POLÍCIA FEDERAL
PF combate esquema de fraudes contra o INSS
São Luís/MA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6/8), a Operação Procuração Fantasma, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito de praticar fraudes em prejuízo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A investigação identificou indícios de um esquema criminoso voltado ao cadastramento fraudulento de procuradores vinculados a titulares de benefícios assistenciais. Segundo as investigações, o esquema tinha como finalidade manter os benefícios ativos por tempo indeterminado e viabilizar a contratação de empréstimos consignados em nome dos beneficiários. Há indícios de que os titulares dos benefícios eram pessoas fictícias, criadas mediante o uso de identidades falsas.
Levantamento realizado pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) aponta que o prejuízo causado aos cofres públicos pode alcançar cerca de R$ 5,7 milhões.
São cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís/MA, Santa Luzia do Paruá/MA e Zé Doca/MA. Também foram autorizadas pela Justiça medidas cautelares de afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, bem como o arresto de bens para assegurar o ressarcimento dos prejuízos causados.
Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, pelos crimes de estelionato majorado contra entidade de direito público, associação criminosa, falsificação de documento público e uso de documento falso.
Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 3131-5105 / (98) 99128-6428
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate crime de exploração sexual infantojuvenil
Manaus/AM. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6/8), a Operação Amparo, com o objetivo de apurar crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil na internet.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um investigado suspeito de envolvimento com a divulgação e com o armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil. As medidas judiciais foram executadas na residência do investigado.
As investigações tiveram início a partir da análise dos referidos relatórios do National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), no âmbito do chamado Caso Rapina, que apontavam atividade vinculada a contas utilizadas em redes sociais. A análise dos dados identificou indícios da prática criminosa por meio de perfis.
Segundo a apuração, foram identificados indícios de aquisição e de armazenamento de arquivos contendo imagens e vídeos ilícitos, supostamente vinculados ao usuário investigado, em um período que abrange 2018-2026.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção
Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
(92) 3655-1563
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
esportes6 dias atrásNascar Brasil chega a Mato Grosso neste fim de semana com etapa histórica em Cuiabá
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásEuropa supera China e paga até 40% mais pela carne bovina produzida em Mato Grosso
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásBrasil pode colher 333,1 milhões de toneladas de soja e milho na safra 2026/27
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásSorgo pode ocupar 200 mil hectares e ocupar nova fronteira agrícola
-
esportes4 dias atrásPalmeiras goleia o Fortaleza e fica perto das quartas da Copa do Brasil
-
esportes4 dias atrásInternacional vence o Corinthians e abre vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil decide apoiar reeleição de Pivetta e governador classifica resultado como vitória da gestão
-
Mato Grosso7 dias atrásBIOIND MT defende mistura de 32% de etanol na gasolina e destaca impactos ambientais e econômicos




