Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

cotidiano

PM frustra três tentativas de furto a banco em Cuiabá e VG

Um homem foi preso e duas malas repletas de ferramentas utilizadas para invadir a agência e explodir cofres e caixas eletrônicos foi apreendida nas ações

Publicados

em


Da Assessoria

Rotam

Rotam

Em menos de 24 horas, a Polícia Militar frustrou três tentativas de furto a banco na região da baixada cuiabana, da manhã de domingo (29.03) até a madrugada desta segunda-feira (30.03). Um homem foi preso e duas malas repletas de ferramentas utilizadas para invadir a agência e explodir cofres e caixas eletrônicos foi apreendida nas ações. 

 

Nesta segunda-feira, por volta das 03h30, policiais do 3º Batalhão da PM averiguaram uma tentativa de furto a banco na Rua Pará, no bairro CPA II. Na checagem, a equipe verificou que um caixa eletrônico já havia sido danificado. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados e fizeram uma varredura em busca de artefatos explosivos no estabelecimento. Outra equipe segue em diligência em busca dos suspeitos.

 

Um pouco antes da ocorrência no bairro CPA II, policiais do Batalhão Rotam foram acionados a dar apoio as equipes do 2º Comando Regional de Várzea Grande, na mesma situação, uma tentativa de furto a banco, desta vez, na Avenida Couto Magalhães. 

 

A polícia cercou o local e prendeu em flagrante um homem de 28 anos que contou que ele e mais dois comparsas iriam explodir os dois cofres da agência, mas ao perceber a chegada dos policiais, fugiram do local. Os policiais encontraram o buraco feito pelos suspeitos para entrar na agência e apreenderam uma maleta que o suposto trio teria abandonado em cima do telhado do banco. Nas malas os policiais encontraram diversas ferramentas como mantas térmicas, esmerilhadeira, martelete, corda, alicates dentre outros objetos.

Da Assessoria

Policiais Militares em frente a uma agência bancária nesta madrugada de segunda - feira (30.03), no CPA II, em Cuiabá

Policiais Militares em frente a uma agência bancária nesta madrugada de segunda – feira (30.03), no CPA II, em Cuiabá 

Outra tentativa de furto a banco foi impedida por policiais do 4ª Companhia Independente da PM, no domingo (29.03). Eles foram acionados para verificar uma situação de incêndio a uma agência bancária localizada na Avenida Fernando Correa, na capital.

 

No local, os policiais constataram que alguns caixas eletrônicos estavam pegando fogo e perceberam um artefato explosivo no chão do estabelecimento. De imediato, os policiais solicitaram apoio de uma equipe do Bope e da Polícia Federal. A PM fez a retirada do artefato explosivo do saguão do banco e equipes seguiram em buscas dos suspeitos.

 

Das três ocorrências registradas nestas últimas, duas delas receberam apoio das equipes do Batalhão Rotam da PM. O comandante da unidade especializada, tenente-coronel Paulo Cesar explica que regiões bancárias e comerciais, por serem muito visadas por criminosos, são monitoradas constantemente para frustrar ações criminosas.

 

Propaganda

cotidiano

INSS libera consignado para beneficiários sem biometria facial mediante validação de dados bancários

Publicados

em

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não possuem biometria facial cadastrada nas bases do governo passam a ter uma alternativa para autorizar a contratação de empréstimo consignado. Com a nova regra, essas pessoas poderão utilizar a validação de dados bancários para acessar o Meu INSS e autorizar operações de crédito consignado. A medida amplia o acesso ao consignado para beneficiários que, até então, não conseguiam realizar a operação por não terem cadastro biométrico disponível nas bases governamentais.

A mudança está prevista na Instrução Normativa PRES/INSS nº 213, de 17 de agosto de 2026, publicada na quinta-feira (20/8). A norma estabelece regras e procedimentos para a contratação de crédito consignado, com desconto diretamente nos benefícios pagos pela Previdência Social.

A validação biométrica continua sendo a primeira opção para autorizar a operação. Ao acessar o sistema, a Dataprev verifica se o beneficiário possui cadastro biométrico disponível nas bases governamentais. Somente quando a biometria não é localizada o sistema libera o login via Gov.br, com validação por dados bancários.

Na prática, a mudança evita que a ausência de biometria impeça o beneficiário de contratar o consignado. A autenticação por dados bancários passa a ser uma alternativa para essas pessoas, mantendo a necessidade de autorização expressa do titular do benefício.

Regras e margem consignável

Para contratar o empréstimo, o benefício precisa estar desbloqueado. Em regra, todo benefício recém-concedido permanece bloqueado para consignado nos primeiros 90 dias. Após esse período, o titular pode solicitar o desbloqueio pelo Meu INSS. A mesma regra de 90 dias deve ser observada em caso de transferência de localidade do benefício e respeitada pelas instituições financeiras.

Com o benefício desbloqueado, os bancos podem consultar a margem disponível. A contratação só é concluída após a autorização expressa do beneficiário pelo aplicativo. Conforme a Medida Provisória nº 1.355/2026, a margem consignável é de até 40% do valor do benefício.

Outra mudança é que a instituição financeira deve enviar ao INSS os documentos e as informações exigidos para a operação, como contrato, documento oficial de identificação com foto, CPF e autorização para o desconto no benefício, realizada por biometria ou login bancário no Gov.br.

O contrato pode ter, no máximo, 108 parcelas mensais e sucessivas. Os bancos também devem enviar os comprovantes de depósito em até sete dias úteis após a contratação. Se as informações não forem encaminhadas dentro do prazo, o INSS interromperá os descontos e reterá o repasse ao banco até a regularização.

Como funciona a portabilidade?

A nova norma também estabelece regras para a transferência do empréstimo de um banco para outro. O segurado solicita a portabilidade à instituição financeira de destino e autoriza o procedimento pelo Meu INSS, por biometria ou, na ausência de cadastro biométrico, por meio da validação de dados bancários. Também é necessário assinar o Termo de Autorização de Portabilidade.

A instituição de origem tem até 20 dias para confirmar a operação. Caso isso não ocorra dentro desse prazo, a portabilidade será cancelada.

Assim, quem não possui biometria cadastrada passa a ter uma alternativa para autorizar operações de crédito consignado pelo Meu INSS, mantendo-se a exigência de autorização expressa do beneficiário.

ASCOM

Beneficiários do INSS sem biometria poderão contratar consignado com validação de dados bancários; veja as regras — Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana