Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

tce mt

Inteligência artificial continuará como tema na terceira edição do Tricotando sobre Ouvidoria

Publicados

em

Inteligência artificial aplicada em serviços de ouvidoria, esse tema continuará a ser apresentado na terceira edição da atividade online que o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), por meio da sua Ouvidoria-geral e Escola Superior de Contas, realiza trimestralmente voltada à interlocução e capacitação de servidores das ouvidorias públicas municipais e estaduais de Mato Grosso.

O Tricotando será transmitido das 9h às 12h no dia 18 de setembro, pelo Canal do TCE-MT no YouTube, pela plataforma Zoom e pela TV Contas (Canal 30.2). Servidores inscritos pela Escola recebem certificado. O tema dominou a edição passada, no mês de junho.

Desta vez, será apresentada a plataforma de inteligência artificial em desenvolvimento pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI) do TCE-MT, denominada Platão, seguida de um diálogo com exercícios práticos de engenharia de prompt – instrução que se dá a um programa de inteligência artificial que afeta ou determina como aquilo que se especificou é gerado automaticamente.

Os palestrantes convidados serão os servidores do TCE-MT Valteir Teobaldo Santana de Assis, da SETI, e Walter Aguir, da Ouvidoria-geral, que fez a exposição da temática na edição anterior do Tricotando sobre Ouvidoria.

Leia mais:  Tribunal de Contas capacita auditores de controle externo sobre auditoria operacional

A atividade Tricotando sobre Ouvidoria, iniciada em 2023, está inserida no âmbito do Projeto Ouvidoria para todos, em curso desde 2021, que tem por objetivo a orientação, a interlocução, a promoção e a capacitação voltada às Ouvidorias Públicas estaduais e municipais do estado em temas relacionados a Ouvidoria.

O projeto e a atividade contam com apoio institucional da regional da Controladoria Geral da União (CGU) e são realizados à luz da lei 13.460/2017, que dispõe sobre o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos.

Clique aqui para se inscrever.

 

Comentários Facebook
Propaganda

tce mt

Encontro no TCE-MT discute estratégias de prevenção ao suicídio na infância e adolescência

Publicados

em

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sediará, a partir das 8h do próximo dia 17 de setembro, o VIII Encontro Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. Com o tema “Promoção da Vida e da Saúde Mental nas Infâncias e Adolescências”, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em parceria com a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT e diversas instituições e tem como objetivo fortalecer a rede de atenção à saúde mental, reduzindo estigmas e fatores de risco.

“Estamos diante de um fenômeno complexo, influenciado por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, que causa impactos profundos tanto no indivíduo quanto na coletividade. Esse cenário reforça a importância do trabalho intersetorial e da mobilização social para enfrentar o problema, que ainda é cercado por estigmas e tabus”, destacou o presidente da Comissão, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

Na ocasião, a Comissão de Saúde do TCE-MT participará de uma mesa de debate sobre “O cuidado em saúde mental infantojuvenil em Mato Grosso: cenário, desafios e propostas”. A programação inclui ainda palestras como “Desmedicalizar as infâncias e adolescências: cuidado integral para a vida” e “Epidemiologia e vigilância das violências autoprovocadas em crianças e adolescentes”, entre outros temas.

Leia mais:  Senador apresenta PL que fortalece papel mediador dos Tribunais de Contas

“Esse evento é uma oportunidade de sensibilização da sociedade, mas também de aprendizado, trocas de experiências, análise do cenário de Mato Grosso, construção de ações conjuntas e resolutivas, além de reconhecimento das ações de sucesso”, reforçou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem todos os anos por suicídio, que já é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Em Mato Grosso, a SES registrou 2.791 notificações por violência autoprovocada entre janeiro de 2024 e junho de 2025, que resultaram em 451 óbitos no período. Desse total, 37 casos foram de adolescentes com idades entre 10 e 19 anos.

O encontro faz parte das ações da campanha Setembro Amarelo e chega à sua oitava edição com foco na construção de estratégias conjuntas. Para tanto, reunirá gestores municipais, profissionais de saúde e educação, estudantes e a comunidade em geral. A carga horária é de oito horas, com certificado de participação mediante ao preenchimento do formulário de presença, que será disponibilizado na data.

Leia mais:  Com equilíbrio fiscal e superávits, contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação

Também estão envolvidos no encontro a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), o Ministério da Saúde, o Tribunal de Justiça (TJMT), o Ministério Público (MPMT), a Defensoria Pública do Estado (DPE-MT), a Prefeitura de Cuiabá e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Clique aqui para se inscrever

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana