Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

tce mt

Sérgio Ricardo discute soluções conjuntas para encerrar lixões na Baixada Cuiabana

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, debateu medidas que viabilizem o fim dos lixões e a implantação de aterros sanitários regionais em reunião com prefeitos da Baixada Cuiabana, nesta quarta-feira (29). O encontro dá continuidade à série de ações que visam garantir o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Todos os entes finalmente estão falando a mesma linguagem. O papel do Tribunal de Contas foi e continua sendo muito importante. Conseguimos colocar na mesma mesa todas as instituições, prefeitos, a Associação dos Municípios, o Ministério Público, a Defensoria e o Governo do Estado. As coisas estão andando muito bem e teremos, enfim, uma solução”, afirmou.

O conselheiro também destacou a atuação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Os órgãos estaduais estão financiando a aquisição de caminhões compactadores, construindo áreas e estações de transbordo e distribuindo equipamentos para os municípios.

Foi buscando essa interlocução que o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, recorreu ao Tribunal. O objetivo é viabilizar o envio dos resíduos do município para aterros sanitários credenciados. “Hoje temos um lixão a céu aberto e enfrentamos o problema do lixo no entorno do Lago do Manso, que cresce muito. Então, é um momento oportuno para contarmos com o conselheiro na busca por uma solução”, afirmou.

Leia mais:  Especialistas nacionais e internacionais participam do 8º Congresso Internacional de Direito Tributário e Financeiro

Neste contexto, o prefeito de Nobres, José Domingos Fraga, salientou que a atuação do presidente é fundamental, principalmente porque a maioria dos municípios da região tem baixa arrecadação, o que dificulta o cumprimento das metas previstas na legislação. “O presidente Sérgio Ricardo está, mais uma vez, conduzindo uma ação importante para resolver um problema crônico não só da nossa região, mas de todo o Brasil”, pontuou.

Na última semana, o presidente Sérgio Ricardo anunciou a realização de uma mesa técnica para ampliar o debate sobre o tema junto aos 142 municípios de Mato Grosso. “Nenhuma prefeitura, rica ou pobre, pode deixar de dar destinação correta aos resíduos sólidos. Mas o investimento é muito alto e muitas cidades não produzem volume suficiente de lixo que justifique o gasto. A solução é o consórcio”, reforçou.

Histórico de cooperação

 O presidente do TCE-MT vem liderando a discussão junto aos municípios para o cumprimento do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020). Desde 2022, sob sua liderança, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT tem apontado alternativas para que os fiscalizados se organizem e eliminem os lixões dentro do prazo estabelecido pela legislação.

Leia mais:  Contas de Juína e Rondolândia recebem parecer favorável à aprovação

É o caso de Alta Floresta, que, após mediação do Tribunal, sediará um aterro sanitário com capacidade para atender também os municípios de Paranaíta, Nova Bandeirantes, Carlinda, Nova Monte Verde e Apiacás. O mesmo ocorreu em Confresa, na Região do Baixo Araguaia. “É uma lei que está batendo à porta. Então, o Tribunal está à disposição dos prefeitos para ajudá-los”, concluiu o presidente.

 

Comentários Facebook
Propaganda

tce mt

Instituto Memória celebra 72 anos do TCE-MT com documentário, hotsite e homenagem institucional

Publicados

em

Ilustração

O aniversário de 72 anos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) é celebrado com um olhar voltado à história e à identidade da instituição. Para marcar a data, o Instituto Memória (IME) promoveu uma série de ações que resgatam o passado, valorizam o presente e projetam o futuro da instituição.

Entre as iniciativas, destaca-se o lançamento do primeiro documentário da série “Fundadores do Tribunal de Contas de Mato Grosso”, produzido em parceria com a TV Contas. A obra retrata a trajetória do contador e professor Sebastião Oliveira, o Dr. Paraná, um dos idealizadores e primeiros técnicos do Tribunal. 

“Cada documento, cada depoimento e cada registro histórico são parte de uma trajetória construída com trabalho e compromisso público. Celebrar 72 anos é reafirmar nossa identidade e mostrar que o TCE-MT segue evoluindo sem esquecer suas origens”, destaca o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.

Foi o que também ressaltou a secretária do IME, Esther de Mello Menezes. “O material reúne depoimentos, registros históricos e imagens raras que revelam o perfil humano, técnico e visionário desse pioneiro da contabilidade pública, responsável por lançar as bases do TCE-MT na década de 1950.”

Leia mais:  Alisson Alencar lança livro sobre integridade e defesa da concorrência no setor público

Outra novidade é o lançamento do hotsite do Instituto Memória, desenvolvido em parceria com a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI). O portal digital reúne documentos, imagens, objetos catalogados, depoimentos e publicações que narram a trajetória do controle externo desde sua criação. Clique aqui e confira o hotsite.

O hotsite integra o projeto permanente de valorização da memória institucional, alinhado ao Plano Estratégico do TCE-MT. Aberto à pesquisa e à visitação, o ambiente digital também abrigará exposições virtuais, publicações e produções audiovisuais dedicadas à trajetória de conselheiros, servidores e colaboradores.

Encerrando o conjunto de ações, o Instituto Memória, em parceria com a TV Contas e a Secretaria de Comunicação (Secom), promoveu uma homenagem aos 72 anos do TCE-MT, celebrando as conquistas e o legado de gerações que ajudaram a consolidar o Tribunal como referência em transparência, eficiência e cidadania.

“A principal mensagem é que a história do TCE-MT é feita pelo trabalho de servidores, conselheiros e colaboradores que, com ética e dedicação, sustentam os valores da Corte. “O tempo passa, mas os princípios que regem esta Casa permanecem: justiça, ética e serviço ao cidadão”, conclui Esther.

Leia mais:  Especialistas nacionais e internacionais participam do 8º Congresso Internacional de Direito Tributário e Financeiro

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana