Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA MT

Relatório de Gestão destaca avanços e metas cumpridas em Mato Grosso

Publicados

em

A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa, CFAEO, realizou audiência pública para apresentar o Relatório Anual de Gestão de 2025. O documento avalia o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual do Governo do Estado e integra a prestação de contas do Executivo.

Segundo o relatório, Mato Grosso alcançou 98% das metas dos indicadores estratégicos, executou 91% das ações planejadas e atingiu 97% da execução financeira prevista para o ano. O balanço também aponta avanços em áreas como educação, saúde, infraestrutura, regularização fundiária e digitalização dos serviços públicos.

O presidente da Comissão, deputado Carlos Avallone, destacou que o relatório permite à população acompanhar a execução das políticas públicas e reforçou a importância do trabalho das equipes de planejamento na definição das metas e do orçamento estadual. Ele também defendeu iniciativas como o Orçamento Mulher para ampliar a participação da sociedade nas discussões sobre os recursos públicos.

Durante a audiência, representantes da sociedade civil cobraram esclarecimentos sobre as políticas voltadas às mulheres. A presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, Tânia Regina de Matos, afirmou que o aumento dos casos de feminicídio exige políticas públicas mais eficazes e a criação de indicadores que avaliem o impacto das ações de conscientização nas escolas.

Leia mais:  Entra em vigor lei que cria cadastro estadual de condenados por estupro em Mato Grosso

Representando a Secretaria de Planejamento e Gestão, Sandro Brandão afirmou que o relatório marca a metade do ciclo do Plano Plurianual e demonstra a capacidade do Estado de transformar planejamento em resultados. Entre os destaques, ele apontou os avanços na educação, atribuídos aos investimentos em infraestrutura escolar, qualificação de profissionais e ampliação do acesso à tecnologia.

Confira a matéria da Aline Ferreira no áudio abaixo.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLÍTICA MT

Inscrições para o 2º Prêmio ALMT de Jornalismo serão abertas na próxima terça-feira (30)

Publicados

em

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) abre, na próxima terça-feira (30), as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Jornalismo Troféu Parlamento. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 9 de novembro, no site www.trofeuparlamento.com.br, onde também está disponível o regulamento completo da premiação. Podem participar trabalhos em reportagem em texto, fotojornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e categoria universitária, publicados em veículos de imprensa ou produzidos em instituições de ensino superior sediadas em Mato Grosso.

A iniciativa reconhece profissionais da imprensa e estudantes de Comunicação que produzem reportagens sobre a atuação do Parlamento estadual e seus reflexos na sociedade.

Com o tema “Onde a lei nasce, a cidadania cresce”, o prêmio valoriza produções jornalísticas que destacam o papel da Assembleia Legislativa na construção de leis, na promoção de debates e no fortalecimento da cidadania em Mato Grosso.

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. O primeiro lugar receberá R$ 30 mil e o Troféu Parlamento; o segundo colocado, R$ 20 mil e placa de homenagem; e o terceiro lugar, R$ 10 mil e placa de homenagem.

Leia mais:  Cattani apresenta projeto para impedir benefício exclusivo a egressos do sistema prisional no transporte público

A avaliação dos trabalhos será conduzida por profissionais de comunicação com atuação reconhecida em veículos e instituições de alcance nacional. A comissão julgadora contará com representantes da TV Câmara, da TV Senado, da Rádio Câmara, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), reforçando a credibilidade e a transparência do processo.

Para o secretário adjunto de Comunicação da ALMT, José Marques, a realização de mais uma edição do prêmio reflete o sucesso da iniciativa anterior. Ele destaca que o objetivo é valorizar os profissionais da comunicação e ampliar o reconhecimento às produções jornalísticas que abordam o trabalho do Parlamento.

“O papel da comunicação institucional é fundamental para que o cidadão compreenda e participe dos debates. O prêmio traz novamente à tona esse tema e estimula os profissionais de comunicação a mostrarem à sociedade a importância do trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa”, afirmou.

Na primeira edição do Prêmio ALMT de Jornalismo – Troféu Parlamento, foram inscritos 293 trabalhos, oriundos de 19 municípios mato-grossenses, consolidando a iniciativa como um importante espaço de valorização da produção jornalística no estado.

Leia mais:  Apaes de Mato Grosso ficam isentas da Taxa de Segurança Contra Incêndio

A avaliação dos trabalhos ocorrerá entre 16 de novembro de 2026 e 11 de janeiro de 2027. A cerimônia de premiação está prevista para 28 de janeiro de 2027.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana