Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

tce mt

TCE-MT recebe acadêmicos da Fasipe CPA para o projeto TCEstudantil

Publicados

em

Alunos de Direito e Ciências Contábeis conheceram a estrutura e as funções do órgão de controle.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da Escola Superior de Contas, abriu as portas para acadêmicos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis da Faculdade Fasipe CPA para dar continuidade ao projeto TCEstudantil. Por meio de visita guiada e palestras, o órgão aproxima a sociedade, que passa a conhecer a fundo suas funções e a importância dos serviços prestados.

Na ocasião, os estudantes puderam ouvir o auditor público de controle externo do TCE-MT Denisvaldo Mendes. Para ele, essa aproximação é importante porque faz parte da formação de futuros juristas. “A gente apresenta o Tribunal de Contas, mostra o nosso trabalho e informa aos futuros operadores do Direito sobre essa função tão ímpar que é fiscalizar os poderes e os recursos públicos”, explica.

Para ele, é possível perceber de imediato o efeito da visita nos alunos. “Eles saem daqui entusiasmados e acaba sendo mais um espaço possível de trabalho para esse futuro profissional. Eles já saíram daqui perguntando quando terá um próximo concurso para poderem contribuir para a sociedade”, relata Mendes.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Os estudantes puderam ouvir o auditor público de controle externo do TCE-MT Denisvaldo Mendes.
Leia mais:  Tribunal de Contas realiza Pesquisa de Satisfação do Diário Oficial de Contas

Além de conhecerem afundo o TCE-MT, os acadêmicos também passaram a compreender as funções exercidas pelo Ministério Público de Contas (MPC). Para o servidor da assessoria do MPC Teófilo Márcio Arruda Barros, o TCEstudantil é um projeto que amplia horizontes. “Para os estudantes é fantástico porque ajuda a desenvolver uma visão de como o TCE e o MPC agem. Na minha época eu não tive essa oportunidade e acredito que faz muita diferença”, pontuou.

Na reta final da visita, os discentes puderam conhecem o Plenário do TCE-MT, espaço onde as contas de todos os órgãos públicos, autarquias e empresas público-privadas são julgadas pelos conselheiros. Para a aluna de direito Keren Menezes dos Santos, a ação foi de grande valia para o seu conhecimento. “Além da importância do Tribunal, ficamos sabendo de que forma nós como sociedade podemos contribuir coma fiscalização feita pelo TCE. E como estudante, pudemos almejar estar aqui no futuro”, declarou a acadêmica.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Na reta final da visita, os discentes puderam conhecem o Plenário do TCE-MT.
Leia mais:  TCE-MT promove encontro de gestores municipais para a implementação da Reforma Tributária

Já  para a graduanda de Ciências Contábeis Maria Eduarda de Almeida, o encontro foi um catalizador da motivação para seguir com os estudos. “A palestra foi muito intrigante, porque despertou uma curiosidade em nós alunos, além de também um certo interesse e motivação para continuarmos estudando e termos um futuro brilhante e talvez vir trabalhar aqui no tribunal”, disse ela.

Os alunos foram acompanhados pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Fasipe, Daniel de Miranda, que destacou a relevância de proporcionar vivências para além da sala de aula. “Para eles é muito importante ouvir pessoas que já atuam no segmento para criarem uma visão do Tribunal para além dos livros e das notícias. Eles saem com mais estima e confiança para estudar”, mencionou.

O projeto TCEestudantil integra a estratégia institucional da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, para aproximar a sociedade do órgão de controle e incluir futuros juristas no dia a dia da instituição.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

 

Comentários Facebook
Propaganda

tce mt

Encontro no TCE-MT discute estratégias de prevenção ao suicídio na infância e adolescência

Publicados

em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sediará, a partir das 8h do próximo dia 17 de setembro, o VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Com o tema “Promoção da Vida e da Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em parceria com a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT e diversas instituições e tem como objetivo fortalecer a rede de atenção à saúde mental, reduzindo estigmas e fatores de risco.

“Estamos diante de um fenômeno complexo, influenciado por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, que causa impactos profundos tanto no indivíduo quanto na coletividade. Esse cenário reforça a importância do trabalho intersetorial e da mobilização social para enfrentar o problema, que ainda é cercado por estigmas e tabus”, destacou o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

Na ocasião, a Comissão de Saúde do TCE-MT participará de uma mesa de debate sobre “O cuidado em saúde mental infantojuvenil em Mato Grosso: cenário, desafios e propostas”. A programação inclui ainda palestras como “Desmedicalizar as infâncias e adolescências: cuidado integral para a vida” e “Epidemiologia e vigilância das violências autoprovocadas em crianças e adolescentes”, entre outros temas.

Leia mais:  TCE-MT promove encontro de gestores municipais para a implementação da Reforma Tributária

“Esse evento é uma oportunidade de sensibilização da sociedade, mas também de aprendizado, trocas de experiências, análise do cenário de Mato Grosso, construção de ações conjuntas e resolutivas, além de reconhecimento das ações de sucesso”, reforçou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos por suicídio, que já é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Em Mato Grosso, a SES registrou 2.791 notificações por violência autoprovocada entre janeiro de 2024 e junho de 2025, que resultaram em 451 óbitos no período. Desse total, 37 casos foram de adolescentes com idades entre 10 e 19 anos.

O encontro faz parte das ações da campanha Setembro Amarelo e chega à sua oitava edição com foco na construção de estratégias conjuntas. Para tanto, reunirá gestores municipais, profissionais de saúde e educação, estudantes e a comunidade em geral. A carga horária é de oito horas, com certificado de participação mediante ao preenchimento do formulário de presença, que será disponibilizado na data.

Leia mais:  Conselheiro do TCE-MT destaca evolução do Programa Nacional de Transparência Pública durante evento em Curitiba

Também estão envolvidos no encontro a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o Ministério da Saúde, o Tribunal de Justiça (TJMT), o Ministério Público (MPMT), a Defensoria Pública do Estado (DPE-MT), a Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Clique aqui para se inscrever

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana