jauru
Polícia investiga maus-tratos a gado: proprietário confessa dezenas de mortes por fome
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Jauru, investiga o crime de maus-tratos de animais contra bovinos, praticado em duas propriedades rurais, localizadas na Comunidade São Vicente, no município. Nas fazendas alvo da investigação, foi constatada a morte de, pelo menos, uma dezena de cabeças de gado em razão da falta de comida.
O dono das áreas, de 76 anos, foi ouvido nesta segunda-feira (16.09), e confessou que não estava comprando ração para os animais e que não os vendia pelo fato do preço de mercado estar baixo demais.
As investigações iniciaram após os policiais da Delegacia de Jauru receberem denúncias de que em duas propriedades do suspeito o gado estava sem comida e morrendo em razão da escassez de capim e que apesar das condições financeiras, o proprietário não comprava ração para os animais.
Nas propriedades, os policiais da Delegacia de Jauru constataram a veracidade das denúncias, encontrando vários animais mortos por toda área, além de diversas ossadas, animais mortos dentro do córrego, sem qualquer preocupação com o descarte sanitário das carcaças, com risco de contaminação das águas.
Em continuidade às diligências, os investigadores realizaram buscas pelo suspeito, que foi encontrando em outra fazenda de sua propriedade. Questionado, ele confessou que não estava comprando ração para os animais e não vendia o gado pelo fato de estar barato demais. O suspeito é dono de quatro propriedades na região e os crimes de maus-tratos ocorriam em duas delas.
Diante dos fatos, ele foi conduzido à Delegacia de Jauru onde foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de maus-tratos contra animais.
As investigações seguem em andamento para apurar outros possíveis crimes ambientais praticados pelo suspeito em suas propriedades.
jauru
Beatificação de Padre Nazareno deve transformar Jauru em novo destino de peregrinação
O município de Jauru viverá, neste sábado (13.6), um momento histórico para a Igreja Católica e para o turismo religioso de Mato Grosso. A cidade sediará a cerimônia de beatificação do padre Nazareno Lanciotti, missionário italiano que dedicou mais de três décadas à evangelização e ao desenvolvimento social da região. O ato, marcado para as 9 horas no Santuário Imaculado Coração de Maria, será a primeira beatificação realizada em território mato-grossense, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
A expectativa é que o evento reúna milhares de fiéis vindos de diversas regiões do Estado e do país, movimentando a economia local e consolidando Jauru como um importante polo de turismo religioso no Centro-Oeste.
Reconhecido pela Igreja como mártir da fé, o padre Nazareno nasceu em Subiaco, na Itália. Ele chegou ao Brasil em 1972 e se tornou pároco de Jauru, onde permaneceu até sua morte, em fevereiro de 2001. Além da atuação pastoral, ficou conhecido pelo trabalho social desenvolvido junto à comunidade e pela liderança no Movimento Sacerdotal Mariano no Brasil.
A cerimônia será presidida pelo cardeal Marcelo Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, órgão responsável pelos processos de canonização no Vaticano. Também são esperadas autoridades religiosas de diferentes estados brasileiros e representantes da Igreja Católica de outros países.
Além do significado religioso, a beatificação abre caminho para a criação de uma rota permanente de peregrinação no oeste mato-grossense. Entre os locais ligados à trajetória do futuro beato que poderão integrar esse circuito estão a igreja onde ele atuou, o memorial construído em sua homenagem, a casa onde viveu, o seminário e outros espaços relacionados à sua missão em Jauru.
De acordo com o projeto do evento, a expectativa é que a beatificação impulsione o fluxo turístico de forma contínua, atraindo visitantes interessados em conhecer a história do sacerdote e vivenciar experiências de fé. O município também espera reflexos positivos para setores como hotelaria, alimentação, comércio e serviços.
“O turismo religioso é um segmento em expansão, e a beatificação pode posicionar Jauru no roteiro nacional de peregrinações católicas, fortalecendo não apenas a economia local, mas também a identidade cultural e religiosa da região”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman.
-
esportes6 dias atrásSeleção Feminina vence Estados Unidos em amistoso preparatório para o Mundial
-
esportes6 dias atrásEndrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial
-
esportes5 dias atrásAntonelli domina o caos em Mônaco e dispara na liderança do Mundial
-
AGRO & NEGÓCIO3 dias atrásConfinamento avança no Brasil e amplia eficiência da produção de carne bovina
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrásTempo seco no Centro-Oeste, frio no Sul e chuvas no Norte e Nordeste
-
AGRO & NEGÓCIO4 dias atrásExportações de carne de peru crescem 23% e receita mais que dobra em 2026
-
AGRO & NEGÓCIO3 dias atrásExportações do setor batem recorde e reforçam protagonismo mundial
-
esportes3 dias atrásCuiabá vence Ponte Preta fora de casa e sobe na tabela da Série B



