TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
Institucionalizada há 19 anos, Esmagis-MT destaca legado e novos desafios da formação judicial
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso Desembargador João Antônio Neto (Esmagis-MT) celebrou nesta sexta-feira (28) 19 anos de institucionalização com um evento marcado por simbolismos, reflexões e reafirmação do compromisso com a formação judicial.
O encontro reuniu magistrados, representantes de instituições parceiras e especialistas da educação para celebrar quase duas décadas de uma trajetória dedicada à qualificação da magistratura mato-grossense.
Institucionalizada em 29 de novembro de 2006, a Esmagis se consolidou como um espaço fundamental para o desenvolvimento acadêmico, ético e humano dos magistrados e magistradas.
Para o seu diretor-geral, desembargador Márcio Vidal, a data carrega um significado que ultrapassa a comemoração.
“A escola tem uma importância fundamental na vida da instituição. Não dá para ficar, às vezes, com algumas receitas jurídicas, sem poder alcançar com ela a eficiência para a sociedade. Isso requer que nos debrucemos de forma contínua no saber”, destacou o magistrado.
A programação reuniu autoridades, parceiros e convidados em um momento marcado pelo descerramento da nova placa de identificação da Escola, pelo lançamento do site do Centro de Estudos Integrados em Meio Ambiente (Cesima) e pela palestra “A Educação no Século XXI”, ministrada pela professora e historiadora Josevanda Franco, consultora da Unesco para o Ministério da Educação (MEC).
Reconhecimento e memória institucional
Na ocasião, foram homenageados todos os desembargadores que compunham o Tribunal Pleno no dia da institucionalização da Esmagis-MT, que receberam a medalha Comenda Desembargador João Antônio Neto pela relevância na história da Escola. São eles: Mauro José Pereira, Odiles Freitas de Souza, Licínio Carpinelli Stefani, Flávio José Bertin e Shelma Lombardi de Kato. Os desembargadores Ernani Vieira de Souza, Atahide Monteiro da Silva, Carlos Avallone, José Vidal e Onésimo Nunes Rocha receberam homenagens póstumas.
Presente no evento, o desembargador aposentado e ex-presidente do TJMT, Licínio Stefani Carpinelli reforçou o alcance da instituição na formação jurídica.
“É uma alegria muito grande o reconhecimento ao nosso trabalho. A Escola é de uma importância fundamental, pois não ensina somente o básico, mas também o prático e prepara o magistrado para o embate da vida”, externou.
A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos lembra com orgulho que integrou a primeira turma da Escola da Magistratura, em 1985, ainda antes de sua institucionalização. Para ela, celebrar os 19 anos da Esmagis-MT é revisitar uma trajetória construída coletivamente e reconhecer a relevância que a instituição alcançou na formação jurídica.
“Fui aluna da primeira turma da Escola da Magistratura, em 1985. É impossível não recordar tudo o que vivemos naquela época e perceber o quanto a Escola evoluiu desde então. É um momento de celebração e de reconhecimento a todos que contribuíram para que a Esmagis se tornasse a instituição sólida e essencial que é hoje”, celebrou.
Educação, direitos e desafios contemporâneos
Responsável pela palestra do evento, a professora Josevanda Franco (Unesco/MEC) enfatizou o papel da Justiça na garantia dos direitos educacionais.
“O sistema judiciário é uma base fundamental daquilo que chamamos de sistema de garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente. É muito significativo quando o sistema de Justiça chama a educação para discutir assuntos que são pertinentes à sociedade”, ressaltou a educadora.
Em sua fala, ela destacou os desafios da educação no século XXI: a necessidade de reconhecer as subjetividades dos estudantes, investir em professores formados, garantir materiais didáticos adequados e assegurar que “toda criança aprenda e esteja na escola”.
Estiveram presentes também a desembargadora Anglizey Solivan de Oliveira, vice-diretora da Esmagis; o coordenador-geral do Cesima e ouvidor do TJMT, desembargador Rodrigo Roberto Curvo; o coordenador pedagógico da Esmagis, juiz Antônio Veloso Peleja Júnior; a juíza auxiliar da Presidência, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva; e a juíza coordenadora do Cesima, Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT
TJMT aprova lista exclusiva de 14 magistradas para vaga de desembargadora
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deferiu por unanimidade, durante sessão administrativa do Tribunal Pleno, realizada nesta quinta-feira (4), a lista exclusiva de magistradas que concorrem ao cargo de desembargadora do Poder Judiciário, atendendo ao critério de merecimento. As candidaturas foram inscritas no concurso 135/2025.
O presidente José Zuquim Nogueira votou pelo deferimento dos nomes da lista, tendo em vista que as magistradas cumprem os requisitos previstos e integram a primeira quinta parte.
A política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário segue a metodologia de ascensão aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 525/2023.
A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Sebastião de Moraes Filho, que completou 75 anos, idade limite para aposentadoria compulsória dos magistrados do Estado.
Integram a lista:
1 – Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro
2 – Ester Belém Nunes
3 – Eulice Jaqueline da Costa Cherulli
4 – Milene Aparecida Pereira Beltramini
5 – Gleide Bispo Santos
6 – Monica Catarina Perri Siqueira
7 – Amnin Haddadd Campos
8 – Ana Cristina Silva Mendes
9 – Célia Regina Vidotti
10 – Christiane da Costa Marques Neves
11 – Tatiane Colombo
12 – Angela Regina Gama da Silveira Gutierrez Gimenez
13 – Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva
14 – Adriana Sant Anna Conigaham
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásPai é condenado a 30 anos por homicídio bebê em Cuiabá
-
esportes6 dias atrásVasco goleia o Internacional em noite diluviana e se garante na Série A do Brasileirão
-
alta floresta5 dias atrásEquipe de dança de Mato Grosso é destaque em campeonato Latino-americano
-
RETRATOS DO TEMPO4 dias atrásCampo Grande tem cura de menino reconhecida pelo Vaticano para canonização de Carlo Acutis
-
esportes6 dias atrásFlamengo conquista a América pela quarta vez e crava o tetracampeonato da Libertadores em Lima
-
HISTÓRIA4 dias atrásFernando Corrêa da Costa e a Construção do Mato Grosso Moderno
-
esportes6 dias atrásSantos vence o rebaixado Sport, deixa o Z4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
esportes5 dias atrásFortaleza vence Atlético-MG e acende luta contra o rebaixamento no Brasileirão






