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TCE-MT amplia presença digital com modernização do portal institucional

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Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, consultor jurídico-geral, Grhegory Maia (esq.), e secretário-executivo da SETI, Reginaldo Hugo dos Santos (dir.).

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, assinou, nesta segunda-feira (3), portaria que garante a modernização do portal da instituição. Com foco na inclusão digital, a medida reforça a presença do órgão na internet e amplia o acesso da sociedade aos serviços e informações do controle externo.

“Além de atender as pessoas com deficiência visual, a acessibilidade faz o Tribunal ser reconhecido pelo maior usuário da internet do mundo: o Google. Se o nosso site não obedece a esses padrões, o Google não enxerga o conteúdo e consequentemente, o usuário também não”, explicou Sérgio Ricardo.

De acordo com a Portaria nº 110/2025, o portal seguirá padrões internacionais de acessibilidade (WCAG 2.1), garantindo compatibilidade com leitores de tela, navegação por teclado, design responsivo e linguagem simples. Assim, todos os cidadãos poderão acessar as informações e serviços digitais do Tribunal com autonomia e clareza.

“Com isso, também garantiremos o conceito da usabilidade. Porque transparência não é apenas publicar dados, é garantir que o cidadão consiga encontrá-los, compreendê-los e usá-los. Então, essa proposta foi pensada para que cada informação tenha sentido e utilidade social”, reforçou o presidente.

Para tanto, a conectividade e o alcance do portal também serão ampliados, o que inclui a possibilidade de compartilhamento direto de qualquer página nas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn e WhatsApp, facilitando a disseminação das informações públicas. O texto ainda autoriza o acesso ao portal a partir de outros países.

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Outra mudança significativa será o atendimento integral do que determina a Lei nº 12.336/2023, de autoria do Deputado Estadual Max Russi, que Institui a Política Estadual de Linguagem Simples e de Direito Visual em Mato Grosso, e que foi regulamentada pelo Decreto nº 1.377/2025.

Transparência e segurança

Todas as alterações reforçam as diretrizes do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que exige divulgação proativa de informações sobre estrutura, despesas, contratos e auditorias. “O portal deixa de ser apenas uma vitrine institucional para ser uma ferramenta de prestação de contas em tempo real”, acrescenta o presidente.

Neste contexto, ganham reforço os serviços ao cidadão também, com destaque para o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), a Ouvidora-geral e a Carta de Serviços ao Usuário. Outra novidade é a implementação de um agente virtual capaz de interagir em linguagem natural e orientar o usuário sobre serviços, consultas e dúvidas frequentes.

Com relação à segurança cibernética, está prevista a autenticação em duas etapas para acessos administrativos, controle de logs e uso obrigatório do protocolo HTTPS em todas as páginas do site. Além disso, o portal apresentará Aviso de Privacidade e Política de Cookies, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

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Gestão integrada

As unidades terão até 31 de março de 2026 para adequar seus conteúdos e sistemas às novas diretrizes. O documento também cria o Comitê Gestor de Conteúdo, presidido pela Secretaria Geral da Presidência, que será responsável por coordenar e padronizar as publicações.

O grupo inclui a Secretaria Geral Controle Externo (Segecex), a Secretaria Geral de Processos e Julgamento, e as secretarias de Planejamento Integração e Coordenação (Seplan), Comunicação Social (Secom), Tecnologia da Informação (SETI), Administração e Gestão de Pessoas, além da Consultoria Jurídica e a Ouvidoria-Geral.

“É uma construção coletiva, supervisionada e com responsabilidade compartilhada. A Secom cuida da linguagem e da imagem, a TI garante segurança e desempenho, o Controle Interno fiscaliza e nós articulamos tudo isso para funcionar como um único sistema”, explica o secretário-geral da presidência, Nilson Bezerra.

 

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Curso sobre relações interpessoais encerra ciclo com fortalecimento do vínculo entre equipes do TCE-MT

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Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
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Entrega dos certificados de conclusão do curso. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) encerrou, nesta segunda-feira (3), o curso “Fortalecimento das Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho”. Voltada à equipe do Serviço de Material da Secretaria Executiva de Administração, a capacitação teve como objetivo aprimorar o clima organizacional por meio da empatia e colaboratividade.

Promovido pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), o curso teve início em julho e garantiu certificado a todos os participantes. A iniciativa faz parte de um programa permanente de valorização e capacitação que alcança servidores efetivos, terceirizados e prestadores de serviço.  

“Esses servidores são parte essencial do Tribunal de Contas e têm um papel fundamental para que o trabalho de todos nós aconteça com qualidade. É importante ressaltar que relações saudáveis no ambiente profissional refletem também na vida pessoal, na comunidade e até na família”, destacou o secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas. 

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Foi o que também reforçou o coordenador do Núcleo de Patrimônio, Rodrigo Teischmann. “Passamos grande parte do tempo convivendo com colegas e servidores, e isso reflete no que somos fora daqui. A capacitação ajudou a melhorar o ambiente de trabalho, a convivência e a vida do servidor como um todo”, afirmou. 

Já a assistente administrativa Júlia Ubiner Borelli ressaltou a leveza e a melhora nas relações cotidianas. “O curso deixou o ambiente mais leve e ajudou muito na convivência do dia a dia. Passamos boa parte do tempo aqui e aprender a lidar com as situações evita conflitos e torna o trabalho mais harmonioso”, disse. 

Para o gerente de Patrimônio, Marcio Soudixon Bruno de Souza, a iniciativa fortaleceu a relação entre os colegas. “Atendemos toda a estrutura do Tribunal e discutir comportamento, convivência e amizade faz toda diferença. Só temos a agradecer à Presidência e a toda a organização por essa oportunidade.” 

Bem-estar coletivo e excelência no atendimento 

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
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capacitação teve como objetivo aprimorar o clima organizacional por meio da empatia e colaboratividade.

Facilitadora do curso, a psicóloga organizacional do NQVT, Samira Hassib Ibrahim Alves, explicou que o objetivo foi promover o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis, empáticas e colaborativas, com foco no bem-estar coletivo, na produtividade e na excelência do atendimento.

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Para tanto, durante os encontros, foram aplicadas dinâmicas de grupo, testes psicológicos e momentos de escuta ativa para avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho. Samira também chamou a atenção para estímulo ao pertencimento e à integração. “Ao longo do curso colocamos a saúde mental e o ser humano como centro do processo. Vimos que muitos desses profissionais não se sentiam como parte da instituição, mas agora já se percebem como parte desse todo.”

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Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

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