Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

tce mt

TCE-MT recebe Selo Diamante no maior programa de transparência pública do país

Publicados

em

Crédito: Atricon
Ilustração
O conselheiro Antonio Joaquim recebeu o Selo Diamante representnado o TCE-MT. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) alcançou índice de 95,2% no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e recebeu o Selo Diamante da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (4) durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC).

“Quando o cidadão entende como o recurso é aplicado e os gestores têm clareza sobre suas responsabilidades, todos ganham. Então, este reconhecimento reforça nosso compromisso com a melhoria dos serviços públicos e o fortalecimento da confiança da sociedade nas instituições”, afirma o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo. 

Mais de 10 mil portais de órgãos públicos foram avaliados na 4ª edição do Programa, que certificou 2.912 deles. Os dados foram apresentados pelo coordenador-geral do PNTP e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, que definiu a iniciativa como o “maior programa de transparência do mundo”. 

“Estamos cumprindo nosso dever de ser uma instituição efetiva, oferecendo aos cidadãos uma ferramenta importante para o controle social. Quando começamos, em 2022, menos de 20% dos órgãos tinham um portal certificado. Hoje, chegamos a um índice de transparência de 66,6%. Nossa meta é chegar a 75%”, afirmou.

Evolução dos portais 

 Entre os portais certificados, 998 alcançaram o Selo Diamante, 1.082 ficaram com o Selo Ouro e 832 com o Selo Prata. Além de representarem um avanço de 112% em comparação à 1ª edição, em 2022, os números deste ano apontam que 49% dos portais tiveram melhora em relação a 2024. 

Leia mais:  Tribunal de Contas realiza solenidade de entrega dos certificados do MBA em Gestão de Cidades

“É uma satisfação realizar um programa de tamanha envergadura, que estimula a transparência pública para que o cidadão tenha conhecimento, em linguagem fácil, de como seu dinheiro está sendo aplicado”, ressaltou o presidente da Atricon, Edilson Silva, ao agradecer os participantes.

Na ocasião, os selos foram entregues por Antonio Joaquim e Edilson Silva, além dos presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; do TCE-SC, Herneus De Nadal; e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná.

Ilustração

TCE certificará 124 instituições de Mato Grosso

 Na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, o TCE-MT realizará a solenidade de entrega de certificados de Transparência Pública para 124 instituições mato-grossenses que alcançaram os níveis exigidos pelo PNTP. No estado, foram alcançados 54 selos Diamante, 48 Ouro e 22 Prata.

A cerimônia será realizada no Auditório da Escola Superior de Contas “Lenine de Campos Póvoas”, a partir das 8h. São esperados mais de 350 gestores, controladores internos e responsáveis pela transparência. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui

Modernização do Radar Nacional da Transparência Pública 

Ao longo do ano, o PNTP mede o nível de transparência de órgãos públicos em todas as esferas – Executivo, Legislativo e Judiciário – a partir de 130 critérios, usados para gerar comparações e indicadores de aprimoramento.  O trabalho mobilizou mais de 500 técnicos dos 33 tribunais de contas do Brasil.

Leia mais:  Conselheiro Campos Neto conclui apreciação das contas de governo referentes a 2024

Essas informações estão disponíveis no Radar Nacional da Transparência Pública, que passou por uma atualização recente. Apresentada durante o Congresso, a nova versão da ferramenta é mais intuitiva e permite ao usuário consultar o status das análises, os resultados consolidados e o histórico de evolução de cada portal.

A plataforma mostra, por exemplo, que a média Brasil de transparência passou de 63,94% em 2024 para 66,60% em 2025. “Isso comprova que os portais de norte a sul do país estão sendo aprimorados e que, de fato, a transparência tem crescido substancialmente”, disse o secretário executivo do PNTP e auditor do TCE-MT, Volmar Junior, que apresentou a novidade.

IV CITC

O Congresso Internacional dos Tribunais de Contas foi realizado entre 2 e 5 de dezembro pela Atricon em parceria com o TCE-SC, IRB, CNPTC, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon). 

Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o Congresso promoveu debates e difundiu conteúdo científico sobre os desafios enfrentados pelo controle externo, com ênfase na responsabilidade fiscal e social, na qualidade da gestão pública e no desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

Comentários Facebook
Propaganda

tce mt

Tribunal de Contas realiza solenidade de entrega dos certificados do MBA em Gestão de Cidades

Publicados

em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promove, a partir das 9h da próxima terça-feira (9), a solenidade de entrega dos certificados do MBA em Gestão de Cidades. O evento será realizado no auditório da Escola Superior de Contas e reunirá conselheiros, membros do Ministério Público de Contas, autoridades convidadas e os 375 alunos que concluíram o curso conforme os critérios definidos pela coordenação acadêmica.

Alinhado à estratégia institucional da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, a pós-graduação teve como objetivo fortalecer a qualificação contínua de servidores e gestores municipais, ampliando a capacidade técnica necessária para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Para a solenidade, foram convidados os alunos que entregaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) até 20 de novembro. Aqueles que se anteciparam, enviando seus trabalhos até 31 de outubro, terão suas produções incorporadas a uma obra coletiva a ser publicada no âmbito do MBA, contribuindo para a disseminação das análises e soluções desenvolvidas ao longo do curso.

Leia mais:  Tribunal de Contas realiza solenidade de entrega dos certificados do MBA em Gestão de Cidades

Com 24 módulos temáticos, transmitidos presencialmente e de forma online ao longo de 2025, o MBA em Gestão de Cidades abordou conteúdos essenciais ao fortalecimento da administração pública municipal, incluindo planejamento urbano, finanças públicas, governança, cidades inteligentes, integridade, inovação e avaliação de políticas públicas.

O curso, coordenado pelo procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, foi realizado em parceria com a Fadisp e reuniu cerca de mil alunos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, técnicos municipais e servidores públicos com nível superior. A carga horária total foi de 360 horas.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana