lucas do rio verde
Ser Família Habitação concretiza sonho da casa própria para 30 famílias em Lucas do Rio Verde

Na manhã deste sábado (8), a esperança bateu à porta de 30 famílias luverdenses. E, desta vez, não foi um sonho. Foi real e concreto. A entrega das moradias do programa Ser Família Habitação – Faixa Zero – marcou não só o calendário da cidade, mas a história de cada família que agora tem um lugar para chamar de “minha casa”.
O evento, realizado com a presença de autoridades locais e estaduais, foi o ápice de um projeto que uniu forças entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o Governo do Estado de Mato Grosso e a MT Participações e Projetos S.A. (MT PAR). Um compromisso com quem mais precisa, um investimento direto em dignidade, segurança e pertencimento.
“Hoje, entregamos muito mais que casas. Entregamos o direito de viver com dignidade, de sonhar com um futuro melhor para os filhos, de ter um lugar para voltar, de investimento que auxilia as famílias, de empenho e dedicação, nós estamos felizes. Também temos o programa no bairro Jardim Esperança. Não temos dúvidas que essa parceria estadual, federal e municipal daria certo, parabéns ao prefeito Miguel a primeira-dama Janice por juntos realizarmos mais esse sonho, destacou o governador Mauro Mendes.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz reforçou o compromisso do Município com políticas públicas habitacionais. “Este é um programa que transforma vidas. Quando o governo se aproxima da população e escuta suas necessidades, é isso que acontece, o sonho se torna realidade”, afirmou.
“Toda família merece ter o seu teto, é a realização de todos nós, casa é dignidade, e eu to muito feliz de poder fazer parte disso”, enfatizou a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes.
As 30 moradias entregues fazem parte de um projeto que previa a construção de 50 unidades habitacionais em Lucas do Rio Verde, voltadas para famílias em situação de vulnerabilidade social. As outras 20 unidades já foram entregues em julho de 2024.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro também participou da entrega e destacou a importância de cada conquista. “Cada chave entregue hoje é um símbolo de esperança e de recomeço. Ver essas famílias recebendo suas casas é a certeza de que estamos no caminho certo, investindo em pessoas e transformando realidades. Nós somos gratos por todos que se uniram para realizar esses sonhos”, ressaltou.
Para dona Sueli Ferreira da Silva, mãe do Davi de 11 anos, a emoção foi indescritível. “Esperei por esse dia durante anos. Nós que temos menos condições financeiras, precisamos honrar as pessoas que nos dão essas oportunidades e hoje graças ao meu governador e a primeira-dama Virgínia, eu durmo em paz sabendo que meu filho têm um teto seguro, têm um quarto dele, têm um lar de verdade.”
A manhã deste sábado também foi marcada pela visita às obras do Residencial Jardim Esperança, onde 2 mil casas estão sendo construídas em parceria entre o Município, o Governo do Estado e o Governo Federal. O projeto integra o programa municipal Ser Luverdense Habitação, em parceria com o estadual Ser Família Habitação e o federal Minha Casa, Minha Vida, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento social e a construção de uma cidade cada vez mais justa e humana.
“É uma parceria que deu certo, esse auxilia no subsídio do governo federal, estadual e municipal para reduzir essa entrada e facilitar a aquisição e o acesso a moradia digna”, ressaltou Valternir Pereira, ex-deputado federal e representante do Governo Federal.

lucas do rio verde
Lucas do Rio Verde avança em projeto de universalização do saneamento básico

O prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram em Brasília, nesta quinta-feira (16), em uma série de agendas estratégicas em busca de recursos e investimentos para Lucas do Rio Verde. As reuniões ocorreram nos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Cidades, com a participação dos ministros Carlos Fávaro e Jader Barbalho Filho. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Paulo Nunes, também acompanhou os encontros. Entre os principais temas tratados, esteve o projeto de universalização do saneamento básico, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
O prefeito Miguel Vaz destacou a relevância da iniciativa para o futuro do município. “Começamos o dia com uma visita ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA, e tratamos de assuntos importantes de investimentos no município. Destacamos o nosso projeto de saneamento, que está inserido no PAC, e solicitamos o apoio do senador Carlos Fávaro junto ao Ministério das Cidades e ao ministro Jader Barbalho Filho. Essa reunião foi importante e seguimos ao Ministério das Cidades na companhia do ministro Fávaro, que prontamente se dedicou em pedir apoio para aprovação do projeto. O ministro Jader Barbalho foi muito firme na decisão de incluir o projeto na primeira lista de aprovação. Foi um momento muito importante, nosso projeto de saneamento passa a ter um sinal verde do Ministério das Cidades.”
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou a importância das pautas tratadas e a atenção voltada ao município. “Eu considero mais um desses dias tão importantes para Lucas do Rio Verde. Estamos viabilizando a inclusão do município no PAC Seleção para o saneamento básico, com o objetivo de universalizar o serviço. Também avançamos na transformação do campus do IFMT em campus oficial e vou destinar recursos de emendas para que ele se especialize em bioinsumos, fortalecendo essa tecnologia moderna e eficiente. Foram agendas importantes, e tenho certeza que o prefeito Miguel e o vice-prefeito voltaram para casa com ótimas notícias para o povo luverdense.”
O vice-prefeito Joci Piccini destacou o significado do projeto de saneamento e a importância das pautas levadas a Brasília. “Os assuntos abordados em Brasília são prioridades do poder público e do projeto de governo do prefeito Miguel. Essas pautas são de grande interesse da sociedade e há muito tempo vêm sendo demandadas. Foi um dia importante. Lucas cresce acima da média do Estado e do Brasil, e o saneamento precisa acompanhar esse desenvolvimento. O projeto é definitivo para o município, vai mudar a vida de todos os luverdenses e o futuro da nossa cidade. Também tratamos de pautas rurais, e o ministro Carlos Fávaro sempre é muito atencioso. Ele tem orgulho em ajudar Lucas, sua cidade de origem.”
Projeto de universalização do saneamento
O projeto de universalização do esgoto busca ampliar a cobertura da rede com implantação de rede coletora em diversos bairros, além da construção de estações elevatórias e de tratamento. O objetivo é atingir 88% de cobertura com as interferências propostas, consolidando um avanço histórico para a infraestrutura e a qualidade de vida da população.
Investimentos em infraestrutura rural
Outro tema tratado na capital federal foi o PRONER – Programa Nacional de Estradas Rurais, protocolado junto ao MAPA. A proposta prevê a pavimentação das linhas 23 e 21, entre a MT-338 e o Distrito de Groslândia, numa extensão de 27,93 km.
A pavimentação das estradas vicinais é essencial para o desenvolvimento rural, melhorando o escoamento da safra, reduzindo custos logísticos e garantindo mais segurança e conforto à população rural.
Centro de Referência em Bioinsumos
Durante as agendas, também foi confirmado o encaminhamento da criação do 1º Centro de Referência em bioinsumos de Mato Grosso, no IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde. A proposta foi elaborada pela equipe do Instituto Federal sob direção do professor Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro e está alinhada aos programas nacionais de bioinsumos e Solo Vivo, do MAPA. O Centro contará com laboratórios de pesquisa, salas de treinamento, incubadora de empresas e unidade de produção de bioinsumos — fortalecendo a agricultura familiar e o agronegócio sustentável.
Para o prefeito Miguel Vaz, as pautas tratadas representam um passo decisivo no fortalecimento do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. “Foi um dia cheio de pautas e de muito sinal positivo. Aguardamos com expectativa a concretização desses avanços, que vão estruturar ainda mais o município e garantir melhor qualidade de vida para nossa população.”
-
cultura5 dias atrás
Vem aí o Expresso Pantaneiro
-
esportes6 dias atrás
Cuiabá vence o líder Coritiba e encosta no G4 da Série B do Brasileirão
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrás
Projeto do Judiciário “Diálogos com as Juventudes” chega à Escola Militar de Rondonópolis
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrás
Justiça impede cobrança extra em tratamento de criança com paralisia cerebral
-
cultura5 dias atrás
5º Festival Mato-grossense de Choro com grandes nomes nacionais e regionais, apresentações gratuitas
-
Educação5 dias atrás
Seduc reúne diretores de escolas militares e cívico-militares para alinhar ações e orientar sobre o Saeb 2025
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT4 dias atrás
7ª Corrida do Judiciário: confira os percursos das provas de 5 km e 10 km
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Lula encontra Papa Leão XIV no Vaticano