrás
Ouvidoria aproxima cidadão do Judiciário e fortalece a transparência em Mato Grosso
-
Saúde4 dias atrás
Distrofia Muscular de Duchenne: doença pode causar escoliose em casos mais graves, orienta ortopedista
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Cúpula em Paris: 26 Países se comprometem com a segurança da Ucrânia pós-conflito
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Governo lança “Gás do Povo”: Programa distribuirá botijões gratuitos a 15,5 milhões de famílias