Mato Grosso
Sol, calor intenso e pancadas isoladas marcam previsão para Cuiabá e Chapada
Cuiabá e Chapada dos Guimarães se preparam para um final de semana e início de semana com predomínio de sol, temperaturas elevadas e a possibilidade de chuvas passageiras, que podem trazer um breve alívio ao calor, conforme dados do ClimaTempo.
Em Cuiabá, chuva rápida e temperaturas elevadas
Sábado (29): O sábado na capital mato-grossense começa com uma madrugada e manhã já quentes, com termômetros registrando mínima de 25°C. Ao longo do dia, o sol brilhará entre muitas nuvens, empurrando a máxima para os 34°C. Há expectativa de pancadas de chuva rápidas e isoladas, que devem refrescar o ambiente momentaneamente. A noite, no entanto, promete tempo mais estável, apesar da alta nebulosidade.
Domingo (30): O domingo será ainda mais quente em Cuiabá, com a máxima podendo alcançar 35°C. As primeiras horas do dia podem ser marcadas por chuvas mais intensas, que oferecerão uma trégua bem-vinda ao calor. A noite volta a firmar, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.
Segunda-feira (01): O início da semana em Cuiabá manterá a tendência de calor crescente, com picos de 36°C. O céu alternará entre períodos de sol entre muitas nuvens e céu completamente encoberto. A noite permanecerá com nebulosidade considerável, e a temperatura mínima será de 26°C.
Chapada dos Guimarães: mais amena, mas com sol e nuvens
Sábado (29): Em Chapada dos Guimarães, o sábado será de sol predominante, entre muitas nuvens, com temperaturas variando entre 24°C e 32°C. Períodos de céu totalmente nublado são esperados durante o dia.
Domingo (30): A previsão para o domingo na Chapada se mantém similar, mas com um toque ligeiramente mais ameno. A mínima será de 23°C e a máxima de 32°C. O sol fará sua aparição entre nuvens, e o céu estará nublado em diversos momentos do dia.
Segunda-feira (01): O primeiro dia útil da semana na Chapada dos Guimarães manterá a estabilidade climática. Os termômetros devem registrar entre 24°C e 33°C, com sol entre muitas nuvens e períodos de céu encoberto.
Mato Grosso
Mato Grosso registra crescimento de 5,97% no saldo de empregos formais
Mato Grosso apresentou avanço na geração de empregos com carteira assinada nos primeiros dez meses de 2025. Dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o Estado registrou saldo positivo de 56.358 postos de trabalho entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 5,97% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 53.183 novos vínculos formais.
No acumulado de 2025, foram registradas 591.323 admissões e o estoque de empregos formais no Estado chegou a 1.000.359 vínculos, reforçando a expansão do mercado de trabalho mato-grossense ao longo do ano.
O setor de Serviços liderou a geração de vagas no período, com saldo de 20.146 empregos, seguido pela Agropecuária (11.918), Construção (11.489), Indústria (7.619) e Comércio (5.186). O desempenho positivo em todos os grupamentos evidencia a diversificação e a força da economia estadual.
Entre os municípios, Cuiabá aparece com o maior saldo de postos de trabalho formais no período, com 8.967 novas vagas, seguida por Lucas do Rio Verde (3.615), Várzea Grande (3.117), Sinop (3.116) e Rondonópolis (2.768).
Mato Grosso alcançou um novo patamar de destaque no mercado de trabalho em 2025: além de registrar forte crescimento na geração de empregos formais, o Estado também apresentou, no terceiro trimestre, a menor taxa de desemprego do país, com índice de 2,3%, empatado com Santa Catarina. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, esse desempenho reflete o impacto positivo das políticas estaduais de fomento à economia e à inserção no mercado de trabalho.
“Esses números mostram a força do mercado de trabalho em Mato Grosso e o impacto direto das ações que estimulam a geração de empregos, o empreendedorismo e os investimentos em todas as regiões do Estado. Seguimos trabalhando para ampliar oportunidades e garantir que esse crescimento seja cada vez mais sustentável e inclusivo”, destacou.
-
cultura7 dias atrásProjeto Vagalúmens chega a Mato Grosso com oficinas gratuitas de luz e projeção analógica
-
cultura6 dias atrásFestival Educarte reúne talentos estudantis em música, dança, teatro, artes visuais e fanfarras
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásAnderson Torres pede para cumprir pena na PF de Brasília caso condenação seja mantida
-
esportes6 dias atrásChapa “Unidos pelo Avanço do Futebol Mato-grossense” consolida força e amplia apoio na disputa pela presidência da FMF
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásAtaque maciço atinge Kiev com mísseis e drones; Ucrânia e Rússia intensificam bombardeios recíprocos
-
esportes5 dias atrásEncontro entre Pécora e Aron Dresch reforça articulação para eleição da FMF
-
esportes6 dias atrásCruzeiro goleia Corinthians e carimba vaga direta na Libertadores
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásGranizo gigante: Mais de 34 mil afetados no Rio Grande do Sul






