Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Prefeitura oferece aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres

Publicados

em

Tenente-coronel Hadassah Suzannah, primeira-dama, Samantha Iris e a instrutora faixa-preta de jiu-jitsu, Polyanna Souza de Araújo

Com o slogan “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, abre inscrições para aulas gratuitas de defesa pessoal voltadas exclusivamente ao público feminino.

As vagas para o curso, que reúne técnicas de autodefesa, fortalecimento físico e emocional, são destinadas a 80 mulheres. As participantes serão divididas em duas turmas, com 40 alunas cada. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h, na 21ª Companhia Independente da Polícia Militar; e às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h, na sede da Secretaria da Mulher.

Interessadas podem se inscrever por meio do formulário online disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9wcHuISLluxwWPa6NvQiqM2ij2LZJW_tQw0rYvks04LJaZQ/viewform. É preciso confirmar a inscrição pelo contato 65 9304-6119, que funciona como WhatsApp. A atividade integra a campanha “Agosto Lilás”, dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.

Tenente-coronel Hadassah Suzannah, primeira-dama, Samantha Iris e a instrutora faixa-preta de jiu-jitsu, Polyanna Souza de Araújo

A iniciativa é fruto de um trabalho conjunto da secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah com a primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris. As aulas serão ministradas pela professora e faixa preta de jiu-jitsu, Polyanna Souza de Araújo. As participantes contarão com um cronograma de defesa pessoal e instruções voltadas à autoconfiança, autoestima e autocuidado com a saúde mental e emocional.

Leia mais:  Guns N’ Roses une gerações e celebra inclusão em show histórico na Arena Pantanal

“Pensamos em algo que, de fato, fortalecesse a mulher. E a luta tem esse papel: trabalha força física, autoestima, saúde e disciplina. Além disso, é um momento só dela, de autocuidado e proteção. A Hadassah abraçou o projeto, e conseguimos implantá-lo em dois pontos estratégicos”, destacou Samantha.

A secretária Hadassah Suzannah reforça que o objetivo vai muito além da técnica de luta: “Queremos que essas mulheres ganhem autonomia, autoestima e segurança. A ideia é que o projeto seja uma porta de entrada para que elas conheçam outros serviços oferecidos pela Secretaria da Mulher. Vamos acolhê-las com ações voltadas à empregabilidade, empreendedorismo e atendimento para casos de violência”.

O tenente-coronel Marcelo Moraes, comandante da 21ª Companhia Independente da PM no Centro Histórico, responsável por ceder o espaço para realização do projeto, enfatizou a importância do apoio institucional. “A Polícia Militar já realiza um trabalho contínuo com a Patrulha Maria da Penha e, agora, está cedendo um espaço totalmente preparado com tatame para receber essas mulheres. Proteger mulheres é fortalecer toda a sociedade”, concluiu.

Leia mais:  Aluna de Cuiabá conquista 2º lugar em MT por produção de música; veja a canção

 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Operação desmantela esquema de alimentos clandestinos e apreende produtos fora da validade 

Publicados

em

Uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, Vigilância Sanitária e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) deflagrou nesta quinta-feira (6) uma operação para combater um sofisticado esquema de manipulação, distribuição e comercialização de produtos alimentícios clandestinos na capital mato-grossense. A ação resultou na apreensão de grande quantidade de alimentos impróprios para consumo e na prisão de uma pessoa.

A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), teve início após uma denúncia anônima alertar sobre estabelecimentos que operavam fora das normas sanitárias, colocando em risco a saúde pública. Segundo as informações, produtos como queijos, salames e presuntos eram vendidos sem procedência lícita.

Durante a operação, quatro depósitos foram vistoriados em diferentes bairros de Cuiabá. No Bairro Jardim Presidente, as equipes localizaram e apreenderam uma vasta quantidade de embutidos e laticínios fora da validade e armazenados de forma irregular. No local, uma pessoa foi detida em flagrante. Nos outros três estabelecimentos, foram aplicadas apenas infrações administrativas.

O delegado Marcelo Menezes, responsável pelo caso, detalhou a gravidade da situação. “As investigações apontam para a existência de manipuladores ilegais, estabelecimentos que fatiam e embalam produtos sem qualquer controle de higiene, utilizando matéria-prima sem procedência confirmada. Inclusive, localizamos em flagrante, em um dos locais, mercadorias fora da validade sendo abertas e reembaladas para o consumidor final”, explicou Menezes.

Leia mais:  Operação desmantela esquema de alimentos clandestinos e apreende produtos fora da validade 

Alerta ao consumidor

Diante do cenário, o delegado Menezes fez um alerta importante à população sobre como identificar produtos irregulares. Ele ressaltou a importância de verificar a presença do Selo de Inspeção Sanitária (SIF, SIE ou SIM) em produtos de origem animal, bem como a identificação completa de origem, que deve incluir fabricante, CNPJ e endereço.

“É fundamental que os consumidores se atentem à ausência do Selo de Inspeção Sanitária”, orientou o delegado. “Além disso, é importante se atentar à falta de identificação de origem, é necessário que nos rótulos sejam informados o fabricante, CNPJ e endereço. O consumidor precisa reparar também em informações essenciais para o rastreio do produto, como o lote e validade, e se os rótulos estão regulares, com tabelas nutricionais ou informações em acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

A operação, segundo o delegado, tem como objetivo central “coibir a prática ilegal, apurar crimes contra as relações de consumo, garantir a segurança alimentar da população e responsabilizar administrativa e criminalmente os envolvidos”, assegurando que a fiscalização continuará sendo uma prioridade para proteger os consumidores mato-grossenses.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana