POLÍCIA FEDERAL
PF deflagra operação contra cultivo ilícito de maconha
Juazeiro/BA. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18/8), a Operação Colheita Proibida, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em cultivo ilícito de maconha, bem como beneficiamento, transporte e distribuição interestadual da droga. A ação teve o apoio da CIPE-Caatinga/BA, da CIPE-Sudoeste/BA, do CPR-L/BA, do BEPI/PE, da COPES-Caatinga/AL e da 1ª CIPM Belém do São Francisco.
Foram identificadas duas plantações ilícitas e, posteriormente, erradicadas: uma localizada em Caraúbas/PB, em fevereiro de 2026, e outra em Águas Belas/PE, no mês de maio. Os elementos colhidos indicam, ainda, que a estrutura investigada possui atuação em outros estados do Nordeste e em Minas Gerais.
São cumpridos 13 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão nos estados da Bahia, de Pernambuco e de Alagoas, deferidos pela 1ª Vara Criminal de Juazeiro/BA. Foram deferidos, ainda, o sequestro de cinco imóveis e o bloqueio de até R$ 50 milhões em contas ligadas a 36 pessoas físicas e jurídicas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, financiamento de cultivo ilegal de maconha, tráfico e associação para o trafico de drogas e lavagem de dinheiro.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Telefone: (71) 3319-6002
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate grupo suspeito de lavagem dinheiro, contrabando e descaminho
Jaguarão/RS. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18/8), a Operação Barão da Amizade, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na importação e na comercialização de produtos proibidos no Brasil, bem como o combate a um esquema de contrabando, de descaminho e de lavagem de dinheiro. A ação conta com o apoio da Receita Federal e da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.
Ao todo, são cumpridos 30 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Santa Maria/RS, nas cidades de São Paulo/SP, de Guarulhos/SP, de Bragança Paulista/SP, de Tubarão/SC, de Nova Trento/SC, de Jaguarão/RS, de Belo Horizonte/MG e do Rio de Janeiro/RJ.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de até R$ 37,8 milhões em contas dos investigados, além do sequestro e da indisponibilidade de veículos e de imóveis. Foram impostas, ainda, 65 medidas cautelares diversas da prisão, entre elas monitoração eletrônica, proibição de contato entre os investigados, restrição para ausentar-se da comarca e comparecimento periódico em juízo.
As investigações apontam que o grupo importava ilegalmente, principalmente mediante fronteira com o Uruguai, cosméticos e produtos farmacêuticos cuja importação depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os investigados também seriam responsáveis pela importação ilícita de cigarros eletrônicos por meio da fronteira entre Brasil e Paraguai.
As apurações identificaram a utilização de mecanismos destinados a ocultar e a dissimular a origem dos valores obtidos com as atividades criminosas, caracterizando um esquema de lavagem de dinheiro.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho, lavagem de dinheiro e outros delitos eventualmente apurados no decorrer das investigações.
Comunicação Social da Polícia Federal em Jaguarão
Fone: (53) 3266-9000
Fonte: Polícia Federal
-
esportes7 dias atrásCorinthians encerra negociação e decide não renovar contrato de Memphis Depay
-
esportes6 dias atrásFluminense empata com Independiente Rivadavia e deixa decisão das oitavas em aberto
-
esportes6 dias atrásSão Paulo empata com Bolívar em La Paz e leva decisão das oitavas para o Morumbis
-
tce mt6 dias atrásTribunal de Contas esclarece critérios para doação de materiais de segurança pública por municípios ao Estado
-
esportes5 dias atrásPalmeiras cede empate ao Cerro Porteño no fim e deixa decisão das quartas da Libertadores em aberto
-
esportes5 dias atrásAtlético-MG vence o Bragantino fora de casa e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana
-
tce mt6 dias atrásEm palestra, conselheiro Alisson Alencar diz a estudantes: “Não existe atalho para uma carreira sólida”
-
esportes4 dias atrásSantos vence Macará de virada e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana




